Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Grimpeirinho








Fonte:http://www.wikiaves.com.br




 Pode ser confundido com o grimpeiro (Leptasthenura setaria) com o qual pode ser sintópico em matas de araucária, embora ocorra também em matas subtropicais entre 500 e 1100 m de altitude. Nome Científico Seu nome científico significa: do (grego) leptos = fino; e de asthenes = fraco, ralo, quebradiço; e de oura = rabo, cauda (referência à prolongada aguçada e separada plumagem da cauda desta ave); e do (latim) striolata, striolatus, stria = finamente listrado, sulco, lista, estria. ⇒ (Ave) finamente listrada e cauda fina e fraca.

  Características

Aproximadamente 16,0 cm ( Sigrist e Grantsau), e 10,5g. Topete menos pronunciado quando comparado ao Grimpeiro; com todas as partes superiores de coloração pardo-sujas com estrias esbranquiçadas. Voz: nitidamente mais fraca ( mais aguda) e de estrofes mais curtas que as de Leptasthenura setaria, transcrição: “Psi, Psi-psi”, “gs-gs-gs-gs”.

Alimentação

 Essencialmente insetos e outros artrópodos.

  Reprodução

Nidifica em ocos de pau, quer escavados pelo próprio pássaro ( em madeira mole) quer em buracos de pica-paus, ou em cavidades naturais.

  Hábitos 

Não está muito ligado à presença de Araucária, ou está menos que Leptasthenura setaria; é encontrado em matas de Podocarpus ou em árvores baixas outras que coníferas.

Distribuição Geográfica

 Endêmico dos estados do sul do Brasil. Ocorrências registradas no WikiAves


This post first appeared on Pássaros Do Parque Das Araucárias, please read the originial post: here

Share the post

Grimpeirinho

×

Subscribe to Pássaros Do Parque Das Araucárias

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×