Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cuidado, a cinomose pode matar seu cão!


O que é?

Cinomose é uma doença altamente contagiosa, sistêmica (pode atingir vários órgãos) e que frequentemente leva cães filhotes e adultos a morte. Ela é causada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC), da família Paramyxoviridae, que atinge Animais da família Canidae, Mustelidae, Mephitidae e Procyonidae (entre eles cães,furões/ferrets e alguns outros animais silvestres). Ela afeta a todos os cães, é raro que haja algum que não tenha sido exposto ao vírus, exceto no caso de cães que vivem isolados.
Como se pega?
O cachorro pode ser contaminado de diversas formas, independentemente da idade ou raça. Normalmente, a transmissão ocorre entre um Animal doente e outro susceptível através do contato com secreções do nariz e boca do animal.
Canis são ambientes que facilitam a contaminação, pois animais saudáveis não vacinados frequentam os mesmos locais que animais doentes.

Quais são os sintomas?
Os principais sintomas são febre, secreções nasal e ocular, indisposição, perda de apetite, depressão, vômito, diarreia, desidratação.

Tem cura? Tratamento?

Depois que o diagnóstico for confirmado por exame laboratorial, o Tratamento é difícil.
O animal com o vírus tem que ser isolado para ser tratado com antibióticos que auxiliam no combate a infecções.
Quando se trata de filhotes a recuperação é muito difícil, a maioria morre. O tratamento é feito com reposição de líquidos perdidos durante a doença, em local limpo e com temperatura agradável.
Em casos evoluídos da doença o veterinário pode sugerir sacrificar o animal, visto que não é mais possível oferecer tratamento.
Lembre-se de que cachorros que em tratamento podem espalhar o vírus por várias semanas, mesmo os sintomas tenham desaparecido.

Como previnir?

Após 45 dias de vida o pet Deve tomar a primeira dose da vacina. E as demais doses ainda filhote. Anualmente deve-se vaciná-lo novamente. Vale lembrar que o animal deve estar sadio e ser examinado por um profissional antes de ser vacinado.
Pessoas que tiveram um animal com cinomose em casa não devem ter outro por pelo menos 6 meses. Além disso, devem lavar todo o local com água sanitária, para ajudar a diminuir a quantidade de vírus existente. Objetos que foram de um cão doente não deve ser usados por outros.


Cuide do seu pet, vacine-o anualmente!


This post first appeared on Meu Amado Thor, please read the originial post: here

Share the post

Cuidado, a cinomose pode matar seu cão!

×

Subscribe to Meu Amado Thor

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×