Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

FAMÍLIA PINTO EM SOLÂNEA (PB)


A IMENSA FAMILIA PINTO
Recentemente, mais um membro da família Pinto entrou em contato comigo. Tinha dúvidas se realmente era da família e prometi que iria escrever uma postagem explicando tudo.
Não é e nunca foi minha pretensão de compilar todos os membros. Fato que seria quase impossível, considerando o número de descendentes.
Mas, como este ramo ainda tem muitos descendentes, tanto em Solânea como em Bananeiras, achei se trata necessário esclarecer.
Inicialmente, devo esclarecer que não sei quantos irmãos meu quinto avô MANOEL JOSÉ PINTO teve.
Só sei o nome dos 14 filhos
1) Maria FRANCISCA DA CONCEIÇÃO, casada com JOÃO GOMES DOS SANTOS.
2) JOAQUIM JOSÉ PINTO (meu tetravô) casado com INÁCIA FRANCISCA DE JESUS.
3)  MANOEL JOSÉ PINTO, casado ANTONIA MARIA DA CONCEIÇÃO.
4) ANTONIO JOSÉ PINTO. Casado com JOAQUINA MARIA DE LIMA CAVALCANTI em 1870.
5) JOSÉ PINTO DE SOUZA ou JOSÉ PINTO DA SILVA. Casado com JOANA EULANA DO NASCIMENTO.
6) JOÃO SIMPLÍCIO DA SILVA PINTO, casado com LUDOVINA MARIA DA CONCEIÇÃO.
7) ANTONIA MARIA DA CONCEIÇÃO, casada com MANOEL JORGE TEIXEIRA.
8) IGNÁCIO JOÃO PINTO, casado com ALEXANDRINA. Filhos conhecidos FRANCISCO DA SILVA e JOÃO IGNÁCIO DA SILVA.
9) MARIA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO, 17 anos, casada com FRANCISCO SEVERINO DE OLIVEIRA. Filho MANOEL, nascido em 12/11/1864. CLAUDINO JOSÉ DE SOUZA (1871) casado em 14/02/1889 com Felismina Maria da Conceição.
10) CATHARINA MARIA DE JESUS,
11) BERNARDINA. Casada com JOAQUIM ALVES TEIXEIRA (fato que só descobri recentemente).   
12) JOANNA
13) MANOEL
14) ANNA (tenho notícias que se casou Areia/PB)
Esses eram os filhos vivos a época do inventário de Manoel José Pinto (1865) não aparecendo os filhos Joaquina, Virgínio, Francisco e Isabel os quais deviam ser falecidos e dos quais não tenho maiores informações.

Todos esses filhos nasceram em Bananeiras, mas muitos viveram em Moreno (Solânea) a exemplo de Manoel José Pinto, Antônio José Pinto (este foi morar em Solânea a partir de 1870, onde criou todos os seus filhos, inclusive Manoel Simplício da Silva Pinto). Deixou muitos descendentes que ainda hoje moram lá.


Meu trisavô Joaquim José Pinto, nascido por volta de 1818, foi casado com Inácia Maria da Conceição (tinham bisavós em comum), morava no Buraco, localidade de Bananeiras lindeira a Moreno, local onde tinha terras na Aldeia.
Entre um e outro local a distância não chega a 3 Km.
O casal teve muitos filhos, dos quais são conhecidos
1)    ANA FRANCISCA DO SACRAMENTO PINTO, nascida em julho de 1840, casada em 1857, com José Felix de Souza (nascido em 1827). Se fixaram em Moreno.
2)    JOÃO JOSÉ DE SOUZA, nascido em janeiro de 1842 casado com Maximiana Maria da Conceição . Tenho notícias que viveram nos Melões (atual Coronel Ezequiel onde seu pai tinha terras com criação de gado).
3)    FRANCISCO, nascido em junho de 1845. Desconhecidas maiores informações, até se sobreviveu à vida adulta.  
4)    EMYGDIO JOSÉ DE SOUZA PINTO, nascido em 1844, provavelmente em Araruna ou Cacimba de Dentro. Meu trisavô casado com Isabel Francisca de Lima. O casal teve 16 filhos sendo que 6 viveram e morreram em Solânea.
5)    ANTONIO JUSTINO DE SOUZA, nascido em 1845.
6)    LUIZA MARIA DA CONCEIÇÃO (LUIZA PINTO), batizada em 14/01/1849 em Bananeiras. Recebeu o nome da madrinha Luiza Mendes casada com Pedro Rodrigues das Neves.
7)    IGNÁCIO FRANCISCO DE SOUZA, nascido em 1850 em Solânea. Casado com Alexandrina Francisca de Lima, sua prima de segundo grau.
8)    GABRIEL ELPIDIO PINTO DE SOUZA, nascido em 1851

LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO ou LUZIA PINTO, como aparece em alguns documentos, casada com JOSÉ FONTES DE SOUZA por volta de 1866. O casal sempre residiu em Moreno, onde tiveram muitos filhos.  Dentre os quais:
1)    ISABEL MARIA DA CONCEIÇÃO, que faleceu aos 82 anos em 21/02/1963 Solânea, sendo que a época morava na rua Celso Cirne em companhia de um irmão. Era solteira e sem filhos.
2)    MARIA LUIZA D0 ESPÍRITO SANTO OU MARIA FONTES, casada com Luiz Ribeiro dos Santos (seu primo), ambos moradores no Olho Seco de Solânea. Luiz era filho legítimo e Porfíro Ribeiro dos Santos e Maria Joaquina do Espírito Santo, antigos moradores da Aldeia. Tiveram muitos filhos e deixaram descendentes que vivem até hoje em Solânea.
3)    ANGELA DA CONCEIÇÃO, falecida em 14/05/1968 em Bananeiras. Foi casada duas vezes. A primeira com Felinto de Tal e a segunda com José Francisco dos Santos. Não teve filhos. Era muito conhecida em Bananeiras onde residia na Rua Alfredo Guimarães.
4)    JOSÉ FONTES DE SOUZA, casado com Claudia Maria da Conceição, filha de MANOEL OLEGÁRIO DE SOUZA PINTO e de Emília Maria da Conceição. Manoel era filho de Antônio José Pinto (filho de Manoel José Pinto). Ambos residentes em Solânea.
 O número de filhos alcançou o número 9, mas desconheço o nome dos outros já que não pesquisei nos livros de Solânea/Bananeiras.

Não confundir essa LUIZA PINTO com outra de nome LUIZA MARIA PINTO, nascida em 23/02/1919 na Aldeia, filha de MANOEL SIMPLÍCIO DA SILVA PINTO e LEONCIA COSTA, outro filho de Antônio José Pinto, neto de Manoel José Pinto, que viveu em Solânea.
Essa Luiza se casou em 18/04/1952 com Severino Pessoa da Costa, filho de Luiz Pessoa da Costa e Josepha Leopoldina. Ele era viúvo quando se casou com Luiza.
Outra filha de Manoel Simplício da Silva Pinto foi JOANA GOMES PINTO, nascida em 1903 e falecida em 1967 em João Pessoa. Na época, viúva de Manoel Galdino Gomes.com quem se casou em 1917. Seus filhos : Derci, Eliane, Edisio, Darci, Adelcio, Iranir, Nair e Jovenir.

De fato, a família Pinto está há muito tempo em Solânea/PB. No meu tronco tenho documentos que comprovam que já habitavam aquela localidade por volta de 1836. Muitos de seus descendentes vivem lá até hoje. Muitos não sabem que pertencem a família. Outros sabem, mas não conhecem seus ancestrais.   

Essa postagem “encomendada” visa esclarecer o vínculo de parentesco entre alguns membros da família Pinto.
Resta aos descendentes continuarem construindo a arvore genealógica. Colhendo documentos comprobatórios (escrituras, registros de terras, inventários, etc.) que nos ligam ao povoamento da antiga Moreno. Reconstruindo os fatos passados e não permitindo que o nome dos nossos ancestrais seja apagado da história de Solânea.



This post first appeared on GENEALOGIA SERTANEJA, please read the originial post: here

Share the post

FAMÍLIA PINTO EM SOLÂNEA (PB)

×

Subscribe to Genealogia Sertaneja

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×