Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

TERRAS DE MANOEL FRANCO DE OLIVEIRA EM TACIMA/PB -1855

Vez ou outra, no decorrer das pesquisas, nos deparamos com um documento revelador que esclarece muita coisa e acaba por colocar um ponto final em qualquer dúvida.  Hoje, tive o prazer de encontrar um registro importante para o resgate da história da minha família.
Trata-se de um registro de terras feito em 1856, onde os proprietários  declararam que adquiriram as terras na VÁRZEA DA TACIMA de Manoel Franco de Oliveira e sua mulher Ignácia Maria da Conceição, respectivamente pais de JOAQUINA EUSTAQUILINA DE OLIVEIRA e ISABEL FRANCISCA DE LIMA – matriarcas das famílias OLIVEIRA e PINTO de quem descendo (vide postagensno blog).
Cabe ressaltar que, desde 1827  encontrei registros da presença em Araruna de membros da família  que assinavam 'FRANCO DE OLIVEIRA". Todavia, foi com o registro do batizado de Maria, nascida em outubro de 1854, que obtive a prova documental de que MANOEL FRANCO DE OLIVEIRA  e IGNÁCIA MARIA DA CONCEIÇÃO estavam na localidade.
É importante destacar que o casal era membro da família OLIVEIRA LIMA, cujos membros mais notáveis do final do século XVIII foram CUSTÓDIO DE OLIVEIRA LIMA e FRANCISCO DE OLIVEIRA LIMA, proprietários de currais de gado e fazendas na ribeira do Trairi, onde hoje é a cidade de Santa Cruz/RN
Custódio era o pai de LUIZ CUSTÓDIO DE OLIVEIRA LIMA, um dos subscritores do abaixo assinado para a criação da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês em Cuité/PB, em 1801, que abrangia todos os paroquianos da fazenda de "caiçara" da ribeira do trairi e "os demais pela ribeira acima de uma e de outra parte do rio Trairi";
Não é certa a data que MANOEL e IGNÁCIA chegaram a Santa Cruz/RN. Mas, pelo registro teriam vendido as terras antes de junho de 1856. 
Considerando a epidemia de cólera que assolou a Paraíba em 1855/1856, acredito que o casal tenha se mudado para o Rio Grande do Norte no final do ano de 1855. 
Eis o registro, que comprova que MANOEL FRANCO DE OLIVEIRA foi um dos primeiros povoadores de Tacima/PB.
   
imagem: arquivo pessoal

129 – Registro de terras de Araruna
nós abaixo assignados declaramos que somos senhores de huma parte de terras na Data do Riaxo Grande*** (Riachão) no lugar denominado Várzea de Tacima desta Freguezia de Nossa Senhora da Conceição da serra d’araruna, cujas houvemos por compra a MANOEL FRANCO DE OLIVEIRA e sua mulher IGNÁCIA MARIA DA CONCEIÇÃO, como consta dos títulos e deixamos de mencionar seus limites por serem profundos em cumprimento e não estarem divididos. Varzea de Tacima , 26 de junho de 1856. A rogo dos possuidores Antonio Vicente Ferreira e Maria da Conceição Luiz Caetano de Sousa.

OBSERVAÇÃO:
*** Consta que em 1816 Bernadino Gomes Franco, morador em Bananeiras, requeria sesmaria em "terras devolutas em cima da serra da baraúna em lugar chamado Riacho Grande e que contestam com um sítio TACIMA, do padre Davi*" ( apontamentos para a História territorial da Parahyba de Lyra Tavares). 
Bernardino era parente de MANOEL FRANCO DE OLIVEIRA, mas até agora não consegui documentos que comprovem em que grau de parentesco, Mas, o sobrenome FRANCO é mantido por ambos.

Padre Davi era na verdade Padre DAVI MARTINS GOMES DELGADO FREIRE, morador na Serra de São Bento desde 1810 e primo de Bernardino Gomes Franco. 
Padre Davi foi o fundador de TACIMA/PB, mas essa já é outra história.


This post first appeared on GENEALOGIA SERTANEJA, please read the originial post: here

Share the post

TERRAS DE MANOEL FRANCO DE OLIVEIRA EM TACIMA/PB -1855

×

Subscribe to Genealogia Sertaneja

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×