Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Chá de apresentação do bebê: Guia completo!

chá de apresentação do bebê é um momento incrível e que pode despertar muitas emoções nos amigos e nos familiares. Afinal, é neste momento que o bebê é, de fato, apresentado aos conhecidos, para que, assim, um vínculo afetivo comece a ser construído.

Porém, como podemos fazer o planejamento desse tipo de chá de apresentação? O que levar em consideração nessa hora? Neste texto, trouxemos algumas dicas que podem ajudar nesse sentido. Não deixe de conferir e de se inspirar com as nossas ideias!

Veja mais: Chá de Bebê Incrível: Dicas de como preparar um! Confira.

Ambiente decorado para festa infantil. Foto: Canva.

Passo a passo para organizar um chá de apresentação do bebê

Para fazer um chá de apresentação do bebê que seja bem lindo e inesquecível, é óbvio que precisamos de um bom planejamento. Dessa forma, poderemos avaliar o que será incluído na festinha, o que não fará parte do evento, e assim por diante.

A seguir, apresentamos um passo a passo que pode ajudá-lo a atingir esse objetivo. Não deixe de conferir!

1. Planejamento do chá de apresentação do bebê

Como mencionamos acima, o planejamento é um dos principais segredos de um chá de apresentação do bebê bem-sucedido. Por isso, considere fatores como:

  • Planejamento financeiro: Antes de qualquer coisa, estipule um teto de gastos para o seu evento. Quanto você poderá investir na festinha? E ainda, considere dividir esse investimento em blocos. Por exemplo, estipule um gasto para a decoração, outro para as comidinhas, e assim por diante. Desse modo, é possível controlar as finanças da festa com mais eficiência.
  • Criação de lista de convidados: Depois que você já tiver traçado o teto de gastos do seu chá de apresentação do bebê, considere criar a lista de convidados. Dessa maneira, você terá mais clareza na hora de selecionar a quantidade de pessoas, considerando o número de adultos e de crianças, para uma festa mais organizada e sem gastos não previstos. Além disso, lembre-se de fazer esse plano com calma, pensando nas pessoas que realmente são significativas e que a presença delas fará diferença nesse momento especial.
  • Escolha do local: Com os passos anteriores já analisados, é hora de escolher o local onde ocorrerá o chá. Lembrando de selecionar um ambiente cujo espaço seja o suficiente para acomodar a quantidade de convidados de forma confortável, ao mesmo tempo em que não ultrapasse o limite de gasto para essa demanda.
  • Definição de data e horário: Por fim, esse bloco de planejamento será finalizado quando você definir a data e o horário da sua festa. Qual a melhor época do ano para isso? Considere um momento em que o bebê já cresceu um pouquinho e em que a sua família já se adaptou melhor à nova rotina, a fim de que a festa seja menos cansativa e sem expor um bebê muito pequenininho a muitos estímulos. Além disso, considere a estação do ano na qual a festa ocorrerá, pois isso pode influenciar na decoração e na climatização do espaço.

Se você preferir, pode fazer um caderninho ou um bloco de notas para anotar todas as suas decisões com base nos pontos acima. Isso ajuda a visualizar a organização do chá de apresentação do bebê e você tem acesso a informações importantes em um só lugar.

Veja também: Como organizar a mudança com facilidade?

Cantinho decorado para festa. Foto: Canva.

2. Decoração do chá de apresentação do bebê

A decoração do evento é outro passo muito importante que deve ser considerado durante o seu planejamento. Afinal, é a decoração que cria ainda mais charme no ambiente onde estamos, concorda? Para isso, considere refletir sobre fatores como:

  • Tema: Selecione um tema central para decorar o seu chá. Você pode escolher temais mais angelicais e leves, como nuvem, estrelas, etc. No entanto, fica a seu critério selecionar a temática central que pode, inclusive, ter relação com algum personagem específico, por exemplo. Lembre-se de fazer aquela busca na internet, como no Pinterest, a fim de encontrar opções que possam inspirar você.
  • Cores: As cores estão intimamente relacionadas com o tema, mas caso você não escolha um personagem, terá que selecionar a sua própria paleta de cores. Por exemplo, se você decidir que o tema será flores no jardim, lembre-se de selecionar um conjunto de cores harmoniosas para compor toda a decoração. Desse modo, fica mais fácil encontrar itens decorativos e há menos chances de a festinha ficar com cara de “poluição visual”.
  • Itens decorativos: Pesquise por itens decorativos que tenham relação com o tema e também com a sua paleta de cores. Você pode usar tecidos bonitos, arranjos de flores, luzes de natal (o pisca-pisca), entre outras possibilidades. Novamente, o Pinterest pode te ajudar na hora de encontrar alternativas que possam compor o ambiente, tampar “espaços vazios” e deixar todo o evento de chá de apresentação do bebê ainda mais lindo.
  • Fazer a decoração ou contratar uma empresa: Você também pode decidir entre fazer os itens decorativos, como os arranjos de mesa, ou então, contratar uma empresa de decoração para isso. Avalie o que pode ser mais vantajoso para o seu caso.

3. Atividades e jogos para o chá de apresentação do bebê

Para que a sua festa de chá de apresentação do bebê seja realmente divertida, lembre-se de incluir atividades e jogos que possam ajudar na hora de entreter os convidados. Dessa maneira, é possível que todo mundo interaja em conjunto, criando momentos de muita diversão.

Você pode optar por uma série de jogos e atividades. A escolha pode depender muito do clima do momento. Por exemplo, se for no verão, é possível fazer atividades com água, na piscina, etc. Já no inverno, é melhor jogos e brincadeiras em um ambiente mais fechado e quentinho.

Você também pode partir da temática de incluir brincadeiras da sua infância na festa, mas com um verdadeiro passe livre para os adultos se divertirem. Só não se esqueça de investir em jogos e brincadeiras tanto para os pais quanto para as crianças.

Veja algumas ideias legais de brincadeiras:

  • Palavra proibida: Ofereça um colar de miçangas para cada convidado. Sempre que um convidado falar a palavra proibida, ou seja, “bebê”, outro convidado pode “roubar” o seu colar de miçangas. No fim do evento, aquele que tiver juntado mais colares pode ganhar um prêmio.
  • Mensagem para o futuro: Faça um vídeo no qual os convidados deixam uma mensagem para quando o bebê completar determinada idade. Ou então, peça para que eles escrevam uma carta.
  • Quem é esse bebê? Nessa brincadeira, todos os convidados reúnem fotos de quando eram bebês dentro de uma caixa. Depois, o anfitrião vai tirando foto por foto e o grupo precisa descobrir quem é o bebê da foto. Quem acertar mais vezes pode ganhar um presente.
  • Previsões sobre o futuro do bebê: Peça aos convidados para fazerem previsões, como, por exemplo: qual será a primeira palavra do bebê? Em que profissão o bebê vai trabalhar quando crescer?

Leia mais: Brincadeiras com balão para fazer em casa: Diversas ideias!

Decoração para chá de apresentação do bebê. Foto: Canva.

4. Lembrancinhas do evento

As lembrancinhas do evento também não podem ser deixadas de lado. Elas serão um marco para todos os convidados e possivelmente serão uma lembrança para toda a vida. Veja algumas dicas:

  • Faça uma lembrancinha de acordo com o tema: Uma boa pedida é fazer a sua lembrancinha de acordo com a decoração da festa. Dessa maneira, fica mais fácil colocá-la à disposição, sendo que ela servirá de complemento decorativo para diversos ambientes.
  • Prefira algo que seja útil ou decorativo: Na hora de selecionar o item que será a lembrancinha, lembre-se de preferir algo que seja útil ou até mesmo decorativo. O que isso quer dizer? Quer dizer que é interessante evitar uma lembrancinha que seja comestível. Afinal de contas, quando os convidados terminarem de comer a lembrancinha, não terão mais nenhuma recordação do evento de chá de apresentação do bebê, não é mesmo? Por isso, opte por algo útil, como uma necessaire, ou decorativo, como um pequeno arranjo, por exemplo.
  • Faça você mesmo ou contrate uma empresa: Pense bem se você mesmo fará a lembrancinha ou se contratará algum artesão ou empresa. Não se esqueça de consultar o seu teto de gastos para essa decisão.

5. Registros do evento

Registrar os melhores momentos do seu chá de apresentação do bebê é indispensável, concorda? É nesses registros que captamos a alegria do momento e que podemos transformar pequenos instantes em grandes memórias inesquecíveis. Para isso, algumas coisinhas podem ser colocadas em prática na hora de otimizar os registros e criar memórias visuais. Veja só:

  • Contratar um fotógrafo ou fazer por conta própria? Primeiramente, é importante decidir se você deseja contratar um fotógrafo ou fazer por conta própria. Lembrando sempre do seu limite de gastos, para não correr o risco de passar da conta e depois se arrepender. Também lembre-se de pesquisar bem os preços dos fotógrafos, negociando a quantidade de fotos, por exemplo.
  • Configurando uma área para fotos: Mesmo que você opte por ter um fotógrafo na sua festa, não se esqueça da importância de preparar espaços decorativos para as fotos com amigos e familiares. Você pode fazer um fundo com painel, pode colocar pisca-pisca, usar arranjos de flores, entre outras possibilidades. Coloque a mão na massa ou contrate uma empresa de decoração para te ajudar a montar esse espaço. E, ah! Não se esqueça das inspirações on-line que você pode encontrar, por exemplo, no Pinterest.
  • Criação de um álbum digital compartilhado para fotos dos convidados: Que tal criar um álbum on-line para compartilhar com os convidados? Dessa maneira, eles poderão subir as fotos que tiraram durante o evento e você terá acesso a, praticamente, uma infinidade de fotos diferentes e lindas! Você pode fazer um álbum simples, como no Canva, ou mesmo no Google Drive, compartilhando o link com todo mundo e sempre reforçando que você deseja receber todas as fotos. Também vale a pena criar uma hashtag nas redes sociais para marcarem nas fotos do chá de apresentação do bebê.

Leia mais: Fotos de bebê: Ideia de poses e dicas para você!

Bandeirinhas decorativas para festas. Foto: Canva.

6. Escolha da playlist para chá de apresentação do bebê

Na hora de criar um clima mais agradável para a sua festa, não se esqueça de elaborar uma playlist. Se você não quiser, não precisa tocar apenas músicas infantis. Inclusive, pode criar uma playlist colaborativa com os convidados, para que eles incluam músicas legais (mas que sejam próprias para crianças) para o seu bebê “conhecer” durante o evento.

Dessa maneira, o clima da festa pode ficar ainda mais personalizado e considerar os gostos de todos que ali estão. Sem contar que você não terá o trabalho de selecionar dezenas e até centenas de músicas sozinho, não é mesmo?

7. Escolha das comidinhas e bebidas

Por fim, lembre-se de que escolher bem as comidinhas e as bebidas é crucial para um chá de apresentação do bebê bem-sucedido. Para isso, considere fatores como:

  • Você quer comidinhas e bebidas quentes ou frias? Selecione o tipo de cardápio ideal para a sua festa. Se for um dia quente, as comidas e bebidas frias e geladas serão mais interessantes. Já no inverno, tudo que for quentinho será mais convidativo.
  • Você fará comidinhas de porção ou aperitivos? Você quer preparar um estilo buffet ou apenas fingers foods? Pense sobre isso, sempre considerando o quanto você quer gastar. E lembre-se: você não precisa “encher a barriga” dos convidados, como se fosse a última refeição deles.
  • Que tal considerar a participação dos convidados? Caso seja do seu interesse, pode solicitar que os convidados tragam algum prato doce ou salgado, de acordo com a solicitação que for feita no convite. Se você sente que os seus convidados poderiam gostar dessa ideia, sem dúvidas essa pode ser uma boa alternativa. Vale a pena testar, concorda?

Além de considerar os apontamentos que listamos acima, não se esqueça da possibilidade de contratar uma empresa responsável pelo preparo das comidinhas. Mas caso esse tipo de custo não caiba no seu orçamento, e você não quer solicitar que os convidados tragam algum prato, que tal convidar alguns amigos para te ajudarem a preparar as comidas da festa? Acredite, esse momento também poderá ser muito divertido.

Balões decorativos para festa. Foto: Canva.

Esperamos que este guia de como preparar um chá de apresentação do bebê possa te ajudar e te inspirar para fazer uma festa linda e cheia de alegria. Agora é só planejar, colocar a mão na massa e desfrutar de um evento inesquecível!

Veja agora este conteúdo:

  • Decoração para o quarto do bebê: Ideias criativas. Confira!

O post Chá de apresentação do bebê: Guia completo! apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Chá de apresentação do bebê: Guia completo!

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×