Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Veja opções!

Acertar na hora de escolher brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno parece algo muito difícil? Na realidade, nesta fase da vida do bebê, algumas atividades bem simples podem ser colocadas em prática.

Neste texto, reunimos algumas sugestões que podem ajudar você nessa missão de entreter o Pequeno, enquanto se diverte com ele. Acompanhe!

Veja também: Brincadeiras com balão para Fazer em casa: Diversas ideias!

Coelhinho de crochê. Foto: Canva.

Ideias de brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno

Existem muitas brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno que podemos colocar em prática. Além disso, podemos ir testando quais brincadeiras mais chamam a atenção do pequeno, para assim criar momentos ainda mais interessantes e cheios de diversão.

Para te ajudar a dar os primeiros passos nesse tipo de interação, separamos algumas ideias. Veja a listinha:

  1. Use chocalhos;
  2. Faça esconde-esconde com as mãos;
  3. Invista em bolhas de sabão;
  4. Dance com o seu bebê no colo;
  5. Faça pinturas com o bebê;
  6. Brinque com um móbile;
  7. Use brinquedos texturizados.

Agora, vamos explorar cada uma dessas atividades para que você tenha ainda mais inspiração:

1. Uso de chocalhos e instrumentos infantis

Não é novidade para ninguém que o uso de chocalhos é super divertido para os bebês. Os sons emitidos, as cores do brinquedo, a ergonomia que permite que bebês muito pequenos já comecem a segurar, mesmo que sem muita firmeza, esse tipo de objeto… Tudo isso ajuda na hora de criar momentos de diversão e descontração para os bebês.

E é claro que os adultos não precisam ficar de fora desse tipo de interação. Portanto, experimente separar alguns chocalhos diferentes, de tamanhos e cores diversos. Entregue de forma revezada para a criança poder sentir, ouvir os sons e interagir com você. Acredite, é uma diversão e tanto – além de ser muitos estímulos para a mente do pequeno.

Veja também: Brincadeiras para evitar o sedentarismo infantil: Veja ideias!

2. Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Esconde-esconde com as mãos

Quem nunca viu alguém fazendo a clássica brincadeira de esconde-esconde com as mãos enquanto interagia com um bebê? Sem dúvidas, é uma atividade super simples, mas que pode render muita interação e diversão com os pequenos.

Experimente, principalmente, fazer caretas enquanto mostra o rosto, e mudar a careta depois de escondê-lo. Prepare-se para um show de fofura com as risadas que o bebê pode dar nesse tipo de interação!

Se quiser inovar, pode se esconder atrás de uma almofada, atrás de uma pelúcia e assim por diante.

Bebê com carrinho de pelúcia. Foto: Canva.

3. Bolhas de sabão

As bolhas de sabão podem fazer com que o bebê observe atentamente o ambiente à sua volta. Afinal, as bolhinhas flutuando chamam bastante a atenção, concorda?

Porém, para esse tipo de brincadeira com bebê pequeno, é muito importante ter o cuidado de não permitir que as bolhas acabem entrando em contato com os olhinhos, boca ou nariz do bebê, ok? Pois o detergente desse tipo de produto poderia causar algum tipo de irritação na criança.

Portanto, sempre observe, na hora de fazer as bolhas, que elas apenas fiquem flutuando em volta do pequeno, sem entrar em contato dessa maneira. De qualquer modo, ele poderá se encantar com o colorido que as bolinhas formam.

Veja mais: Brincadeiras com dramatização: Quais os benefícios?

4. Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Dançar com o bebê no colo

Se o seu bebê ainda é muito pequenininho, que tal se divertir com ele em um momento de dança? Você pode ligar uma música que ama e que traga boas sensações, como aquelas que você costumava ouvir durante a gestação.

Depois disso, abrace o seu bebê contra o seu peito e comece a dançar e cantar com ele. Por mais pequeno que ele possa ser, esse tipo de momento pode criar muito aconchego e conexão.

Um ponto importante que você deve considerar, nesse caso, é apenas a altura da música: cuidado para não errar no volume e acabar causando danos ao bem-estar do pequeno, combinado?

Móbile no quarto do bebê. Foto: Canva.

5. Pinturas com os pés ou dedinhos

As pinturas com os pés ou dedinhos também não podem faltar dentre as brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno. Você pode carimbar o pé do seu bebê em uma folha em branco, ou até mesmo fazer um quadrinho para decorar o quarto do pequeno, por exemplo.

Já com relação às pinturas feita com os dedinhos das mãos, é possível auxiliar o bebê na hora de deslizar o dedo sobre a tela ou sobre o papel, apenas cuidando para que a criança não leve a mãozinha na boca.

Outro cuidado importante que não pode ser negligenciado é com relação ao tipo de tinta que está sendo usada: nada de colocar uma tinta qualquer na pele do bebê, ok? Certifique-se de usar opções que sejam próprias para as crianças.

Veja mais: Faça você mesma: 35 convites artesanais para chás de bebê e festas infantis!

6. Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Brincadeira com móbile

Os móbiles para bebês podem ajudar a criança a desenvolver os seus sentidos, vendo as cores, acompanhando o movimento com os olhos, enxergando um pouco além no ambiente onde ela está… Tudo isso pode ser ótimo para o desenvolvimento.

Portanto, que tal pendurar um móbile em uma altura próxima do bebê? Se ele puder tocar e sentir os itens do móbile, a diversão pode ser ainda maior.

Apensar cuidado na hora de escolher os itens que serão pendurados: nada de objeto muito pequeno que possa ser engolido, combinado?

Bebê fofo com ursinho de pelúcia. Foto: Canva.

7. Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Brincadeira com objetos texturizados

Os objetos texturizados podem ajudar os bebês a começarem a desenvolver os seus sentidos de forma bastante efetiva. Para isso, você pode entregar ao seu bebê algumas opções de brinquedos com toque mais áspero, mais liso, mais frio, etc.

Vá entregando os brinquedinhos aos poucos, ajudando o bebê a sentir a textura de cada peça. Por exemplo, um brinquedo macio e feito de algodão pode ser passado na bochecha, e um mais áspero pode ser sentido com as pontas dos dedos.

Esse tipo de atividade pode render uma série de reações na criança, que pode acabar fazendo caretas e sons capazes de fazer qualquer adulto rir bastante.

Veja mais: Mitos sobre a fralda de pano: Conheça os principais!

Bebê pequeno brincando. Foto: Canva.

Use apenas brinquedos adequados à faixa etária

Viu só como existem muitas opções de brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno? Porém, uma coisa que sempre devemos ter em mente é que essas brincadeiras devem sempre ser feitas com atenção aos objetos que são usados.

Por exemplo, nada de usar brinquedos que sejam para crianças acima de 5 anos na hora de entreter um bebê, ok? Caso contrário, você poderá estar colocando a criança em risco, por exemplo, de engolir alguma pecinha.

O mesmo vale para opções como as bolhas de sabão e tinta: sempre se certifique de estar usando produtos que não vão agredir a pele do bebê. Caso não encontre uma opção segura, considere investir em outro tipo de produto para brincar com a criança. Afinal, saúde e bem-estar devem sempre vir em primeiro lugar!

O post Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Veja opções! apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Veja opções!

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×