Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como funciona o uso da fralda ecológica? Um guia completo!

Muitas mamães e papais pensam em aderir a um estilo de vida mais sustentável, mas têm dúvidas sobre como funciona o uso da fralda ecológica e como é possível usufruir de vantagens ao utilizá-la. Por isso, a equipe do Mil Dicas de Mãe preparou este conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Acompanhe e veja como essa Fralda pode ser interessante – ou não -, dependendo do seu estilo de vida e expectativas. Vamos lá!

Depois, aproveite para ver o nosso conteúdo sobre Desfraldar o bebê: 10 Dicas para desfraldar sem dificuldades!

Linda bebê posando para a foto. Foto: Canva.

Como funciona o uso da fralda ecológica?

De modo geral, as Fraldas ecológicas funcionam de uma maneira bem simples: basicamente, elas são reutilizáveis, o que significa que você precisará lavá-la depois de a criança usar e sujar. Ao lavar bem a fraldinha, ela poderá ser reutilizada diversas vezes, podendo, inclusive, durar anos, dependendo da forma como ela vem sendo armazenada e higienizada.

Por isso, justamente, que esse tipo de fralda recebe o nome de “ecológica”. Pois pare e pense: se ela não precisa ser descartada logo após o uso, ela impede que haja maior acúmulo de lixo no meio ambiente, concorda? Pois é exatamente isso que acontece. Quando não optamos pela fralda tradicional, estamos reduzindo o volume de lixo produzido no planeta, fomentando, assim, uma prática ecologicamente correta.

Mas, e com relação ao funcionamento em si? O que devemos saber? Existem alguns cuidados e algumas recomendações que devem ser levadas em conta na hora de aderir ao uso das fraldas ecológicas. A seguir, detalhamos para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Continue lendo e entenda!

Como funciona o uso da fralda ecológica: Onde armazenar fralda ecológica suja?

A primeira coisa que os pais costumam se perguntar, quando pensam em como funciona o uso da fralda ecológica, diz respeito à melhor maneira de armazenar a fraldinha suja. Afinal de contas, nem sempre teremos a disponibilidade para logo lavar a fralda, assim que a criança é trocada, correto? Pois bem, nesses casos, é importante armazenar a fralda em baldes com tampa vedada ou em sacos plásticos com fechamento.

O balde serve para armazenar as fraldas em casa, enquanto o saco pode ser usado no dia a dia, quando você estiver fora de casa. Lembrando que no caso do cocô da criança, é importante despejar o excesso no vaso sanitário antes de, simplesmente, armazenar a fraldinha, ok? Assim será mais fácil limpá-la mais tarde.

Outro ponto importante que deve ser considerado é que tanto o baldinho quanto o saquinho para armazenar devem ser bem vedados e fechados. Até porque, se a fralda ficar algumas horas ali, obviamente o mau cheiro começará a aparecer mais intensamente. Logo, se o recipiente onde a fralda está não estiver bem fechado, esse cheiro poderá se propagar por todo o ambiente. Portanto, escolha bem o recipiente.

Leia mais: Como lavar fralda de boca – Receitas caseiras e dicas

Pilha de fralda ecológica. Foto: Canva.

Como fazer a primeira lavagem das fraldas ecológicas?

Até aqui você já pôde ter uma visão geral de como funciona o uso da fralda ecológica, não é mesmo? Mas, e antes de usar a primeira vez? Como podemos limpá-la para que a criança não tenha nenhum tipo de irritação e não haja nenhum vestígio de sujidade na peça nova?

Basicamente, a primeira lavagem deve acontecer na opção de lavagem longa da sua máquina, usando apenas água fria e sabão neutro, como o de coco. Lembre-se de que na hora de lavar as fraldas a primeira vez é importante também retirar o absorvente da fralda e soltá-lo dentro da máquina. Isto é, nada de lavar a fralda inteira, combinado? Você precisa “desmontá-la” para que tudo seja lavado direitinho.

Se a sua máquina tiver a opção de roupas delicadas, use esse ciclo. Dessa forma você terá a certeza de que as pecinhas se manterão íntegras durante a lavagem.

Outro fator que devemos ter em mente é com relação às instruções do próprio fabricante: leia bem a embalagem das fraldas e verifique quais dicas o fabricante dá sobre a primeira lavagem. Afinal, dependendo da marca, pode ser que as orientações sejam um pouco diferentes das que citamos acima. Fique de olho nisso, combinado?

Quanto ao momento da secagem, o sol é um grande aliado das fraldas ecológicas. Isso porque ele ajuda a manter a cor branquinha, mata as bactérias e ajuda a secar totalmente as partes da fralda.

Como funciona o uso da fralda ecológica: Como lavar as fraldas de pano?

Basicamente, a lavagem das fraldas de pano é semelhante ao que acabamos de explicar acima. No entanto, sabemos que existe uma diferença importante: no caso acima, as fraldas não estão sujas de xixi e nem de cocô. Portanto, como agir nesse caso? Veja algumas dicas:

  • Antes de levar as fraldas para lavar, considere remover todo o excesso de cocô, despejando tudo no vaso sanitário.
  • No tanque da lavanderia você também pode passar uma aguinha na fralda, caso haja partes com sujeira muito impregnada.
  • Depois disso, coloque as peças separadas na máquina, ou seja, coloque as capinhas da fralda e também os absorventes, mas um desencaixado do outro.
  • Siga as recomendações normais de lavagem, usando um bom detergente neutro e colocando na lavagem longa e delicada.
  • Depois que as fraldinhas tiverem passado pelas etapas de lavagem, coloque-as no sol para secar. Se não tiver sol, deixe em um ambiente bem ventilado para que a secagem ocorra mais rapidamente.

Importante: Não coloque a “capa” da fralda na secadora quente, nem lave com água quente. Isso poderá danificar a estrutura do material e causar vazamentos mais tarde.

Bebê deitadinho olhando para a câmera. Foto: Canva.

Nunca se esqueça de que além de entender como funciona o uso da fralda ecológica, lendo este nosso artigo, é importante que você sempre considere as recomendações que foram dadas pelo fabricante.

Leia também: Como lavar fralda de pano? Dicas e respostas!

Como funciona o uso da fralda ecológica: Pode centrifugar fralda ecológica?

Na maior parte dos casos, é possível sim fazer a centrifugação da fralda ecológica, sem problema nenhum. Isso porque a maioria das fraldas são bem resistentes e não se danificam com o efeito da centrifugação.

Entretanto, novamente reiteramos que é muito importante que você leia as instruções do fabricante para garantir que as fraldinhas não vão estragar, ok? Pois dependendo da forma como foram fabricadas é possível que, sim, ocorra alguns danos caso você coloque na centrífuga.

Outra coisa que você deve pensar é com relação à secadora: não é recomendado que a capinha da fralda seja posta na secadora quente, e no caso dos absorventes o ideal é usar uma temperatura mais amena, para não correr o risco de estragar a peça.

Importante: Sempre é válido ler a embalagem das fraldas que você comprar, afinal, lá pode explicitar qual a temperatura ideal para a secagem das peças da fraldinha, bem como pode estar escrito se pode ou não secar dessa forma.

Leia também este nosso texto: Atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê: 12 dicas

Como tirar mau cheiro da fralda ecológica?

Sabemos que dependendo da forma como a fralda foi lavada o mau cheiro pode aparecer. Portanto, o que devemos ter em mente é que o sol é um grande aliado na nossa jornada de manter as fraldas limpas. Isso porque ele ajuda a matar as bactérias que podem causar o mau cheiro, deixando as fraldinhas mais limpas.

Além disso, considere adquirir um bom detergente, que seja capaz de remover a maior parte das bactérias e sujeiras presentes na fralda.

Fique atento ao tempo de armazenamento da fralda suja: se você deixar a fralda suja guardada por muito tempo, poderá correr o risco de fazer com que o cheiro fique mais impregnado na fralda. Por conta disso, tente criar uma periodicidade de lavar as fraldas mais frequentemente, evitando esse tempo de pausa.

Por fim, outro cuidado importante para que o mau cheiro não apareça é com relação à lavagem: nada de deixar as peças sujas de molho, ok? Esse molho pode fazer com que as bactérias se proliferem ainda mais e só deve acontecer se o fabricante apontar nas instruções, explicitamente, que o molho é necessário para limpar a peça.

Conjunto de fraldas ecológicas. Foto: Canva.

Considerando esses fatores, há grandes chances de você começar a vencer o mau cheiro presente na fralda.

Leia mais: Benefícios da música para o desenvolvimento infantil

Pode usar pomada com fralda ecológica? Pode usar talco com a fralda ecológica?

Essas duas perguntas têm relação com como funciona o uso da fralda ecológica. Muitos pais se questionam se há a necessidade de continuar usando a pomada anti-assadura e até mesmo o talco para manter tudo sequinho e cheiroso.

No entanto, os fabricantes recomendam que esses tipos de produtos não sejam usados em fraldas de pano. Sabe por quê? Porque podem acabar impregnando no tecido e “estragando” com o tempo, o que causaria a proliferação de bactérias e o acúmulo de sujeira.

Portanto, o que podemos pensar sobre isso é o seguinte: as chances de ter irritação e assadura usando fraldas de pano é muito menor – e há fabricantes que dizem que é impossível isso acontecer. Logo, não haveria necessidade de fazer a aplicação desses produtos.

Leia também este nosso artigo: Como passear com o bebê com segurança? Veja dicas!

Qual a vantagem da fralda ecológica?

Pilha de fraldinhas de pano. Foto: Canva.

Algumas pessoas até compreendem como funciona o uso da fralda ecológica, mas ficam se perguntando: afinal, quais são as reais vantagens? Separamos algumas para que você possa entender melhor e, quem sabe, decidir investir nesse tipo de fralda para o seu filho:

  • Impacto positivo no meio ambiente: Como mencionamos no começo deste artigo, ao optar pelo uso de fraldas ecológicas você acaba reduzindo a produção de lixos não degradáveis. Afinal, as fraldas descartáveis podem levar centenas de anos para se decompor, portanto, se evitarmos acumular esse tipo de lixo, estaremos cuidando com mais carinho do nosso futuro.
  • Economia com as fraldas e nas pomadas: No médio e longo prazo é possível perceber uma economia com relação aos valores pagos nas fraldas. Pois pare e pense: as fraldas descartáveis precisam ser sempre readquiridas, e dependendo da marca e da sensibilidade da pele do bebê, pode ser que você acabe investindo muito dinheiro nisso. Já as fraldas de pano podem ser reutilizadas dezenas de vezes, reduzindo os custos com peças novas. Além disso, por não haver a necessidade de usar pomadas, esse tipo de produto também será economizado.
  • Menos chances de irritação e assaduras: O fato de a fralda de pano não conter aditivos químicos faz com que ela seja menos propensa ao desenvolvimento de assaduras e irritação na pele do bebê. Logo, é uma forma de cuidar do seu neném e de mantê-lo sem aqueles incômodos causados pelas temidas assaduras.
  • Melhor para o bebê transpirar: Quando o bebê estiver transpirando e com calor, a região íntima não ficará abafada ao usar fraldas de pano, diferentemente do que acontece com as fraldas descartáveis. Ao poder transpirar dessa forma, a pele da criança não fica abafada e a proliferação de bactérias não acontece.
  • Mais conforto e bem-estar: A criança pode se sentir muito mais confortável e “livre” com as fraldas de pano. Elas também não causam aquela sensação de aperto na virilha, permitem os movimentos mais livres do corpinho do bebê e possuem uma textura de toque mais suave e macio. Ou seja, um verdadeiro combo de conforto.
  • Menos risco de “ficar sem fralda”: Quantas vezes vemos mamães e papais tendo que sair à noite de casa para comprar fralda porque se esqueceram que estava acabando? Pois é! Com as fraldas de pano isso tende a não acontecer. Claro que caso tudo esteja sujo o problema também aparecerá, mas, com uma rotina de lavagem das peças, as chances de ficar sem fralda tendem a ser menores.

Esperamos que todas essas informações possam ajudá-lo a entender melhor como funciona o uso da fralda ecológica. Agora é o momento de você tomar a sua decisão: será que essa é a melhor alternativa para o seu filho?

Veja também:

  • Como comprar fraldas direto de fábrica – Guia completo!

O post Como funciona o uso da fralda ecológica? Um guia completo! apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Como funciona o uso da fralda ecológica? Um guia completo!

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×