Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como lidar com birras e comportamentos desafiadores?

Sabemos que nem sempre é fácil lidar com birras e comportamentos desafiadores, independentemente de eles acontecerem em casa ou em um ambiente em público. Porém, devemos ter em mente que os adultos da história somos nós, portanto, cabe a nós tentar manter o controle, na medida do possível, para tentar contornar a situação.

Ao longo deste texto, você verá algumas considerações que podem ser úteis para esse objetivo. Não deixe de conferir e, caso queria acrescentar alguma dica que funciona no seu dia a dia, considere comentar abaixo, combinado? Vamos lá!

Depois, veja o nosso conteúdo sobre como lidar com as mudanças nas amizades após a maternidade.

Criança fazendo Birra. Foto: Canva.

Dicas de como lidar com birras e comportamentos desafiadores

Apesar de não haver um manual para lidar com birras e Comportamentos Desafiadores, existem ações que tendem a contribuir para uma melhor interação entre pais e filhos. Além disso, é importante termos a consciência de que cada criança é única e, portanto, devemos buscar compreendê-la enquanto sujeito, para adaptarmos a relação, aprendermos com ela, a ensinarmos, enfim.

Dessa maneira, pouco a pouco a situação pode ser amenizada.

Também lembre-se de um ponto importante: a birra faz parte do desenvolvimento emocional das crianças. Elas ainda não conseguem controlar, com eficiência, o que sentem, por isso, podem “espernear” diante de uma frustração. Ter consciência disso pode ajudar na hora de lidar com o problema.

Afinal, uma criança que faz birra não a faz porque “os pais são ruins”, ela apenas faz porque esse comportamento faz parte do desenvolvimento emocional dos seres humanos.

Portanto, mamãe ou papai, pare de se cobrar tanto para ter uma criança “perfeita” e que “nunca incomoda”, pois as chances de isso existir são nulas. As crianças precisam aprender sobre o mundo e sobre as emoções e, às vezes, essa aprendizagem ocorre por meio da birra.

Tendo isso em mente, sigamos agora para as nossas dicas para lidar com birras e comportamentos desafiadores:

1. Respire fundo e exercite e a paciência

A gente sabe… Quando a criança começa a fazer birra, “bater-se” no chão ou mesmo gritar, a situação parece sair do controle e o estresse aumenta de uma forma drástica. No entanto, novamente frisamos aquilo que comentamos no começo deste artigo: devemos nos recordar de que nós, adultos, já temos um maior equilíbrio emocional e que nós somos, verdadeiramente, os adultos da relação.

Criança gritando enquanto faz birra. Foto: Canva.

Isso quer dizer que não devemos esperar que as crianças, que ainda estão com o cérebro desenvolvendo, saibam exatamente como e quando agir. Por isso, respirar fundo e tentar controlar a sensação de perda de controle é muito importante.

Tente mentalizar que esse tipo de comportamento infantil é esperado, embora não seja desejado. Também tente mentalizar que a situação é passageira, e que se você manter a calma, há mais chances de acalmar a criança.

Afinal, como poderíamos acalmá-la aos berros e com violência? Parece contraditório, não acha? Portanto, respire fundo e tente “segurar a onda”, mesmo que pareça difícil. Procure não enxergar a birra como um comportamento para desafiar você, mas, sim, como um reflexo de que a criança está sentindo uma angústia e uma frustração tão intensa a ponto de agir dessa forma.

Veja também: Comunicação Não-violenta: O que é? Como adotar com os filhos?

2. Procure entender o que pode estar acontecendo

Às vezes, nós, adultos, só queremos impor o nosso desejo sobre a criança, esquecendo-se de que ela também é um ser humano e que também possui vontades, medos, angústias, etc.

Portanto, uma dica muito importante para lidar com birras e comportamentos desafiadores é justamente esta: tente entender o que está acontecendo.

Muitas vezes, os pais associam a birra a um comportamento que tenta, simplesmente, desbancar a autoridade dos pais, mas não é bem assim. Às vezes, esse comportamento pode estar associado a algo muito ruim que a criança está sentindo.

Por exemplo, que tal procurar entender por que a criança está fazendo birra para tomar banho? Será que ela tem medo dos olhos arderem com o shampoo? Será que ela sente que ainda não terminou a brincadeira e acha que o banho fará o dia acabar? Pergunte para ela.

Quem sabe, você descobre o motivo por trás da birra e pode ajudá-la a entender como lidar com isso.

Criança fazendo birra enquanto segura as pernas do pai. Foto: Canva.

3. Como lidar com birras e comportamentos desafiadores: Use a comunicação direta

Um erro muito comum, cometido pelos adultos, é o de acreditar que a criança vai entender o que ela deve fazer sem que isso seja dito de forma clara. Lembre-se: as crianças não têm a mesma maturidade emocional e até mesmo social que nós. Se você não disser que é importante ela parar de jogar os brinquedos, a frase “comporte-se” não será nada para ela.

Portanto, tente experimentar uma linguagem mais direta, mas sem violência, claro. Explique o que você espera que a criança faça e, se possível, explique a importância disso.

Por exemplo, se você estiverem na sala de espera em um consultório médico, fale que jogar brinquedos pode fazer com que outras crianças como o seu filho fiquem mal por conta do barulho e que é importante não fazer isso. Ou então, diga que esse comportamento pode fazer o brinquedo quebrar.

Enfim! Ajude a criança a entender por que determinados comportamentos são realmente ruins e devem ser barrados.

Veja também: 5 motivos pelos quais as crianças destroem os seus brinquedos

4. Faça a criança participar de determinadas escolhas

Às vezes, as crianças fazem birra porque sentem que não podem escolher e nem participar de nada. É o caso de ela “espernear” porque quer usar determinada roupa para ir à escola, mas os pais nunca deixam.

Devemos ter em mente que as crianças precisam de uma certa autonomia, sempre alinhada à faixa etária, para se tornarem adultos mais autônomos e que sabem tomar decisões mais tarde.

Sendo assim, ao invés de querer impor tudo o tempo todo, que tal perguntar ao seu filho o que ele deseja? Por exemplo, mostre algumas camisas para que ele escolha a que ele deseja usar para ir à escola.

Assim, ele sente que a opinião dele é importante e pode se sentir mais valorizado e autônomo.

Criança fazendo birra se jogando no chão em um local público. Foto: Canva.

5. Ofereça uma rotina saudável para a criança

A rotina que você tem oferecido ao seu filho tem sido equilibrada? Ou será que ele está se sentindo perdido no dia a dia, e nem sabe o que acontece em cada momento?

Se a situação na sua casa é a segunda, fique atento! A falta de rotina pode ser bem estressante e difícil para as crianças. Por isso, é importante estabelecer uma certa organização para que ela se sinta mais tranquila e confortável.

Esse conforto auxilia no equilíbrio emocional e pode, inclusive, combater os problemas com birras.

Veja também: O que acontece se a criança não tiver rotina?

6. Como lidar com birras e comportamentos desafiadores: Elogie os bons comportamentos

Não adianta apenas dar atenção às birras, brigando e castigando o seu filho, se os comportamentos positivos nunca são levados em conta.

Pois pare e pense: se a criança se dá conta de que só receberá a sua atenção se ela se “comportar mal”, por que ela irá se comportar bem? Pois é…

Sabemos que os comportamentos positivos não devem ser colocados em prática apenas porque esperamos algo bom em troca, mas devemos ter em mente que a criança ainda não tem essa formação moral e ética. Ela precisa, muitas vezes, de reforços para compreender que os comportamentos bons são, de fato, bons.

Por isso, elogie quando o seu filho lidar bem com uma negativa, ou quando ele cumprir as tarefas dele sem ficar querendo “bater de frente”.

Além disso, dê atenção à criança em diferentes momentos do dia, não apenas quando ela se comporta bem ou mal. Isso faz diferença.

7. Seja consistente nas regras estabelecidas

Você dá regras consistentes para o seu filho? Ou fica mudando de ideia? Pense um pouco sobre isso…

Às vezes, os pais dizem que deixarão a criança algumas horas sem internet ou celular se ela se “comportar mal”. Porém, a criança se comporta mal e, mais tarde, os pais ficam com pena e acabam voltando atrás na consequência.

Embora a criança possa pedir desculpas pelo comportamento ruim, é importante manter a consistência nas suas regras. Você até pode dizer que aceita a desculpa e que entende que ela se arrependeu, mas deve deixar claro que as nossas ações têm consequências.

Dessa maneira, você poderá ensinar ao pequeno os valores necessários que farão a diferença nas escolhas que ele fará no futuro.

Veja mais: Como aumentar a imunidade das crianças no inverno? Veja várias dicas!

Criança fazendo birra enquanto se joga no chão. Foto: Canva.

8. Como lidar com birras e comportamentos desafiadores: Ajude a criança a refletir sobre soluções

Quando a criança estiver em uma “crise de birra”, tente ajudá-la a pensar em soluções para o que está sentindo e vivendo.

Por exemplo, se ela está chateada porque não pode mais continuar brincando e é hora de entrar em casa, tente ajudá-la a pensar em alternativas. Alguns exemplos poderiam ser: amanhã você voltará a brincar; podemos brincar de outra coisa dentro de casa depois do banho; o que você acha de pensarmos em uma nova ideia de brincadeira para amanhã?

Esses são apenas alguns exemplos, ok? Lembre-se de adaptar a fala de acordo com a situação vivida e as características da criança.

9. Acolha as emoções da criança e dê um tempo para ela

A criança pode estar fazendo birra e demonstrando determinados comportamentos por, simplesmente, não conseguir lidar com o que está sentindo.

Para que possamos entender isso um pouco melhor, imagine uma situação na qual você sentiu que perdeu o controle das suas emoções… É algo bem difícil de lidar, não é mesmo?

Agora, imagine essa perda de controle em um nível ainda mais intenso. Normalmente, é essa intensidade que as crianças vivem, por ainda não terem o cérebro emocionalmente desenvolvido.

Portanto, considere acolher a emoção da criança. Dê um tempo para que ela chore e mostre que você está ali para ajudá-la a lidar com a situação difícil. Se a criança permitir, abrace-a, dê carinho, mostre apoio.

Isso pode ajudá-la a se acalmar e a ver a situação sob novas perspectivas.

Veja mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

Criança se contorcendo na cama por conta da birra. Foto: Canva.

10. Mudar o foco para outras perspectivas

Por fim, uma das formas de lidar com birras e comportamentos desafiadores é buscando mudar o foco da criança. Que tal conversar sobre outro assunto? Apresentar um novo estímulo?

Dependendo do motivo da birra, isso pode ajudar a criança a se distrair do foco do problema, abrindo a mente para outras ideias que a acalmem e distraiam.

Porém, é válido destacarmos que isso nem sempre funcionará, mas é interessante testarmos, dependendo da situação.

Se a birra for intensa, considere buscar auxílio

É importante destacarmos que embora existam dicas de como lidar com birras e comportamentos desafiadores, devemos ter em mente que, em algumas situações, é válido buscar o auxílio de um psicólogo infantil.

Desse modo, é possível avaliar a situação mais a fundo, além de buscar orientações que sejam mais personalizadas para o seu caso.

Esperamos ter auxiliado de alguma maneira. Boa sorte!

Veja agora: Pré-natal psicológico: O que é? Quais as vantagens?

O post Como lidar com birras e comportamentos desafiadores? apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Como lidar com birras e comportamentos desafiadores?

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×