Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como aumentar a imunidade das crianças no inverno? Veja várias dicas!

Aumentar a imunidade das crianças no inverno pode parecer um grande desafio para muitos pais. Afinal, quais comportamentos e hábitos podem contribuir para esse objetivo?

Embora algumas pessoas acreditem que apenas os suplementos de vitamina C sejam o suficientes, a verdade é que não é  bem assim que funciona. A imunidade não se associa apenas com o que consumimos, mas, sim, tem relação com outros hábitos diferentes.

A seguir, você compreenderá alguns dos fatores que podem contribuir para uma imunidade mais sadia e equilibrada. Saiba mais lendo até o fim!

Depois, veja o nosso conteúdo sobre O que é a dor de crescimento em crianças?

Menina feliz enrolada no cobertor. Foto: Canva.

Como aumentar a imunidade das crianças no inverno?

Existem estratégias que podem ser consideradas relativamente simples quando pensamos em como aumentar a Imunidade Das crianças no inverno. No entanto, o que devemos ter em mente é que não existe algo “mágico” ou alguma “receitinha caseira milagrosa” que pode fazer o seu filho ficar tão forte quanto um robozinho.

Além disso, lembre-se de que o fortalecimento da imunidade é algo contínuo, e não pontual. Isto é, não basta preparar uma sopa de legumes hoje e acreditar que, ao comer isso, a criança ficará forte o mês todo. Nosso corpo não funciona dessa forma.

Ele precisa dos subsídios necessários todos os dias, que incluem bom sono, exercícios físicos, alimentação saudável, dentre outros fatores. A seguir, detalhamos melhor esses pontos, para que você analise quais estão incluídos na rotina da criançada e, caso encontre alguns que não estão, talvez seja o momento de colocar em prática algo novo e benéfico, concorda? Vamos adiante:

1. Ofereça uma alimentação equilibrada e rica em frutas e verduras

As frutas, verduras e legumes, de forma geral, possuem uma série de propriedades capazes de aumentar a imunidade das crianças no inverno. Isso porque esses alimentos contém:

  • Antioxidantes: Os antioxidantes expulsam os radicais livres do nosso organismo, protegendo as nossas células e deixando o corpo, digamos, menos “intoxicado”.
  • Anti-inflamatórios: Muitas verduras, frutas e legumes são ricos em propriedades anti-inflamatórias, que fortalecem o sistema imunológico como um todo.
  • Vitamina C: A vitamina C é muito conhecida por fortalecer o sistema imunológico, e as frutas, verduras e legumes são fontes riquíssimas dessa vitamina.
  • Fibras: As fibras ajudam o nosso intestino a funcionar melhor, fazendo com que este absorva mais os nutrientes e vitaminas importantes.

Viu só como essa classe de alimentos pode fazer toda a diferença na hora de aumentar a imunidade das crianças no inverno? Caso o seu filho não goste de comer salada, veja este nosso conteúdo sobre o assunto: Criança que não come salada: Como lidar com esse comportamento?

Mãe e filho em uma paisagem linda. Foto: Canva.

2. Como aumentar a imunidade das crianças no inverno: Ofereça bebidas ricas em vitamina C

Como vimos logo acima, a vitamina C é uma grande aliada no fortalecimento do nosso sistema imunológico. Sendo assim, oferecer bebidas ricas dessa vitamina pode ser uma excelente forma de aumentar a imunidade das crianças no inverno.

Você pode preparar diferentes sucos de frutas, chás, dentre outras possibilidades que o seu filho adora, para assim estimular o corpinho do pequeno. Apenas um adendo: nada de encher as bebidas de açúcar, ok? Lembre-se de preparar sucos e bebidas mais naturais, que não causem efeitos rebotes no sistema imunológico e no corpo como um todo.

3. Permita que a criança entre em contato com a luz do sol

A luz do sol auxilia na absorção da vitamina D, sendo esta importantíssima para a saúde de qualquer pessoa. Portanto, que tal reservar momentos do dia para o seu filho ser exposto ao sol enquanto brinca, lê um livro no quintal, e assim por diante?

Lembre-se apenas de usar o protetor solar na criança, para que ela não queime a pele e nem fique exposta aos agentes nocivos, como os radicais livres.

Afinal, sabemos que algumas pessoas acreditam no mito de que o protetor solar atrapalha a absorção de vitamina, mas isso é uma inverdade! O protetor é indispensável e deve ser usado sempre que a criança estiver exposta aos raios solares. Assim ela fortalece a imunidade e não prejudica a saúde.

Veja mais: Bebê está pronto para a Introdução Alimentar

Médica examinando a menina. Foto: Canva.

4. Como aumentar a imunidade das crianças no inverno: Forneça subsídios para uma vida ativa

Os exercícios físicos também são indispensáveis quando pensamos em aumentar a imunidade das crianças no inverno. Mover o corpo auxilia na circulação sanguínea, fortalece o coração e o sistema respiratório, contribui para um sono de qualidade, ativa o corpo todo, desenvolve a cognição e melhora a saúde mental, enfim! É um verdadeiro combo de benefícios!

Por isso, investir em uma rotina mais ativa para o seu pequeno é de suma importância. Se porventura ele não tiver espaço para brincar em casa, que tal levá-lo a algum parquinho perto de casa? Ou então, que tal brincar de passear de bicicleta com ele? Sem dúvidas, a criança vai amar essas atividades e, ao mesmo tempo, estará cuidando da própria saúde.

5. Cuide da qualidade do sono do seu filho

O sono tem o poder de regular a nossa memória, atenção, humor, apetite, etc. Além disso, ele também contribui para um sistema imunológico muito mais forte e saudável. Por isso, comece a avaliar: será que o seu filho tem dormido a quantidade ideal de horas? Será que ele tem descansado bem?

Às vezes, a criança pode ter dificuldades para pegar no sono, ou até mesmo sofrer com a chamada insônia infantil. Nesses casos, além de ela se sentir mais cansada e sem energia, o corpo também pode responder a essa situação com uma queda na imunidade.

Portanto, comece a avaliar se o seu filho realmente está descansando, se ele tem acordado muito à noite, se tem pesadelos, etc. Caso detecte alterações significativas no sono, considere buscar auxílio profissional para lidar com esse tipo de situação, ok?

Veja mais: Insônia durante a gestação: dicas (que funcionam!) para a grávida dormir melhor

Criança com muitos casacos em um lugar frio. Foto: Canva.

6. Como aumentar a imunidade das crianças no inverno: Fique atento às questões emocionais da criança

As nossas emoções não estão separadas do nosso corpo. Elas agem junto com o corpo. Isso quer dizer que o que sentimos impacta o sistema imunológico, a saúde do coração, enfim. E com as crianças não é diferente, sabia disso?

As emoções dos pequenos também pode atrapalhar ou aumentar a imunidade das crianças no inverno. Se o seu filho está passando por problemas na escola e tem ficado muito triste com frequência, pode ser que isso resulte em uma queda nas defesas do corpo.

Por mais que para nós, adultos, os “problemas” das crianças pareçam pequenos, lembre-se de que elas não têm a mesma maturidade emocional e mental que nós. Logo, o que elas sentem e percebem das situações pode ser bem intenso, igual quando nós sentimos medo de algo importante em nossas vidas.

Portanto, respeitar isso, sem diminuir a dor e as angústias dos pequenos, e oferecer ambientes de acolhimento e apoio emocional é crucial para proteger a saúde da criança como um todo.

Se você percebe que o seu filho está sofrendo muito emocionalmente, independentemente do motivo, considere buscar ajuda profissional, de um psicólogo infantil, ok?

7. Deixe os ambientes sempre bem arejados

Embora isso possa não ser visto como algo direto na hora de aumentar a imunidade das crianças no inverno, ainda assim tem um peso muito grande no mantimento da saúde dos pequenos.

Manter os ambientes, seja em casa ou em outros espaços, sempre bem arejados, é muito importante. Desse modo, possíveis vírus e bactérias não ficam “presos” e alojados nos ambientes, como aconteceria se permanecessem fechados.

Se houver pessoas com sintomas em espaços diversos, considere o uso de máscaras, além de sempre priorizar ambientes mais abertos, combinado? Desse modo, você evita que a criança fique exposta a vírus desnecessários, digamos assim.

Veja mais: Parto normal ou cesariana? Confira as vantagens e desvantagens

Mãe dando beijo no seu filho. Foto: Canva.

8. Como aumentar a imunidade das crianças no inverno: Mantenha a vacinação em dia

Como vimos até aqui, não existe método mágico para aumentar a imunidade das crianças no inverno. O que existem são estratégias de cuidados com a saúde e com a rotina dos pequenos de modo geral. Dentre esses cuidados, não podemos deixar a vacinação de fora.

Ela é muito importante para que o corpinho das crianças “aprenda” a lidar com determinados vírus que possam acometer a saúde dos pequenos. Assim, eles se fortalecem e se preparam para uma possível contaminação, ficando mais fortes e saudáveis.

As chances de contrair determinadas doenças diminui por conta disso. Portanto, analise se a caderneta de vacinação da criança está em dia ou não.

9. Cuidado com a sobrecarga de atividades

Pode parecer algo bobo de se pensar – muitos adultos enxergam esse tema dessa forma -, mas a verdade é que as crianças também podem sofrer com a sobrecarga de atividades.

Se os seus filhos, além de irem para escola, têm muitos outros compromissos com atividades extracurriculares, cuidado! Pode ser que você esteja oferecendo a ele uma atmosfera muito sobrecarregada, que gera estresse, ansiedade, insatisfação emocional, e assim por diante.

Dessa maneira, comece a avaliar: será que o seu filho tem momentos para brincar ao ar livre? Ele tem momentos para, simplesmente, não ter que fazer nada? Ou está sempre cumprindo alguma demanda, alguma tarefa ou algo “importante” que o deixe sempre ansioso?

Cuidado com o excesso. Embora possa parecer interessante colocar a criança na aula de inglês, alemão, francês, ballet e natação, tudo isso demanda energia física e mental do pequeno, o que pode causar prejuízos no médio e longo prazo, além de atrapalhar o sistema imunológico.

Veja mais: Viajar com um bebê: dicas para tornar as viagens mais tranquilas!

Criança com casaco e touquinha de inverno. Foto: Canva.

10. Como aumentar a imunidade das crianças no inverno: Incentive o contato com a natureza

O contato com a natureza é mais uma peça-chave na hora de aumentar a imunidade das crianças no inverno. Sabe por quê? Porque esse contato faz com que a criança esteja sempre tocando diferentes superfícies, como plantinhas, pedrinhas, areias. Em todos esses ambientes, existe uma infinidade de microorganismos, que podem ajudar a fortalecer o corpinho dos pequenos.

Precisamos expor o nosso corpo a esses agentes, de forma equilibrada e saudável, para que haja uma interação que fortaleça os microorganismos benéficos que temos em nosso corpo. Assim, teremos mais saúde de um modo geral – e com as crianças não é diferente.

Além disso, o contato com a natureza ajuda a reduzir estresse e ansiedade, expande a visão de mundo dos pequenos, estimula a criatividade e muito mais. Inclusive, fizemos um conteúdo só sobre esse assunto, veja só: Importância do contato com a natureza na infância.

11. Consulte um médico para dicas mais personalizadas

Por fim, lembre-se de que a consulta com o pediatra também é fundamental. Apenas ele é quem poderá prescrever suplementações, por exemplo, para aumentar a imunidade das crianças no inverno. Além disso, ele poderá avaliar, de pertinho, a realidade do seu filho, dando dicas mais assertivas que proporcionem um ambiente saudável.

Assim você cuida da saúde do seu pequeno com mais segurança e confiabilidade. Lembre-se sempre disso, combinado?

Veja agora: 7 Dicas para uma boa decisão quanto à escolha da sua pediatra

O post Como aumentar a imunidade das crianças no inverno? Veja várias dicas! apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Como aumentar a imunidade das crianças no inverno? Veja várias dicas!

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×