Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como aliviar a dor de crescimento em crianças? Veja dicas!

Saber aliviar a dor de crescimento em crianças é importante para oferecermos mais conforto e aconchego aos nossos pequenos. Afinal, esse tipo de dor pode ser bem desagradável, resultando, inclusive, em choros por conta do desconforto. Pensando nisso, nossa equipe elaborou este conteúdo com uma série de dicas a fim de ajudá-lo nessa missão tão importante. Saiba mais lendo até o fim!

Veja também: Como praticar a higiene do sono com os filhos?

Criança chorando nos braços dos pais. Foto: Canva.

Afinal, o que é a dor de crescimento em crianças?

A dor de crescimento, como o próprio nome nos dá a entender, está associada ao desenvolvimento do corpinho da criança. Como ela está crescendo bastante, pode ser que experimente dores nas pernas, como na região das coxas e panturrilhas. Normalmente, esse tipo de dor é mais intensa à noite, sendo rara durante o dia. Em alguns casos, a criança pode até chorar por conta da intensidade, mas, nem sempre isso acontece.

Não requer diagnóstico médico de fato, uma vez que se trata de uma dor relativamente simples e natural. Contudo, quando a criança sente dor demais, a ponto de ter problemas para se locomover ou mover as articulações, por exemplo, é importante ficar atento a fim de verificar se é algo mais sério. Na dúvida, é sempre bom conversar com um pediatra, combinado?

Veja mais: 7 Dicas para uma boa decisão quanto à escolha da sua pediatra

Como aliviar a dor de crescimento em crianças?

Algumas ações dos pais podem ajudar na hora de aliviar a dor de crescimento em crianças. Embora não haja um remédio “infalível” para o desconforto, medidas simples, como massagens, banhos quentes, entre outras, podem contribuir para uma melhora da tensão muscular e um maior conforto e relaxamento do pequeno. Dê só uma olhada na lista de considerações que preparamos a seguir:

1. Massageie com um óleo corporal específico para crianças

Use um óleo corporal que seja específico para crianças na hora de oferecer uma massagem para o Seu Filho. Lembre-se de que a massagem precisa ser suave, com carinho e delicadeza, sem apertar demais, combinado? Desse modo, faça movimentos suaves nas panturrilhas, coxas e até mesmo nos braços, caso a criança também se queixe de dor nessa região.

Uma dica para tornar esse momento ainda mais relaxante para o seu filho é a de aquecer um pouquinho o óleo. Ele não precisa ser quente, mas um pouquinho morno ou ao menos não gelado já pode ajudar a tornar o momento mais agradável. Apenas reforçamos a importância de usar produtos adequados para a pele das crianças, combinado?

Veja mais: O que é importante na rotina de um bebê? Veja dicas!

Menino com um semblante triste. Foto: Canva.

2. Aliviar a dor de crescimento em crianças: Dê um banho quentinho no seu filho

O calor pode ajudar na hora de aliviar a dor de crescimento em crianças. Por isso, considere indicar para o seu filho que ele tome um banho quentinho. Se vocês tiverem banheira em casa, isso poderá ajudá-lo a relaxar ainda mais.

O calor ajuda a promover o relaxamento dos músculos, reduzindo as sensações de dor que podem aparecer nas crianças. Além disso, esse momento pode ser agradável ao investir em produtos de higiene com cheirinho bom. Dessa maneira, o banho poderá ser um verdadeiro aliado do conforto do seu filho.

Se for possível, invista nesse banho antes de dormir, pois assim a criança já se prepara para deitar na cama e dormir de forma mais revigorante e relaxada.

3. Use compressas quentes

Do mesmo modo que um banho quente pode ajudar a relaxar e aliviar a dor de crescimento em crianças, as compressas quentes também proporcionam esse tipo de efeito. Você pode fazer compressas com bolsa de água quente ou aquecer algum paninho para envolver a região do corpo dolorida.

Apenas cuidado com a temperatura, especialmente no caso de bolsas quentes: às vezes, elas podem ficar quentes a ponto de queimar a pele da criança. Por isso, o ideal é sempre usar um tecido para envolver a bolsa e observar se a temperatura dela não está exageradamente alta.

Não podemos nos esquecer de que a pele das crianças pode ser mais sensível nesse sentido.

Veja mais: Privação do sono na maternidade: Dicas para lidar com ela!

4. Faça alongamentos com a criança

Alongar o corpinho pode ajudar a relaxar e a aliviar a dor de crescimento em crianças. Experimente fazer alongamentos simples, fáceis de executar pelo pequeno. Você não precisa exagerar na quantidade e nem aprender técnicas mirabolantes, ok? Inclusive, é possível ver vídeos simples na internet que ensinam alguns tipos de alongamentos que já podem ajudar a relaxar.

Cuidado com os excessos nesse caso: evite alongamentos e exercícios que não sejam adequados para as crianças. Na dúvida, converse com um educador físico, combinado?

Dessa maneira, torna-se possível fazer movimentos que alonguem o corpo da criança, estimulem sensações de bem-estar e, ainda, crie o hábito de prática de atividade física com segurança na rotina do pequeno.

Close no rosto do menino que está chorando. Foto: Canva.

5. Aliviar a dor de crescimento em crianças: Estimule a prática de exercícios

A prática de exercícios físicos é muito importante na vida de qualquer pessoa, inclusive de crianças. E quando pensamos em formas de aliviar a dor de crescimento em crianças, isso fica ainda mais evidente.

Primeiro porque os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura do corpo, segundo porque eles proporcionam relaxamento e sensações de bem-estar que podem ajudar a criança a reduzir a sensação de dor e aumentar a qualidade de vida de modo geral.

Portanto, considere convidar o seu filho para algum tipo de atividade física diária que possa ajudá-lo a reduzir a sensação de dor e, ao mesmo tempo, cuidar da sua saúde dessa maneira.

Permita que a criança escolha alguma prática que seja interessante para ela também, como passeios de bicicleta, brincadeiras no parque, esportes, e assim por diante. Desse modo, a tendência é que ela acabe se engajando mais na atividade, aumentando as chances de bons resultados.

Veja mais: Exercícios físicos para crianças: 17 dicas para fazer em casa

6. Converse com o pediatra sobre a administração de analgésicos

Em algumas situações, as demais tentativas de aliviar a dor de crescimento em crianças podem não trazer os efeitos que você espera para o seu filho. Infelizmente, existem pequenos que podem realmente ter mais dor nesse sentido.

Quando isso acontece, uma das soluções é fazer a administração de analgésicos que visam reduzir a sensação de dor.

No entanto, é muito importante que você converse com o seu pediatra antes de, simplesmente, oferecer algum tipo de medicamento para a criança. Afinal, pode ser que o seu pequeno tenha alergia a algum componente de uma fórmula, além de que é importante saber a quantidade ideal de medicamento de acordo com a idade.

Ao ter esses conhecimentos, administrar o remédio em crises intensas de dor poderá ser uma boa saída nesse momento.

Menino sentado no chão com a mão no rosto enquanto chora. Foto: Canva.

7. Aliviar a dor de crescimento em crianças: Encontre formas de deixar a criança mais confortável

O conforto precisa ser oferecido na hora de aliviar a dor de crescimento em crianças. Isso pode ser levado em conta considerando fatores como:

  • O conforto que o colchão proporciona: Será que o colchão do seu filho ainda está em bom estado? Será que trocá-lo não pode ajudar a criança a se sentir mais confortável na hora de dormir?
  • A roupa de cama: Sem dúvidas, a roupa de cama pode nos deixar mais ou menos confortáveis na hora de descansar e dormir. Portanto, verifique se isso está realmente sendo agradável para o pequeno ou se é necessário trocá-la.
  • Invista em pijamas confortáveis e evite roupas apertadas: A criança não pode ficar dormindo com roupas apertadas, pois isso pode piorar a sensação de dor. Por conta disso, investir em pijaminhas que sejam mais confortáveis, leves e de algodão é uma excelente maneira de deixá-la mais confortável na hora de dormir.
  • Fique atento à temperatura do quarto: Se o ambiente do quarto estiver muito frio, agasalhe bem o seu filho e use bons cobertores para que ele fique mais quentinho. Afinal, como vimos no decorrer de todo este texto, o frio pode aumentar a sensação de dor, enquanto que o calor pode promover mais conforto e relaxamento muscular, reduzindo essa sensação negativa.
  • Ofereça algo quentinho para o seu filho ficar mais confortável: Um chá que seja adequado para crianças ou uma sopinha antes de dormir pode ajudar o seu pequeno a relaxar mais e a se sentir muito mais confortável para descansar, o que também contribui para que a tensão do corpo diminua e a sensação de dor seja menor.

Menina deitada confortavelmente para dormir. Foto: Canva.

Essas dicas já podem contribuir para momentos mais confortáveis, reduzindo os efeitos que a dor de crescimento pode gerar nas crianças.

Se a dor for intensa e persistente, converse com um médico!

É sempre bom destacarmos que embora a dor de crescimento seja algo relativamente comum e sem riscos, ainda assim devemos ficar atentos aos sintomas que a criança tem apresentado.

Se ela parece estar sofrendo muito com a dor, sendo esta persistente, frequente e intensa, é válido conversar com o pediatra. Se a dor começa a atrapalhar a rotina da criança, essa atenção deve ser ainda maior.

Afinal, mesmo que seja uma dor comum, ela não pode atrapalhar o dia a dia da criança, tampouco fazer com que o pequeno sofra com grandes intensidades de desconforto. Portanto, na dúvida, converse com o pediatra!

Veja mais: Meu filho não quer tomar banho, e agora? Veja dicas e sugestões!

O post Como aliviar a dor de crescimento em crianças? Veja dicas! apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Como aliviar a dor de crescimento em crianças? Veja dicas!

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×