Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Privação do sono na maternidade: Dicas para lidar com ela!

privação do sono na maternidade pode ser um grande desafio para mães de qualquer idade, sejam de primeira viagem ou não. Inclusive, é válido destacar que nem sempre essa privação está associada apenas ao fato de a criança acordar no meio da noite. Às vezes, a mãe se sente ansiosa e angustiada com relação ao seu pequeno, ficando com o sono mais leve ou sofrendo, inclusive, com dificuldades para adormecer.

Por isso, reunimos algumas dicas que abrangem diferentes situações neste conteúdo. Acompanhe e saiba mais.

Veja também: Viajar com um bebê: dicas para tornar as viagens mais tranquilas!

Mãe trabalhando no computador com semblante de cansada. Foto: Canva.

Dicas para lidar com a privação do sono na maternidade

Sabemos que não existe receita ou método infalível na hora de Lidar com a privação do sono na Maternidade. Até porque, cada mãe e cada maternidade é única, e sofre alterações com base no estilo de vida da família, no contexto que vivem, condições financeiras e de saúde, situação em que o bebê nasceu, e assim por diante.

Contudo, algumas reflexões podem ajudar a pensar em estratégias e ações que, aos poucos, podem contribuir para uma maior organização da rotina de sono da criança e consequentemente da mãe. Veja alguns pontos que levantamos:

  1. Cochilos curtos ao longo do dia.
  2. Não hesite em pedir ajuda.
  3. Construção da rotina do sono do bebê.
  4. Aprenda a compartilhar tarefas.
  5. Cuide da sua saúde mental.
  6. Entenda como funciona a rotina do seu bebê – aos poucos.
  7. Estabelecer momentos de autocuidado – contando com a ajuda do(a) parceiro(a).

A seguir, vamos explorar todos esses apontamentos para que possamos, juntos, estabelecer alguns caminhos possíveis nesta fase tão cheia de desafios. Acompanhe e inspire-se em nossas sugestões!

1. Cochilos curtos ao longo do dia

Essa costuma ser a dica mais recorrente quando pensamos na privação do sono na maternidade. Isso porque, muitas vezes, a mãe se vê com dificuldades para dormir por conta do sono do bebê ainda não ser contínuo durante a noite. Nessa situação, separar alguns minutos, sempre que possível, para tirar um cochilo, pode ser uma boa ideia.

Porém, é importante avaliar a situação com atenção! Há pessoas que podem se sentir mais cansadas e sonolentas quando tiram cochilos curtos, enquanto outras se sentem “renovadas” dessa forma. Ao mesmo tempo, há quem se sinta mal se tirar um cochilo de uma hora, ao invés de 15 minutos. Sendo assim, conhecer o ritmo do próprio corpo, para tentar encaixar nas pequenas brechas da rotina, é importante.

Sabemos que, muitas vezes, a mãe usa o cochilo do filho para fazer algumas tarefas da casa ou do trabalho, mas lembre-se de que a sua saúde deve ser uma prioridade. Sendo assim, às vezes o tempo pode sim ser dedicado a atividades pendentes, mas se você estiver cansada, considere o cochilo, combinado?

Veja mais: Hora do soninho: Dicas para as sonecas do dia a dia

Mulher com semblante cansado cuidando dos seus filhos e segurando uma placa escrito “Help”. Foto: Canva.

2. Dicas para lidar com a privação do sono na maternidade: Não hesite em pedir ajuda

Devido à romantização da maternidade, que vemos com muita frequência na sociedade, muitas mulheres acabam se sobrecarregando com todas as tarefas da casa e dos cuidados com os filhos. Porém, esse tipo de comportamento pode acabar sobrecarregando a mulher, impedindo-a de descansar mesmo quando o seu bebê já está dormindo.

Para lidar com esse tipo de questão, é fundamental aprender a pedir ajuda quando necessário. Nem sempre nós daremos conta de tudo, pois somos seres humanos. E pedir ajuda não diminui o papel da mãe, de forma alguma! Todos têm direito ao descanso e ao autocuidado, portanto, se você percebe que as pessoas em sua volta podem ajudá-la a lidar com as demandas da casa, por exemplo, considere solicitar esse apoio.

Veja mais: Como evitar a ansiedade na maternidade?

3. Construção da rotina do sono do bebê

A rotina do sono do bebê pode ser construída, pouco a pouco, com paciência. Claro que isso não quer dizer que seja algo fácil e simples, mas ter em mente que se trata de um período de adaptação aos horários de sono, pode ser um caminho interessante.

Aos poucos, torna-se possível perceber que a criança começa a dormir em determinados horários, permanecendo adormecida por mais ou menos tempo. Considerar a prática de higiene do sono, nesses casos, pode ajudar a criar uma rotina mais efetiva.

Veja mais: Como praticar a higiene do sono com os filhos?

Mulher triste cobrindo o rosto com a mão. Foto: Canva.

4. Dicas para lidar com a privação do sono na maternidade: Aprenda a compartilhar tarefas

Fortalecendo a ideia de pedir ajuda, que mencionamos anteriormente, também devemos ter a consciência de que para lidar com a privação do sono na maternidade é importante compartilhar tarefas. Por que uma coisa é diferente da outra? Porque quando pedimos ajuda, estamos pedindo para uma pessoa complementar o que deve ser feito. Quando compartilhamos tarefas, estamos delegando as responsabilidades. E é isso que podemos fazer para retirar o excesso de demandas da rotina da mãe.

É sempre bom lembrarmos que a única coisa que a mãe faz, que as outras pessoas da família não conseguem naquele momento, é produzir o leite materno. Logo, todas as outras tarefas, como dar banho, brincar, trocar, arrumar a casa, dentre outras demandas, podem ser feitas por outra pessoa. E não com um foco de apenas “ajudar quando dá”, mas com o foco de que o outro fique responsável por uma ou mais demandas como essas.

Esse tipo de “contrato”, podemos chamar assim, deve ser levantado dentro de casa, por meio de uma conversa franca com toda a família. Todos precisam compreender que determinadas demandas devem ser feitas como obrigação da família. Isso tudo pode ajudar a aliviar a sobrecarga da mulher, dando-lhe mais momentos, ao longo do dia, para dormir, descansar, etc.

5. Dicas para lidar com a privação do sono na maternidade: Cuide da sua saúde mental

Como mencionamos no começo deste artigo, algumas mulheres podem sofrer com a privação do sono na maternidade por conta da ansiedade e da angústia que sentem com relação às necessidades do bebê.

É muito comum encontrarmos mães, especialmente de primeira viagem, que ficam constantemente preocupadas com os pequenos. Acreditam que possam estar com fome, precisando trocar a fralda no meio da noite, e assim por diante. Há mulheres que levantam da cama para ver se a criança está bem, devido à preocupação excessiva.

É claro que é compreensível sentir tudo isso. São muitas emoções envolvidas com o processo de ser mãe. Porém, cuidar da saúde mental, buscando lidar melhor com o que é sentido, ao se ouvir, falar e até mesmo fazer psicoterapia, é relevante. Desse modo, torna-se possível, aos poucos, reorganizar o que se sente e o que se pensa, especialmente com relação ao papel de ser mãe e “cuidadora”, a fim de reduzir essa carga emocional negativa e, consequentemente, conquistar rotinas mais leves e tranquilas.

Veja mais: Pré-natal psicológico: O que é? Quais as vantagens?

Mãe chorando por se sentir cansada de cuidar das crianças. Foto: Canva.

6. Entenda como funciona a rotina do seu bebê – aos poucos

A rotina do bebê é um grande mistério para a mamãe que acabou de parir. A que horas ele costuma sentir fome? Cansaço? Sono? Como funciona o seu intestino? Essas são algumas dúvidas que podem surgir e impedir que a mãe se sinta descansada.

Por isso, começar a observar, com mais leveza, a rotina do pequeno, entendendo os seus horários e conciliando, aos poucos, com as suas próprias demandas e necessidades, é um caminho.

No começo, parecerá muito árduo entender tudo, e realmente é. Mas à medida que o tempo passa, cria-se uma verdadeira “familiarização” com tudo o que se passa, proporcionando subsídios para uma agenda mais organizada.

7. Dicas para lidar com a privação do sono na maternidade: Estabelecer momentos de autocuidado

O autocuidado é outra peça-chave muito importante para lidar com a privação do sono na maternidade. Sabemos que nem todas as mães têm rede de apoio suficiente para reservar momentos do dia para cuidar de si mesma. Porém, tentar separar, mesmo que poucos minutos, para fazer algo que faz bem para você, como cuidar da alimentação, fazer uma caminhada, investir em um hobby, etc., é muito importante.

Do mesmo modo, você não precisa criar uma rotina extremamente engessada de autocuidado. É importante fazer isso dentro dos seus limites, respeitando a si mesma e promovendo, para si, pequenos instantes que recarregam as energias mentais.

Mãe exausta dormindo com seu bebê nos braços. Foto: Canva.

Se houver possibilidade de contar com o apoio de outras pessoas, não hesite na hora de solicitar e, assim, criar momentos agradáveis para si, fugindo da correria por alguns minutinhos. Esses pequenos cuidados podem fazer toda a diferença, reduzindo estresse, ansiedade, melhorando a qualidade do sono, etc.

Cuide-se, mamãe!

Veja agora: Saúde mental na maternidade: Cuidados importantes

O post Privação do sono na maternidade: Dicas para lidar com ela! apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Privação do sono na maternidade: Dicas para lidar com ela!

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×