Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Meu filho não quer tomar banho, e agora? Veja dicas e sugestões!

Meu filho não quer tomar banho, e agora? O que eu posso fazer?

Esses questionamentos podem ser comuns para alguns pais, em diferentes circunstâncias. Às vezes, a criança pode ter medo do Banho ou, em outros casos, ser relutante por uma causa que os pais desconhecem.

Pensando nesse tipo de situação, desenvolvemos este conteúdo com uma série de considerações que podem, talvez, ajudá-lo a lidar com isso de modo equilibrado. Acompanhe!

Veja mais: Meu filho não quer estudar, e agora? 9 dicas que podem ajudar

Menino pensativo enquanto toma banho de banheira. Foto: Canva.

Meu filho não quer tomar banho, e agora?

Antes de qualquer coisa, é preciso respirar fundo e tentar manter a paciência. Bater, xingar ou humilhar a criança de nada adiantará, pois além de não gostar do banho, ela poderá, ainda, acabar desenvolvendo medo e revolta dos pais.

Portanto, é preciso buscar meios de se acalmar, por mais difícil que isso possa parecer. Inclusive, se você sentir que tem perdido o controle por não saber lidar com esse tipo de situação, considere conversar com um psicólogo. Afinal, é comum que alguns pais se sintam desgastados com alguns comportamentos dos filhos, e buscar ajuda pode ser bem relevante nesses casos.

Com isso em mente, considere, agora, as dicas que também listamos abaixo. Quem sabe, a partir delas, você consegue construir uma rotina de banho mais fácil para o pequeno? Vamos adiante!

1. Procure entender os motivos da criança não querer

Antes de, simplesmente, pensar em punir ao dizer “meu filho não quer tomar banho”, comece a pensar: por que meu filho não quer tomar banho?

O que será que pode ter acontecido para esse tipo de relutância começar a aparecer?

Se a criança toma banho em outro lugar, como na escola, esse tipo de investigação é ainda mais importante. Será que o pequeno caiu e se machucou? Viu alguém se machucando? Levou choque no banho? Usou algum produto que causou ardência na pele? Deixou o shampoo cair nos olhos, causando desconforto?

Sabemos que são muitas as hipóteses que podemos levantar, mas se for possível conversar com a criança, ou seja, ela já estiver na fase de conversar com mais clareza, pergunte-a os motivos pelos quais não quer tomar banho.

Se a criança disser que tem “medo de um monstro” da água, por exemplo, não se irrite com esse tipo de coisa. Para ela, é um motivo plausível para temer o banho. Tente acalmá-la e fazê-la acreditar que está segura, dizendo que você será um “guarda” na entrada do banheiro ou algo nesse sentido.

Veja mais: O que é tocofobia: O medo excessivo do parto e da gestação

2. Meu filho não quer tomar banho: Crie uma rotina para os banhos

Criar uma rotina para o horário do banho também pode ajudar na hora de enfrentar a situação, especialmente quando o motivo da relutância é o fato de a criança não querer parar uma brincadeira, por exemplo.

Se ela se acostumar com a ideia de que o banho acontecerá todos os dias no mesmo horário, você pode ajudá-la a se organizar melhor, dando tempo para ela brincar antes do banho e fazendo-a perceber que existe um momento próprio para cada coisa.

Bebê brincando com caneco de água enquanto toma banho de bacia. Foto: Canva.

3. Explique a importância dos banhos diários e deixe claro que é algo não negociável

As crianças, muitas vezes, não têm discernimento para compreender os motivos pelos quais o banho é algo importante. Por isso, é dever dos pais ajudá-las a compreender isso.

Você pode, inclusive, usar a literatura infantil para contar historinhas que retratem a importância de tomar banho todos os dias. Pode, também, usar vias mais lúdicas, dizendo que existem “bichinhos” que podem se proliferar caso não tomemos banho e não usemos sabão na pele ou shampoo nos cabelos.

Aos poucos, a criança pode ir internalizando a real função do banho.

Em paralelo a isso, jamais faça do banho uma punição. A criança precisa entender que ele é importante para a saúde, e não associá-lo a algo ruim. Por exemplo, nada de dizer “vou levar você ao banho” caso o pequeno esteja sendo teimoso, ok? É importante associar o banho com coisas boas.

Ao mesmo tempo, deixe claro que não se trata de algo negociável: o banho precisará acontecer, diariamente, e pronto.

Veja mais: Como dar banho no bebê? Dicas essenciais para esse momento! [VÍDEO]

4. Meu filho não quer tomar banho: Permita que o seu filho tenha você como um exemplo

É claro que você não precisa permitir que o seu filho veja você tomando banho, até porque, dependendo da idade da criança, isso pode ser inapropriado. Mas você pode deixar claro que está indo tomar banho, sempre que estiver.

Associe coisas boas com o banho, como, por exemplo: Estou cansado, vou tomar um banho porque eu me sinto muito mais feliz e energizado depois disso.

Claro que esse é apenas um exemplo, pois você pode adaptar o seu discurso de acordo com algo que possa despertar no seu filho o interesse pelo banho.

Além disso, depois de se banhar, você pode usar cosméticos, como creme corporal, com cheirinho agradável e com embalagens de personagens, mostrando ao seu filho que o banho é um combo de coisas legais. Seja um exemplo.

Criança tomando banho de banheira. Foto: Canva.

5. Torne o banho mais divertido

Um banho muito monótono, dependendo da idade da criança, pode ser um verdadeiro terror para os pequenos. Por isso, se você diz “meu filho não quer tomar banho”, experimente tornar esse momento mais divertido.

Vale escolher brinquedinhos para usar na banheira, ou produtos que sejam de personagens, por exemplo.

Veja mais: Seu filho pode virar personagem de livro! Veja como fazer isso!

6. Meu filho não quer tomar banho: Use produtos que chamam a atenção da criança e permita-o participar das escolhas

Seu filho gosta de um personagem em específico? Então que tal equipar o banho dele com esse tipo de produto?

Além disso, quando for financeiramente possível, que tal deixar que ele escolha um shampoo ou um sabonete no mercado?

Assim, além de ele se sentir parte da escolha, ou seja, se sentir importante, ele também pode se empolgar com a ideia de usar o produto que comprou.

7. Elogie cada pequena vitória

Seu filho tomou banho, mesmo bravinho? Elogie-o. Comemore a vitória. Dê abraço e beijo e diga que ele está cheiroso e que isso é algo incrível. Enfim!

Crie recompensas emocionais para que ele sempre associe o banho a um momento que seja realmente bom para ele.

Criança feliz tomando banho de mangueira. Foto: Canva.

8. Meu filho não quer tomar banho: Estabeleça um tempo para o banho e use um cronômetro

Se o seu filho tem alguma questão de saúde mental envolvida com o medo de tomar banho, considere usar um cronômetro para ajudá-lo a perceber que esse momento de se banhar tem limites.

Você pode estipular cinco minutos e dizer que sempre quando o relógio chegar em zero, o banho será encerrado.

Assim, a criança poderá visualizar o tempo passando e perceberá que existe um fim concreto e próximo. Diferente de um banho que nunca segue a mesma sequência ou que tem durabilidade e horários diversos.

Veja mais: Com personagem autista, Turma da Mônica fala sobre autismo em vídeos educativos

9. Conte histórias e converse durante o banho

Contar histórias, especialmente de personagens que “precisam do banho” para ter mais energia, saúde e amiguinhos felizes, é uma das medidas para tornar o momento mais lúdico e entreter o pequeno durante a atividade de se banhar.

Também converse com a criança, fale do seu dia, pergunte do dia dele… Tudo isso pode tornar o momento mais interessante e menos tedioso.

Quanto mais estímulos interessantes forem incluídos no banho, tornando-o um momento agradável para o pequeno, mais fácil de cativá-lo para sempre fazer essa atividade com tranquilidade.

10. Meu filho não quer tomar banho: Crie um painel de rotina

Um painel com a rotina do banho também pode ajudar em alguns casos, como acontece com algumas crianças autistas, por exemplo.

Faça um painel de EVA que mostre que primeiro será retirada a roupa, depois molhado o corpinho, usado o sabonete, e assim por diante. Você pode explicar cada etapa, sempre antes do banho começar, e criar uma espécie de “check” para cada etapa concluída.

Assim a criança vai visualizando tudo o que está acontecendo, o que vai acontecer e quando o banho acabará, sentindo-se mais segura. Experimente!

Menino tomando banho de chuveiro. Foto: Canva.

Em casos extremos, busque ajuda profissional

Se o seu filho não quer tomar banho de forma alguma, e nem as medidas acima têm demonstrado algum tipo de melhora, considera buscar a ajuda de um psicólogo infantil.

Às vezes, a relutância está associada a questões emocionais mais profundas, não associadas apenas ao banho em si. Por isso, a investigação psicológica pode ser relevante.

Pense nisso!

Veja agora: Pré-natal psicológico: O que é? Quais as vantagens?

O post Meu filho não quer tomar banho, e agora? Veja dicas e sugestões! apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Meu filho não quer tomar banho, e agora? Veja dicas e sugestões!

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×