Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Benefícios do contato com a natureza na infância

Conhecer os benefícios do contato com a natureza na infância pode incentivar você a levar o seu filho mais vezes ao parque, ou sentir mais segurança na hora de deixá-lo brincando no jardim.

Afinal, muitos pais, especialmente de primeira viagem, podem se sentir um pouco inseguros na hora de permitir que os filhos brinquem em ambientes externos. Por isso, trouxemos uma lista de benefícios para inspirar você na hora de oferecer esse tipo de atividade ao ar livre aos seus filhos. Acompanhe!

Veja mais: Falta de sono na maternidade: 8 dicas para lidar. Confira!

Mãe e filha brincando no quintal. Foto: Canva.

Benefícios do Contato com a natureza na infância

Os benefícios do contato com a natureza na infância são inúmeros, e podem ser percebidos desde o primeiro contato dos pequenos com o mundo externo.

O que devemos ter em mente, considerando essa perspectiva, é que nós, seres humanos, viemos da natureza e fazemos parte dela. Logo, precisamos desse contato com o natural para nos sentirmos mais felizes e saudáveis.

O mesmo ocorre com as crianças: elas também precisam desse contato com a natureza para poder ter uma vida mais leve e até mesmo feliz.

A seguir, descrevemos, com mais detalhes, os benefícios que podem ser usufruídos:

1. Desenvolvimento motor

Quando a criança tem a oportunidade de brincar ao ar livre, subindo em árvores (com segurança, claro), mexendo na terra ou brincando de correr, por exemplo, ela começa a desenvolver ainda mais a sua coordenação motora. Isso vale tanto para a coordenação fina quanto ampla.

Afinal, pare e pense: a natureza proporciona muitos estímulos para os pequenos, que os permitem vivenciar experiências diferentes e incríveis. Concorda?

Veja mais: Por que brincar no parque é bom para as crianças?

Menino jogando folhas secas para o ar. Foto: Canva.

2. Benefícios do contato com a natureza na infância: Conhecimento de mundo

O conhecimento de mundo é outro benefício que pode ser experimentado pelas crianças.

Elas terão a oportunidade de conhecer diferentes tipos de plantas, borboletas, entre outros tipos de conhecimentos que fazem toda a diferença na vida das pessoas. Até porque, conhecer o mundo à nossa volta é importante, concorda?

Com as brincadeiras ao ar livre, a criança poderá vivenciar isso. Se houver um adulto a instruindo sobre o que há à sua volta, melhor ainda!

3. Estímulos para a criatividade

Os estímulos para a criatividade também não podem ficar de fora da lista de benefícios do contato com a natureza na infância. Pois pare e pense: quando uma criança está brincando ao ar livre, ela pode deixar a imaginação fluir livremente, por meio das plantas, dos insetos, das pedrinhas, dos grãos de areia, enfim!

São muitos os itens que podem ser observados na hora de imaginar o enredo da próxima brincadeira. Tudo isso contribui para que a criatividade do pequeno seja estimulada, o que é interessante não só na infância, como também na vida adulta.

Ou seja, ele poderá usufruir dos benefícios quando for mais velho também!

Veja mais: Como estimular a criatividade das crianças?

4. Benefícios do contato com a natureza na infância: Exercícios físicos

As brincadeiras ao ar livre, normalmente, exigem muito do corpinho das crianças, no sentido de exercícios físicos. Isso quer dizer que há menos chances de os pequenos se tornarem sedentários quando eles têm um ambiente externo para brincar.

Por exemplo, quando você leva o seu filho a um parque, ele pode subir escadas, descer no escorrega, se pendurar, enfim! São muitos os exercícios que podem ser colocados em prática, fomentando uma vida mais saudável.

Menina segurando uma flor amarela. Foto: Canva.

5. Redução da ansiedade e do estresse

A ansiedade e o estresse não aparecem apenas na vida adulta, como muitas pessoas acreditam. Eles também podem se manifestar na infância, especialmente quando a criança não tem a oportunidade de colocar hábitos saudáveis em prática.

A boa notícia é que isso pode ser evitado de uma maneira relativamente simples: permitindo que o seu filho brinque ao ar livre e tenha um contato maior com a natureza.

Esse contato ajuda a relaxar a mente e o corpo, promovendo uma redução na ansiedade e no estresse. Além disso, o fato de a criança se afastar um pouco do mundo digital, como dos games, também é uma forma de reduzir a ansiedade com relação à próxima fase de um jogo, por exemplo.

Veja também: Ansiedade infantil como lidar: Com uma criança ansiosa em casa?

6. Benefícios do contato com a natureza na infância: Melhora na qualidade do sono

O fato de a criança poder gastar mais energia, relaxar a mente e conhecer tantas coisas novas a faz ter noites de sono com mais qualidade. Afinal, ela se deitará e, tendencialmente, conseguirá dormir de uma forma mais rápida.

Isso significa que um dos benefícios do contato com a natureza na infância é promover um descanso mais revigorante que pode, até mesmo, impactar no processo de crescimento e desenvolvimento corporal da criança. Incrível, não é mesmo?

7. Fortalecimento dos ossos e músculos

Os ossos e os músculos também podem ficar mais fortes quando a criança tem o costume de brincar com mais frequência ao ar livre.

Pois pare e pense: dentro de casa, a criança caminha em um chão completamente liso e plano. Ao ar livre, ela precisa pisar em terrenos diferentes, que exigem mais da musculatura.

Isso a ajuda a se desenvolver, tornando-se mais forte e melhorando, inclusive, o equilíbrio e a inteligência espacial. Por isso que brincar ao ar livre é fundamental para a saúde!

Veja mais: Imunidade infantil: 7 dicas de como melhorar a imunidade

Menino deitado sobre o gramado do quintal. Foto: Canva.

8. Benefícios do contato com a natureza na infância: Redução do consumo de telas

Quando a criança tem a oportunidade de brincar com mais frequência ao ar livre, há mais chances de haver uma redução no consumo de telas, como computador, notebook, televisão e celular, por exemplo.

Essa redução é muito importante para evitar que a criança troque a vida real pela digital, sendo que isso poderia trazer prejuízos para a saúde física e mental do pequeno.

Por isso, dar a oportunidade de brincar com mais frequência em ambientes externos é extremamente importante e relevante.

9. Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico também pode ser mais fortalecido, devido a uma série de fatores, como a prática de exercícios, a redução do estresse, o contato com a luz solar, a exposição a agentes específicos, para que a criança desenvolva tais anticorpos, etc.

Sendo assim, diferentemente do que algumas pessoas creem, brincar ao ar livre pode fazer mais bem à saúde do que “trancar” a criança em casa.

Veja mais: Mitos sobre a gravidez que sempre te contaram!

10. Benefícios do contato com a natureza na infância: Maior absorção de vitamina D

O contato com a luz solar permite que a criança usufrua melhor da vitamina D, sendo esta essencial para a saúde dos ossos, por exemplo.

Porém, isso não quer dizer que você deva deixar a criança tomar sol sem o uso do protetor solar, ok? Pois o protetor não atrapalha a produção de vitamina D e deve ser mantido para proteger a pele e não prejudicar a saúde da criança no longo prazo.

11. Potencializa momentos de diversão com a família/amigos

Por fim, não podemos deixar de mencionar que brincar ao ar livre com os pequenos é uma oportunidade de conectar toda a família. Todo mundo pode se divertir em conjunto, fortalecendo o laço entre todos os envolvidos e criando memórias inesquecíveis.

O mesmo vale para situações nas quais as crianças brincam com seus amigos: possivelmente eles se lembrarão de muitos desses momentos para sempre.

Menina brincando ao ar livre. Foto: Canva.

Invista nos benefícios do contato com a natureza na infância e faça com que o seu filho aproveite o que há de melhor ao ar livre!

Veja agora: O sono do bebê: como fazer o bebê dormir à noite toda?

O post Benefícios do contato com a natureza na infância apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Benefícios do contato com a natureza na infância

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×