Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Disciplina Positiva: o que é, quais os benefícios e como aplicar

Você já ouviu falar em Disciplina Positiva? No artigo de hoje, iremos explicar tudo sobre esse tema que está em alta entre pais e educadores.

Afinal, que pai e mãe não sonha em dar uma ótima educação aos seus filhos? Acontece que, na prática, nem sempre essa tarefa é fácil.

Por isso, muitos pais ficam em dúvida sobre como ensinar bons valores às crianças, como incentivá-las a descobrirem suas capacidades, como orientá-las quando elas cometem algum erro, etc.

Para isso, surgiu a Disciplina Positiva, que propõe uma relação de parceria, afeto e compreensão criada entre pais e filhos, onde todas as partes são ouvidas.

Continue a leitura para entender mais sobre o assunto.

Família reunida e feliz. Crédito da foto: Freepik

Disciplina Positiva: o que é?

Existem maneiras não tradicionais de criação e educação dos filhos. E entre elas está a Disciplina Positiva, que é um programa baseado no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, que tem como objetivo encorajar crianças e adolescentes a tornarem-se responsáveis e a serem respeitosos.

Em suma, disciplina positiva é um convite para enxergar a relação que os pais têm com seus filhos de uma maneira diferente: você a observa como uma relação de respeito e de mútuo aprendizado, onde você desenvolve conceitos extremamente importantes como empatia e compaixão para com o bebê.

Nesse caso, esse conceito procura educar as crianças com mais gentileza e, ao mesmo tempo, com firmeza. Portanto, o maior objetivo desta filosofia é desenvolver maior autonomia, responsabilidade, respeito por si e por seus companheiros e o espírito cooperativo.

Além disso, na disciplina positiva é imprescindível manter uma comunicação não-violenta. Ou seja, não se deve punir as crianças de forma física, verbal ou psicológica. Então, os pais são sempre instruídos a manter uma conexão afetiva antes de corrigir o comportamento dos pequenos.

Deve-se estimular as crianças e exporem seus sentimentos sem nenhuma dificuldade e os responsáveis deverão parar para ouvi-los. Por exemplo, se a criança estiver fazendo alguma pirraça, o ideal é que os pais esperem ela se acalmar para conversar e corrigir este comportamento.

Quais são os pilares da Disciplina Positiva?

Os principais pilares deste método educativo são:

  • Autocontrole e autonomia: busque sempre estimular essas duas capacidades de seus filhos;
  • Conexão: as crianças deverão sentir que são importantes e que pertencem à família;
  • Eficácia em longo prazo: considere sempre aquilo que as crianças estão fazendo, sentindo e pensando;
  • Foco no desenvolvimento de habilidade de vida: antes de corrigir a criança, é muito importante considerar alguns pontos, como: empatia, resolução de problemas, cooperação, autodisciplina e responsabilidade.

Família feliz reunida ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Diferenças entre Disciplina Positiva e disciplina tradicional

A diferença da disciplina positiva com os demais métodos de criação dos filhos é, antes de tudo, o respeito mútuo.

Nesse caso, é uma relação de parceria, afeto e compreensão que é criada entre pais e filhos, onde todas as partes são ouvidas e reconhecidas. E, o mais importante, que as necessidades de todos os membros da família são atendidas, dentro das possibilidades de cada integrante.

Além disso, as crianças são “programadas” desde o nascimento para estabelecer conexões com os outros. Então, aquelas crianças que se sentem mais conectadas à comunidade, família e escola tendem a ter menos comportamentos inadequados.

Assim, desenvolvendo habilidades de vida, elas poderão se tornar adultos bem-sucedidos, que contribuem para o bem de sua comunidade.

Quais os benefícios da Disciplina Positiva na educação das crianças?

A disciplina positiva, bem como a Criação com Apego, é ideal para todas as famílias, sem limitações.

Através deste novo olhar, cheio de empatia e compaixão, os pais percebem que os filhos possuem necessidades, da mesma maneira que todos nós, sejam estas físicas ou emocionais.

Então, por exemplo, se uma criança apresenta um comportamento agressivo, isto acontece porque esta é a maneira que ela encontrou para comunicar uma necessidade não atendida. Assim que esta necessidade é atendida, a criança volta a se sentir amada e segura.

Portanto, utilizar a disciplina positiva poderá trazer inúmeros benefícios, tanto para os filhos como também para os pais.

Entre os benefícios estão: 

  • Atende as crianças de maneira amorosa e mais consistente;
  • Repensa sobre os padrões de comportamento;
  • A criança passa a entender sobre as necessidades por trás dos seus comportamentos;
  • A criança desenvolve o autoconhecimento e o autocontrole;
  • Ensina as crianças sobre habilidades interpessoais e sociais, como empatia e ter mais segurança em si.

Família feliz, sorrindo na sala. Crédito da foto: Freepik

Como aplicar esse método em seus filhos

Manter-se presente na educação de seus filhos atualmente é algo que está fora da realidade da grande maioria dos pais. Isso acontece por conta do trabalho, da rotina, pelo cansaço ou até mesmo pelo tempo que muitos podem passar no celular, de frente à TV, etc.

Porém, nada está perdido! Você ainda pode trabalhar a disciplina positiva na educação das suas crianças seguindo as dicas abaixo:

1) Busque sempre se divertir:

É muito normal que em algumas idades, as crianças não gostem de comer certos alimentos. Mas, que tal ao invés de puni-las, optar por fazer brincadeiras que envolvam comidas, frutas e verduras para que assim desperte o interesse delas.

2) Mostre que você tem empatia:

É importante que a criança sinta a sua empatia. Por isso, diga a ela sempre que você entende o que ela está sentindo, busque sempre utilizar exemplos pessoais para garantir que a aproximação seja eficaz.

3) Encoraje sempre os seus filhos:

Para se desenvolver de maneira saudável, a criança necessita do apoio de seus pais e familiares. Busque, sempre que puder, auxiliar seus filhos a pensarem em alternativas que os farão ter um melhor rendimento escolar, os auxilie sempre a buscar soluções para os seus problemas, por mínimos que sejam.

4) Ajudar a criança a sentir conexão:

Do mesmo modo, ajude seu filho a sentir uma conexão verdadeira, ou seja, sentir que pertence à família e escola. isso faz com que ele se sinta importante, como de fato é.

5) Encorajar respeito mútuo:

Conquiste as crianças em vez de usar seu poder para se impor a elas. Ou seja, fale com firmeza e gentileza ao mesmo tempo.

6) Funcionar em longo prazo:

Considerar o que a criança está pensando, sentindo, aprendendo e decidindo sobre si mesma e sobre seu meio social, e sobre o que fazer no futuro para sobreviver e para ser bem-sucedido.

7) Ensinar habilidades sociais e habilidades de vida:

Existem algumas habilidades que são muito importantes ao longo da vida, como: respeito, cuidado com os outros, resolução de problemas e cooperação, etc. Portanto, é fundamental passá-las ao seu filho.

8) Incentivar a criança a descobrir suas capacidades:

Por fim, encorajar o uso construtivo do poder pessoal e autonomia da criança é muito importante. Assim, ela poderá descobrir suas capacidades e talentos.

Do mesmo modo, existem mais algumas ferramentas extras que podem te ajudar nessa missão.

Confira abaixo!

Família junta no pôr-do-sol. Crédito da foto: Freepik

Ferramentas da Disciplina Positiva

Após saber de tudo, é comum que mesmo assim surja a dúvida: por onde começar a utilizar a Disciplina Positiva? Pensando nisso, confira mais algumas ferramentas abaixo para te ajudar:

  1. Pare de simplesmente dizer e ordenar coisas, e comece a “perguntar” de um jeito que convide as crianças a participar da resolução de problemas.
  2. Lembre-se que o sentimento por trás do que você faz ou diz é mais importante do que o que você faz ou diz.
  3. Envolva as crianças na discussão das tarefas que precisam ser feitas e de um plano para realizá-las.
  4. Evite superproteção para que as crianças possam desenvolver uma crença em suas próprias habilidades.
  5. Ensine e pratique a crença de que erros são oportunidades maravilhosas para aprender.
  6. Certifique-se de que a mensagem de amor esteja clara.
  7. Ouça seu coração, confie nos seus instintos. Todos os pais têm capacidade de criar os filhos.
  8. Por fim, procure ajuda nos grupos de discussão e grupos de apoio, pois você não está sozinho.

Se você deseja dar uma criação mais respeitosa para seus filhos, o método da Disciplina Positiva vale muito a pena. esperamos que você entenda que a disciplina positiva busca que as crianças desenvolvam habilidades, como respeito e empatia.

Este método deverá aumentar e fortalecer ainda mais o vínculo entre pais e filhos e, além disso, deverá estimular ainda mais a autonomia e a autoestima das crianças.

Continue acompanhando nosso Blog “Mil Dicas de Mãe” para mais artigos incríveis sobre o universo da maternidade e da mulher.

Até a próxima!

O post Disciplina Positiva: o que é, quais os benefícios e como aplicar apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Disciplina Positiva: o que é, quais os benefícios e como aplicar

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×