Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sinais de que seu bebê pode estar com cólica: Descubra quais são!

Ficar atento aos sinais de que seu bebê pode estar com cólica é importante para auxiliar o pequeno nesse momento de adaptação. Afinal, a dor pode ser bem desconfortável, e quando os pais a percebem, podem oferecer massagens e cuidados que aliviam a sensação ruim.

Neste texto, elencamos uma série de considerações sobre esse assunto, além de apresentar algumas dicas que podem ajudar você. Acompanhe e saiba mais!

Veja mais: Maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez: 7 dicas!

Bebê deitado e chorando. Foto: Canva

Conheça alguns dos principais sinais de que seu bebê pode estar com cólica

Os sinais de que seu bebê pode estar com cólica são bastante semelhantes entre um neném e outro. Eles tentam se contorcer para aliviar o desconforto e também choram bastante, mesmo estando alimentados, bem vestidos e limpinhos.

Portanto, não é um grande desafio detectar a cólica na criança, mas, ainda assim, podem ter papais e mamães com algumas dificuldades nesse momento. Por isso, a seguir, elencamos os principais sintomas para ajudar na hora de compreender o choro do bebê e descobrir se é algo relacionado às cólicas. Veja só:

1. Sinais de que seu bebê pode estar com cólica: Barriguinha endurecida

A barriguinha do bebê pode ficar um pouco mais inchada e endurecida, devido ao desenvolvimento dos gases intestinais. Nesses casos, se a criança começa a chorar, ao mesmo tempo em que a sua barriga parece um pouquinho maior do que o normal, pode ser que ela esteja com cólica.

Veja mais: Chupeta para bebê: 15 perguntas e respostas sobre o assunto 

2. Barulho de gases ou soltando gases

Sabe quando nós, adultos, temos má digestão e passamos a ouvir muitos barulhos em nossa barriga? Com o bebê é parecido. Se você perceber que, enquanto ele chora e reclama, é possível ouvir muito barulho de gases intestinais – além do considerado comum -, ele pode estar com dor. O mesmo vale para caso ele esteja soltando esses gases, ok?

3. Choro apesar de estar limpo, alimentado e aquecido

Vamos supor que o seu bebê começou a chorar. Você percebeu e trocou a fralda, deixando ele limpinho e cheiroso. Depois, colocou uma roupa mais quentinha ou mais fresquinha, de acordo com a temperatura ambiente. Em seguida, alimentou o seu filho normalmente. Mas… o choro ainda persiste.

Se o seu filho está teoricamente “confortável”, ou esperava-se que ele estivesse, mas o choro não cessa apesar disso, esse pode ser mais um dos sinais de que seu bebê pode estar com cólica.

Bebê chorando enquanto está no colo. Foto: Canva

Veja mais: Crise de raiva: 6 dicas para acalmar uma criança nervosa

4. Sinais de que seu bebê pode estar com cólica: Flexiona as pernas

O bebê também pode demonstrar que está com cólica ao flexionar as pernas, como se essa fosse uma tentativa de aliviar a dor e desconforto. Se o seu filho estiver se revirando no berço e levando os joelhinhos perto do abdômen, fique de olho, pois realmente pode ser cólica.

5. Fica se contorcendo

Da mesma forma que o bebê pode ficar flexionando as perninhas, ele também pode contorcer o corpinho em diferentes direções. Basicamente, esse movimento é um reflexo que o pequeno tem para tentar aliviar o desconforto na barriga, já que, para ele, é algo completamente doloroso e difícil de compreender.

Veja mais: Como ensinar bebê a dormir sozinho – 12 dicas que podem te ajudar

6. Sinais de que seu bebê pode estar com cólica: Fecha bem as mãozinhas

Dentre os sinais de que seu bebê pode estar com cólica, também temos o comportamento de fechar as mãozinhas, deixando-as bem apertadas. O bebê pode se “retrair” por conta do desconforto, e por isso pressiona os dedinhos nas mãos, cerrando os punhos.

Mãe olhando para o bebê que está no seu colo chorando. Foto: Canva

7. Sinais de que seu bebê pode estar com cólica: Arqueia as costas

Outro sinal bastante comum é o de arquear as costas, tentando controlar a sensação de dor.

Perceba que o bebê movimenta o corpinho de diferentes formas, sempre tentando encontrar alguma posição de alívio, embora possa ter insucesso em suas tentativas.

Por conta disso, os pais devem atuar para proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida ao pequeno, nesses momentos. Continue lendo para saber mais.

O que fazer caso detecte os sinais de que seu bebê pode estar com cólica?

Se porventura você detectar um ou mais sinais de que seu bebê pode estar com cólica, é possível colocar em prática algumas ações bem simples para minimizar o desconforto no pequeno.

Dessa maneira, ele poderá ter momentos de alívio, diminuindo o choro e sentindo-se melhor. Veja algumas práticas interessantes:

1. Dar tapinhas no bumbum do bebê de bruços

Nesta situação, o ideal é que você se sente com os pés bem apoiados no chão, encostando uma perna na outra. Coloque o bebê de bruços no seu colo, com cuidado e sempre atento à forma como apoia o rostinho do pequeno, para que ele fique confortável. Em seguida, dê leves tapinhas no bumbum, para estimular uma verdadeira massagem.

O bebê pode começar a soltar gases depois disso, o que o ajudará a aliviar a cólica.

Leia mais: Sono do bebê como melhorar? Saiba como criar uma rotina

Bebê chorando enquanto está deitado na cama. Foto: Canva

2. Fazer compressas com paninho morno

As compressas morninhas estimulam a vasodilatação, relaxando os músculos e minimizando as sensações de dor causadas pelas cólicas intestinais. Sendo assim, considere molhar uma fraldinha em um pote com água morna, torcendo o excesso e apoiando-a sobre a barriga do bebê. Apenas se certifique para não deixar o paninho muito quente, ok? A pele do bebê é sensível. Lembre-se disso.

3. Banho morninho para aliviar a sensação de dor

Assim como as compressas podem ajudar a aliviar a dor, o banho morno também pode desencadear esse efeito. Considere deixar o seu bebê bem confortável, pois se o banho estiver muito desagradável, talvez seja interessante investir em outras alternativas, ok? Ou seja, se o bebê estiver com muita dor, e o banho nunca for o “forte” dele, talvez outras opções devam ser usadas aqui.

Veja mais: Como dar banho em um recém-nascido – Dicas importantes

Bebê pequeno chorando. Foto: Canva

4. Empurrar as perninhas em direção à barriga

Coloque o seu bebê deitado na cama, com a barriga para cima, bem confortável. Segure nos pezinhos e nas perninhas dele. Em seguida, flexione as perninhas em direção à barriga, dobrando os joelhos e apertando levemente a região. Isso pode ajudá-lo a relaxar, além de fazer com que ele solte mais gases, o que contribui para o alívio da dor.

5. Massagear a barriguinha do bebê

Uma massagem com um óleo morninho específico para bebês também pode ajudar nesses casos. Aproveite esse momento para cantarolar para o seu bebê, ou conversar com ele, pois isso também é interessante. Afinal, assim, ainda por cima, você criará um momento de conexão com o pequeno. Experimente!

Caso o seu bebê sofra muito com as cólicas, converse com o médico, ok? Para que ele investigue melhor a situação e prescreva bons cuidados nesse sentido.

Veja agora: Como escolher o melhor enxoval para o seu bebê?

O post Sinais de que seu bebê pode estar com cólica: Descubra quais são! apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Sinais de que seu bebê pode estar com cólica: Descubra quais são!

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×