Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Maneiras de incentivar a independência do seu filho: 9 dicas.

Apostar em boas maneiras de incentivar a independência do seu filho é uma forma de ajudá-lo a se preparar para explorar o mundo quando os pais não estiverem ao lado dele. Afinal de contas, é inevitável que o tempo passe e, por conta disso, os filhos acabem seguindo os seus próprios caminhos.

Porém, quando há uma falta de estímulo à autonomia em casa, a criança pode crescer com a autoconfiança abalada, tendo uma certa dependência emocional das opiniões alheias, por exemplo.

Por isso, ajudar os pequenos a construírem uma trajetória mais autônoma pode ajudá-los a ter um futuro mais promissor e até mesmo mais feliz. Vejamos, neste texto, algumas considerações que podem ajudar nessa empreitada importante dos pais.

Veja mais: Por que brincar no parque é bom para as crianças?

Mãe e filho desenhando. Foto: Canva

Maneiras de incentivar a independência do seu filho

Existem muitas maneiras de incentivar a independência do Seu Filho que você pode colocar em prática no dia a dia. Mas, antes de colocá-las, queremos registrar uma observação importante: sempre fique atento à idade do seu filho.

Isso porque, determinadas atividades podem ser inapropriadas para a fase do desenvolvimento que ele está vivendo. Por isso, observar o que ele já sabe fazer é crucial para incentivar a autonomia de forma inteligente.

Com isso em mente, vamos agora à nossa lista:

1. Não faça tudo por ele

Sabemos que o desejo de ajudar as crianças a fazerem atividades mais difíceis pode ser grande em alguns momentos. Mas devemos nos lembrar que nós, adultos, só sabemos fazer determinadas coisas porque tivemos a oportunidade de aprender algum dia, mesmo que errando.

Por conta disso, antes de tirar algo da mão do seu filho para fazer por ele, considere orientá-lo, permitindo que ele teste, tente outra vez e vá aprendendo, aos poucos, as mais diversas atividades.

Isso impede que ele entre em uma zona de conforto que atrapalha o desenvolvimento cognitivo e até mesmo motor. Afinal, se não houver nenhum desafio e nada para ser feito, como a criança conseguirá aprender a ser autônoma e dona de sua própria vida?

Veja mais: Criança de 6 anos: Como é o desenvolvimento delas

2. Maneiras de incentivar a independência do seu filho: Delegue tarefas da casa – respeitando a idade da criança

Sabe aquelas tarefas da casa que todo mundo precisa colaborar? Então… as crianças não devem ficar de fora dessa!

Se elas já têm idade o suficiente para começar a desenvolver algumas atividades nesse sentido, comece a delegar aos poucos. Sempre observe como ela lida com as tarefas, se consegue concluí-las ou se precisa de orientações mais claras.

Criem combinados para que todo mundo possa fazer as atividades de forma coordenada. Por exemplo: a criança pode arrumar a cama, enquanto outra varre o chão do quarto depois.

São tarefas simples, mas que expandem o desenvolvimento dos pequenos e lhes ajuda a entender o poder da independência, afinal, eles poderão manter o quarto limpo e arrumado sem intervenção direta dos pais.

Mãe e filho jogando pedra, papel e tesoura. Foto: Canva

3. Incentive o seu filho a tomar decisões no dia a dia

Tomar decisões é algo que pode ser relativamente difícil de vez em quando e nós, adultos, sabemos bem disso. Porém, também devemos nos recordar que a nossa capacidade de decidir algo precisa ser desenvolvida, com base em escolhas que começam do “básico” até mais importante.

Portanto, uma das maneiras de incentivar a independência do seu filho é incentivá-lo a tomar decisões no dia a dia: Será que eu levo casaco ou não? Com que roupa devo ir à casa do meu amigo? Será que faço a atividade 1 primeiro ou a atividade 2?

Estimule o pensamento crítico do seu filho na hora em que ele precisar decidir sobre algo importante.

Veja mais: Qual a melhor idade para seu filho ir à escola? 5 dicas para você tomar essa decisão!

4. Maneiras de incentivar a independência do seu filho: Ensine o seu filho a se arrumar para sair

Se o seu filho já tem idade suficiente para ter uma noção de como é adequado se vestir – por exemplo, com casaco no frio -, considere permitir que ele passe a escolher as roupas sozinho.

Claro que caso algo esteja muito “fora” do adequado você pode intervir e orientar, mas permitir que a criança comece a escolher as roupas e se vestir sozinha pode ajudá-la a ficar cada vez mais autônoma.

5. Prepare o ambiente para a independência do seu filho

Um ambiente adequado também faz toda a diferença na independência das crianças. Se nada estiver ao alcance delas, como poderão desenvolver um senso de autonomia no espaço em que estão? Pois é!

Por isso, procure manter algumas coisas ao alcance dos pequenos: pratos, talheres e copos de plástico; roupas da estação para que ela escolha se vestir; vassourinha do tamanho apropriado ao da criança para que ela aprenda a varrer; entre outras possibilidades.

Essas pequenas mudanças no ambiente pode ajudá-las a desenvolver mais a autonomia, de uma forma segura e mais confortável.

Veja também: Cama Montessoriana: Quais são os benefícios?

6. Maneiras de incentivar a independência do seu filho: Incentive que a criança opine

A criança, apesar de ainda estar se desenvolvendo, também tem opinião sobre as coisas. Às vezes, a opinião pode não fazer muito sentido para os adultos, mas para ela é importante falar.

Por isso, peça para que o seu filho opine mais dentro de casa. Por exemplo, se vocês vão viajar e estão em dúvida sobre qual destino seguir, dêem opções para que a criança opine o que ela acha que possa ser mais interessante para toda a família.

Mãe e filho no brinquedo de balançar. Foto: Canva

7. Cuidado com a sua reação frente aos erros

As crianças estão descobrindo o mundo e aprendendo sobre tudo o que acontece em volta delas. Logo, há chances de cometerem erros no dia a dia, como forma de “teste”. Portanto, antes de “xingar” a criança por conta de um erro cometido, que tal lançar um olhar mais gentil e ajudá-la a entender por que errou e como é possível consertar a situação?

No segundo caso, há maiores chances de a criança realmente aprender com o que ela fez. Diferentemente do castigo sem explicações, que pode apenas magoar e deixar a criança confusa – pois, muitas vezes, elas erram achando que fizeram algo correto, portanto, xingar pode ser extremamente ruim para ela.

Veja mais: Como lidar com o erro dos filhos?

8. Maneiras de incentivar a independência do seu filho: Apenas auxilie em algumas tarefas – como escovar os dentes

Aqui fortalecemos o que falamos no primeiro tópico: pare de fazer tudo pelas crianças. Permita que em algumas tarefas elas comecem a agir de forma mais autônoma, e você apenas observa e intervém quando necessário.

É o caso da escovação de dentes: separe um momento para que a criança escove os dentes sozinha e apenas oriente-a caso ela esqueça de escovar alguma parte da boca, como a língua, e sempre incentive a forma correta de escovar. Mas cuidado para não ficar escovando por ela, segurando a escova e impedindo que a criança aprenda, combinado?

Isso vale para outras atividades simples que a criança pode começar a executar, como arrumar as coisas dentro da própria mochila. Você pode supervisionar e orientar, mas evite querer fazer tudo sozinho, impedindo que o pequeno aprenda algo.

Mãe ajudando filho a se vestir. Foto: Canva

9. Ajude a criança a compreender as emoções – como o medo de fazer algo sozinho

As crianças podem ter medo de fazer alguma coisa sozinhos, de vez em quando. Incentivá-los a falar sobre o medo, buscando ajudá-los a entender por que sentimos medo e como podemos lidar com isso, são formas de auxiliá-los e incentivá-los rumo à independência.

Por exemplo, se a criança tem medo de dormir sozinha, é válido conversar que você entende o medo dela, e que o medo aparece porque é algo que ela não costuma fazer. Se possível, conte uma história sobre algo que você tinha muito medo, mas enfrentou e conseguiu vencer. Assim, você incentiva o pequeno e pode ajudá-lo a encontrar formas para lidar com as sensações ruins do medo.

Esperamos que este conteúdo possa ter agregado valor com as maneiras de incentivar a independência do seu filho! Boa sorte!

Veja mais: Filho na escola: Qual a idade ideal para colocar?

O post Maneiras de incentivar a independência do seu filho: 9 dicas. apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Maneiras de incentivar a independência do seu filho: 9 dicas.

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×