Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Por que brincar no parque é bom para as crianças?

Entender por que brincar no Parque é bom para as crianças é um passo interessante para implementar essa atividade com mais frequência na rotina dos pequenos. Afinal, engana-se quem pensa que essa atividade tem apenas como propósito “distrair” as crianças e “dar sossego” para os pais e educadores. Não mesmo!

Existem muitos benefícios que podem ser explorados com esse tipo de atividade. Neste texto, descrevemos algumas dessas vantagens e dos motivos pelos quais brincar no parque é bom para as crianças. Acompanhe e inspire-se!

Veja mais: Brincadeiras para fazer com crianças de 10 anos. Confira 15 dicas!

Criança escalando a escadinha do parquinho. Foto: Canva

Por que brincar no parque é bom para as crianças?

São diversos os benefícios que a brincadeira no parque pode proporcionar às nossas crianças. Quem tem filhos pequenos sabe o quanto eles amam esse espaço e perdem horas se divertindo com os amigos nos parquinhos do condomínio ou da cidade.

Mas, quais são os reais impactos dessa atividade? O que ela gera no dia a dia das crianças? Veja, abaixo, alguns dos efeitos e dos motivos pelos quais brincar no parque é bom para as crianças:

1. Brincar no parque é bom para as crianças: Exercícios físicos

Sem dúvidas, um dos pontos principais que fazem com que brincar no parque seja bom para as crianças é o simples fato de que elas estarão praticando exercícios físicos. E assim como acontece com os adultos, investir em exercícios físicos é uma das formas de proteger a saúde do coração, o cérebro, o sistema respiratório, etc. Ao mesmo tempo, mantém-se o peso corporal ideal e combate-se doenças como colesterol alto, por exemplo.

Portanto, levar os pequenos para diversões no parque é uma forma de deixá-lo mais ativo e saudável.

Veja mais: Exercícios físicos para crianças: 17 dicas para fazer em casa

2. Contato com a natureza

O contato com a natureza também é outro ponto interessante que as brincadeiras no parque proporcionam. Inclusive, você sabia que brincar no parque, em contato com a natureza, faz com que as crianças possam reduzir problemas de ansiedade e estresse? Além disso, elas tendem a ficar mais relaxadas depois da diversão, vivenciando sensações de bem-estar que aumentam a qualidade de vida.

Outro ponto interessante, com relação ao contato com a natureza, é o fato de que a criança começa a aprender mais sobre o mundo à sua volta. Ela pode absorver conhecimentos referentes aos cuidados com a natureza, bem como pode entender melhor o poder das plantas. Para isso, também é interessante que os pais ajudem os pequenos, ensinando que, por exemplo, as árvores ajudam a manter o planeta mais fresquinho e confortável.

Criança brincando no parquinho. Foto: Canva

3. Brincar no parque é bom para as crianças: Sociabilidade

Quando a criança tem a oportunidade de visitar um parquinho para se divertir e brincar, há chances de ela encontrar outras crianças neste mesmo espaço. Esse encontro, que pode ser de idades diferentes, ajuda o pequeno a se socializar, pois é possível que ele comece a brincar com os outros que ali estão e, assim, começar a construir laços sociais saudáveis.

Da mesma forma, a criança pode começar a aprender a “dar a vez”. Isto é, se outra criança está usando o balanço naquele momento, o pequeno pode começar a entender que cada um tem a sua vez, que existem limites sociais, e assim por diante. Por vezes, a criança pode se frustrar de esperar pela sua vez, e é aqui que entra o papel dos pais de auxiliá-la nessa situação.

Veja mais: Benefícios da literatura infantil e em quais momentos incluir na rotina

4. Desenvolvimento da coordenação motora

A coordenação motora também pode ser trabalhada durante a diversão no parquinho. Como a criança precisa escalar, pular, subir e descer escadas, entre outras atividades, ela começa a compreender melhor os seus próprios movimentos, aprendendo a lidar com os diferentes brinquedos. Tudo isso é fundamental para que a coordenação seja aflorada e ela possa, desse modo, desenvolver-se sadiamente.

Veja também: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

Duas meninas penduradas de ponta cabeça no parquinho. Foto: Canva

5. Brincar no parque é bom para as crianças: Melhora na consciência corporal

A consciência corporal está intimamente relacionada com a coordenação motora. Sendo assim, investir nas brincadeiras no parquinho é uma forma de ajudar a criança a entender melhor o seu próprio corpo, compreendendo os limites que ele possui, as forças e fraquezas, o “tamanho” e o formato, enfim! São muitos conhecimentos que podem ser absorvidos nas atividades.

6. Diversão e aumento do bem-estar

A diversão e o aumento do bem-estar também não podem ficar de fora da nossa lista dos motivos pelos quais brincar no parque é bom para as crianças. Até porque, assim como acontece com os adultos, as atividades físicas ajudam a liberar sensações de prazer e bem-estar, promovendo mais qualidade de vida, bom humor, equilíbrio emocional, felicidade, enfim!

Dessa maneira, o pequeno tem a oportunidade de se divertir com algo que ele ama e, ainda, levar para o seu cérebro uma série de benefícios incríveis, que com certeza impactarão no desenvolvimento da criança no futuro.

Menino pequeno brincando no escorregador. Foto: Canva

7. Brincar no parque é bom para as crianças: Gasta a energia para dormir melhor

Quem tem crianças em casa sabe o quanto elas são um pacotinho de energia sem fim. Às vezes, essa energia demasiada pode atrapalhar a hora do soninho, tornando o descanso menos convidativo para os pequenos. Nesses casos, as atividades mais intensas, ao ar livre e com muita diversão, ajudam os pequenos a dormirem melhor.

No parquinho, a criança gasta energia, diverte-se e chega em casa cansadinha e relaxada. Consequentemente, pode ter um sono mais reparador e mais fácil de ser induzido.

Ou seja, o pequeno gasta energia e não fica com todo aquele “gás” à noite, atrapalhando o soninho e o descanso. Mas, sim, fica mais bem preparado para se deitar e relaxar antes de dormir.

Veja mais: Brincadeiras para gastar a energia das crianças – Veja dicas!

8. Brincar no parque é bom para as crianças: Exercita o equilíbrio

Durante as atividades, como caminhar por cima de alguma madeirinha ou se manter de pé enquanto o balanço se move, a criança também começa a exercitar o seu equilíbrio corporal. Ela passa a melhorar a firmeza dos seus passos, ficando cada vez mais independente para subir e descer escadas, caminhar em terrenos não planos, e assim por diante. Logo, é uma maneira de estimular o crescimento dos nossos filhos.

Menina linda brincando no parquinho. Foto: Canva

9. Combate o sedentarismo e a obesidade na infância

Sem dúvidas, a prática de atividades físicas é fundamental para combater o sedentarismo e, consequentemente, a obesidade na infância. A criança se movimenta, gasta calorias e energia, fortalece os grupos musculares e promove mais saúde para si mesma.

Por isso, podemos dizer que brincar no parque é bom para as crianças porque é um verdadeiro combo de benefícios. Invista nessa atividade e promova ao seu filho muito mais saúde e bem-estar! 

Veja mais: Vacinação do bebê: confira o calendário de 0 a 15 meses

O post Por que brincar no parque é bom para as crianças? apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Por que brincar no parque é bom para as crianças?

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×