Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Do de ouvido do bebê: sintomas, tratamentos e como limpar

Sabemos que o ouvido do bebê é bem delicado. Por esse motivo, os pais ou cuidadores precisam de atenção na hora de limpar o ouvido dele, principalmente em qual região e com qual utensílio, para não causar danos.

Esse é um dos muitos cuidados minuciosos que deve-se ter com os recém-nascidos, principalmente quando está relacionado a sua higiene, como dar banho do modo correto, trocar as fraldas, cuidar das unhas, umbigo, colocar para dormir, amamentar corretamente, etc.

Portanto, existem muitas dúvidas com relação aos cuidados dos bebês, principalmente com as mães de primeira viagem.

Por exemplo, como limpar o ouvido de bebês da forma adequada, você sabe? Se não, você está no lugar certo e nada de pânico, pois isso é perfeitamente normal!

Por isso, resolvemos criar este artigo para te ajudar! Vamos dar dicas de como limpar o ouvido do bebê da forma certa, com um passo a passo completo; Além de outras dúvidas sobre o ouvido do pequeno, como quando procurar um pediatra, qual a frequência correta, etc.

Para saber mais sobre o assunto, continue com a leitura!

Homem limpando a orelha do seu filho, bebê. Crédito da foto: Freepik

Qual o jeito certo de limpar o ouvido do bebê?

Primeiramente, será que existe um jeito certo para limpar o ouvido do bebê?

Definitivamente sim! Existe o jeito correto, que é muito importante de ser aplicado.

Isso porque a limpeza da forma correta é capaz de manter o canal auditivo livre de excesso de cera, que pode causar infecções e até afetar a audição.

Antes de mais nada, saiba que a única parte que está liberada para a limpeza é a externa! Mesmo que tenha um pouco de cera de cor amarelada, não significa que o local está sujo.

Portanto, é normal e tirar pode ser perigoso para o pequeno. Geralmente, ela sai naturalmente durante o banho, então fique tranquila.

O perigo de tentar limpar o ouvido do bebê para tirar a cera é causar o efeito contrário, empurrando-a para dentro do ouvido.

Lembre-se de que a cera é produzida para proteger a região contra a entrada de sujeiras e micro-organismos que causam infecções.

Então, como fazer a limpeza?

O ideal é limpar o ouvido do bebê durante o banho e depois, enquanto o seca, sempre com movimentos para fora. Nossa dica é: Nunca utilize objetos pontiagudos na tarefa, combinado? Eles podem acabar perfurando ou rompendo o tímpano do bebê.

Se quiser usar esse tipo de acessório de higiene, dê preferências para os tipos específicos para bebês, que tem um formato diferente.

Ainda assim, tente distrair o pequeno com algum brinquedo ou música. Um simples movimento inesperado do bebê pode machucar o tímpano.

Para ajudar nessa missão de limpar o ouvido do bebê, use uma toalhinha, pano úmido ou gaze. Relembrando que é somente do lado externo do ouvido!

Limpe atrás das orelhas também

Em segundo lugar, limpe atrás das orelhas também, já que essa região não pode ser esquecida.

Isso porque as dobrinhas produzem gordura, que podem acumular sujeira da própria secreção com as partículas de poeiras espalhadas no ar. Caso seja ignorada, atrai bactérias e causa um cheiro forte.

Para limpar essa área, use um algodão ou gaze embebida em água morna, deslocando suavemente para limpar completamente.

Atenção aos detalhes!

A cera de ouvido é amarela e pegajosa. Se tiver em excesso, líquida ou de outra cor, pode ser indício de infecção. Em qualquer aspecto fora do normal, consulte o pediatra de confiança.

Não tente tirar sem antes falar com um médico, certo? O profissional saberá identificar se tem algum problema, como a otite infantil.

Do mesmo modo, outros sinais que precisam de atenção são: se o bebê esfregar as orelhas, apresentar dor ao tocar a região, tentar colocar o dedo no ouvido para coçar e ter febre.

Já nos mais grandinhos, apitos, dores ou zumbidos no ouvido precisam de atendimento médico.

A seguir, veja como limpar!

Veja o passo a passo para limpar o ouvido do bebê:

  1. Após o banho, deite o bebê numa superfície segura, como o trocador;
  2. Vire a cabeça do bebê para que o ouvido fique virado para cima;
  3. Molhe levemente a ponta da fralda, toalha, gaze ou algodão em água morna sem sabão;
  4. Esprema o tecido para remover o excesso de água antes de limpar o ouvido do bebê;
  5. Passe delicadamente em toda a região externa da orelha, para remover as sujeiras;
  6. Por fim, seque bem o local com uma toalha macia, certificando-se que não ficou úmido.

Sendo assim, saiba que a cera é naturalmente drenada do ouvido e eliminada durante o banho.

Além disso, o uso de cotonetes não é recomendado, pois além de poder empurrar a cera para o ouvido, pode também aumentar o risco de acidentes, como o rompimento do tímpano que já mencionamos.

A cera é uma substância produzida naturalmente pelo organismo para proteger o ouvido contra a entrada de poeira e sujeira, além de formar uma barreira que dificulta a entrada de microrganismos que causam infecções e inflamação do ouvido, como a otite.

Close da mãe limpando o ouvido do bebê. Crédito da foto: Freepik

Com que frequência devo limpar o ouvido do bebê?

Saiba que a limpeza do ouvido faz parte da higiene do bebê e deve ser feita todos os dias depois do banho.

Ou seja, o ouvido do bebê pode ser limpo diariamente após o banho dele, seguindo os passos indicados acima por nós.

Esta rotina é capaz de manter o canal auditivo sempre livre de excesso de cera que pode afetar a audição e provocar infecções.

Porém, caso exista um acúmulo de cera excessivo, é aconselhado consultar o pediatra para fazer uma limpeza profissional e avaliar se existe algum problema com o ouvido.

Quando devo ir ao pediatra?

Já sabemos que a presença da cera é perfeitamente normal, sendo naturalmente drenada por um pequeno canal dentro do ouvido.

No entanto, quando existem problemas no ouvido, a cera pode apresentar variações de cor e de espessura, tornando-se mais líquida ou espessa, sendo recomendado ir ao pediatra para que seja feita uma avaliação.

Além disso, quando existe um problema, o bebê pode apresentar outros sinais como esfregar as orelhas, enfiar o dedo no ouvido ou até ter febre, se estiver se desenvolvendo uma infecção.

Nestes casos, a consulta com o pediatra é fundamental, pois assim é possível que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado o quanto antes.

Close de um bebê recém nascido dormindo, com a mão perto da orelha. Crédito da foto: Freepik

Como evitar inflamações no ouvido?

As inflamações no ouvido, também conhecidas como otites, pode ser prevenidas com medidas simples.

Entra elas estão: secar bem o ouvido do bebê após o banho, limpar bem a parte externa e a parte de trás das orelhas do bebê como já mencionamos acima, bem como não deixar os ouvidos do bebê debaixo da água durante o banho.

Essa última dica – proteger as orelhas da entrada de água principalmente na hora do banho -, é fundamental para manter o bebê longe de infecções e dores de ouvido.

Caso ocorra durante o procedimento do banho, vire a cabeça do bebê de um lado e do outro afim que toda a água acumulada escorra e seque de forma cuidadosa com uma toalha macia.

Lembrando que jamais deve ser introduzido nenhum objeto para secar a parte interna do ouvido.

Afinal, o que é a cera de ouvido e quando devemos nos preocupar?

A cera de ouvido ou cerume como é conhecido, ao contrário do que muitos imaginam não é simplesmente sujeira, mas sim uma substância natural produzida pelo corpo que mantem a saúde do ouvido.

A cera é a secreção das glândulas ceruminosas localizadas na região interna do ouvido, que tem por função manter hidratada e evitar a entrada de qualquer partícula prejudicial à saúde do ouvido, como poeira e outros tipos de sujeira.

E para que serve? A cera de ouvido tem por função também auxiliar na eliminação de restos de substâncias e demais detritos que possam ter entrado no canal auditivo.

Portanto, a existência dela não é um problema, mas sim o acúmulo e o excesso em si. Por isso é que deve-se manter a higiene correta da área.

O processo normal da cera de ouvido é de se acumular, ressecar e sair naturalmente pelo canal auditivo, por isso é considerado auto-limpante.

Todavia, nem sempre esse processo é realizado, ocasionando o acúmulo interno que, na grande maioria dos casos, é causado pelo uso do cotonete de forma errada. Acontece que, ao invés de retirar as secreções externas, ele acaba empurrando ainda mais a cera para dentro.

Mamãe limpando o ouvido do bebê. Crédito da foto: Freepik

Esse acúmulo dentro do canal auditivo pode gerar alguns problemas, tais como:

  • Infecção;
  • Dor de ouvido;
  • Coceira;
  • Diminuição na capacidade auditiva;
  • Zumbidos internos.

Assim que perceber esse excesso de cera de ouvido, não se deve tentar retirar sozinho em casa e sim procurar um otorrinolaringologista que avaliará o caso.

Se necessário, o profissional irá realizar uma lavagem para retirada da cera acumulada ou efetuará o procedimento com o auxilio de uma pinça. Ambos são procedimentos indolores e bem rápidos.

Por esse motivo, reforçamos que a melhor forma de evitar o acumulo de cera de ouvido é efetuar a limpeza na parte externa com a ajuda de um tecido umedecido.

Por fim, tenha em mente que o bebê e a criança desidratada tendem a produzir ainda mais cera de ouvido, por isso ofereça sempre muito líquido, mantendo-a bem hidratados.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o ouvido do bebê, mais especificamente quando der dor nele, quais os sintomas e tratamentos.

Doutor examinando a orelha do bebê com um instrumento médico (otoscopio). Crédito da foto: Freepik

Dor de ouvido do bebê: sintomas e remédios

Como dissemos acima, a dor de ouvido no bebê pode ser percebida por meio de alguns sinais e sintomas que o bebê pode apresentar.

Eles podem variar de bebê para bebê de acordo com a causa. Veja as principais:

  • Irritabilidade;
  • Choro;
  • Falta de apetite;
  • Febre que não passa de 38.5ºC, em alguns casos;
  • Dificuldade para mamar e o bebê pode inclusive rejeitar a mama;
  • Colocar a mãozinha na orelha muitas vezes;
  • Dificuldade em repousar a cabeça de lado;
  • Balançar a cabeça para os lados muitas vezes.

Além disso, no caso da dor de ouvido ser causada pela perfuração do tímpano, pode haver também mal cheiro na orelha e pus, o que em alguns casos pode causar perda auditiva momentânea, mas que se não for devidamente tratada pode tornar-se permanente.

Essa situação é bastante desconfortável e pode acontecer por diversas causas.

Principais causas da dor de ouvido

A principal causa de dor de ouvido em bebê é a otite, que corresponde à inflamação do canal auditivo devido à presença de vírus ou bactérias no ouvido, ou acontecer devido à entrada de água no ouvido, o que também favorece a inflamação e causa dor de ouvido no bebê.

Além da otite, outras situações que podem causar dor de ouvido no bebê são a presença de objetos no canal auditivo,  aumento da pressão no ouvido, que é comum de acontecer em viagens de avião, etc.

Pode ainda ser decorrência de outras doenças infecciosas como gripe, caxumba, sarampo, pneumonia e virose, por exemplo.

Dependendo da causa, a dor de ouvido no bebê pode passar sem que seja feito tratamento. No entanto, caso a dor seja persistente e sejam notados outros sintomas como febre e presença de secreção no ouvido, é importante ir imediatamente ao pediatra.

Assim, é possível que ele faça uma avaliação, identifique a causa e inicie o tratamento, caso seja necessário.

O tratamento pode envolver o uso de remédios anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, no caso de infecção por bactérias. Leia mais abaixo sobre os remédios!

Veja aqui: 5 dicas para amenizar o incômodo nos ouvidos das crianças no avião.

Mãe colocando remédio no ouvido do bebê. Crédito da foto: Freepik

Remédios para dor de ouvido do bebê

Por último, os remédios para dor de ouvido no bebê devem ser indicados pelo pediatra de acordo com os sinais e sintomas apresentados pelo bebê e causa da dor.

Assim, alguns dos remédios que podem ser indicados pelo médico são:

  • Analgésicos e antipiréticos, como Dipirona ou Paracetamol, para alívio da dor e da febre;
  • Anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, para alívio da inflamação e dor;
  • Antibióticos, como Amoxicilina, que somente devem ser utilizados quando a infecção é causada por bactérias.

Lembre-se: é importante que os remédios só sejam dados ao bebê após indicação do pediatra, pois assim o remédio mais adequado será indicado, bem como a frequência de uso e a dose certa, evitando efeitos adversos.

Opções de tratamento caseiro

Existem ainda opções de tratamentos caseiros, usados de maneira complementar para aliviar a dor de ouvido do bebê (mas nunca em substituição do remédio passado pelo médico).

Uma alternativa é passar uma fralda de pano com o ferro de passar roupa e colocar perto do ouvido do bebê depois de morno. É necessário ter em atenção a temperatura da fralda para não queimar o bebê! A temperatura quentinha pode aliviar a dor.

Além disso, durante o tratamento é importante que a mamãe ofereça muitos líquidos e comidas pastosas, como sopas, purês, iogurtes e frutas amassadas ao bebê.

Este cuidado é importante, pois muitas vezes a dor de ouvido está relacionada à dor de garganta e o bebê pode sentir dor ao engolir. E, quanto menos irritação houver na garganta, melhor ele irá se alimentar e mais rápido irá se recuperar.

Agora que você, mamãe, já sabe qual a forma correta de limpar o ouvido do bebê, com um passo a passo completo, e já tirou outras dúvidas sobre o assunto, confira também:

  • Higiene do bebê: dicas para fazer corretamente
  • Segurança das crianças nas férias: Dicas para garantir. Confira!

Continue acompanhando o nosso blog Mil Dicas de Mãe!

Até a próxima.

O post Do de ouvido do bebê: sintomas, tratamentos e como limpar apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Do de ouvido do bebê: sintomas, tratamentos e como limpar

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×