Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como lidar com o erro dos filhos?

Apesar de não haver uma fórmula mágica sobre como lidar com o erro dos filhos, existem ações que os pais podem tomar frente a essas situações, visando o desenvolvimento saudável das crianças. Afinal, os pais são um espelho para os pequenos, e auxiliam na compreensão do mundo como um todo, inclusive das regras sociais.

Portanto, apostar em algumas medidas simples pode ser um caminho bem interessante. Para isso, convidamos você para acompanhar este texto até o fim. Saiba mais!

Veja também: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

Pai e filho caminhando juntos. Foto: Canva

Como lidar com o erro dos filhos?

Não existe forma mágica de lidar com o Erro Dos Filhos. Não existe método infalível para lidar com a angústia, ansiedade, dor ou estresse que os pais sentem nesse momento. Porém, existem medidas que podem contribuir para um maior equilíbrio emocional, visando benefícios para todos os envolvidos.

Primeiramente, é interessante cuidar com a decepção que é proveniente de expectativas exageradas. Isto é, se você criou expectativas de que seu filho tiraria uma nota incrível na prova, mas ele sequer passou, cuidado para não usar a dor da sua expectativa não atingida como métrica para puni-lo.

Nós devemos sempre ter a consciência de que as crianças não são uma continuação de seus pais. Elas são seres à parte, separados dos seus pais e tutores. Portanto, podem ter outros comportamentos, inesperados ou não, que não condizem com o que os progenitores esperam.

É claro que isso não é justificativa para que as crianças errem. Mas manter-se atento às expectativas e calibrá-las adequadamente é um passo fundamental para não “descarregar” a sua fantasia na criança. Assim, quem sabe, torna-se possível pensar em estratégias que sejam mais justas para ambos os envolvidos.

Vejamos algumas considerações que podem ser úteis:

1. Tente manter a calma e um tom de voz equilibrado

Quando um filho comete um erro, é comum que os pais se sintam desequilibrados emocionalmente. No entanto, devemos lembrar que nós, adultos, somos os que já têm maturidade emocional dentro desse relacionamento, por isso, cabe a nós manter o equilíbrio e o tom de voz adequado.

Caso a criança esteja alterada, gritando ou fazendo birra, lembre-se de que ela ainda está aprendendo a lidar com as sensações provocadas pelas emoções. Esses reflexos dela não são exclusivamente para atingir os pais, mas, sim, estão associados com a aprendizagem sobre as emoções.

Portanto, tentar manter a calma, mostrando ao seu filho que você não está alterado e que não irá gritar com ele são medidas pertinentes. Sempre que possível, é interessante acolher a criança, dizendo que quer ouvi-la, mas que é importante que ela se acalme, para que todo mundo possa entender o que aconteceu.

Mulher conversando séria com uma criança. Foto: Canva

Quando a criança percebe que errou, ela pode se sentir “desesperada”, o que justifica alguns comportamentos destoantes. Assim, quando o pai e a mãe mantêm um tom de voz calmo e deixam claro que querem entender o que aconteceu, sem gritar ou xingar, torna-se viável uma comunicação não-violenta que ajude a lidar com o problema atual.

Se não for possível manter a calma, devido a algo muito grave, respire fundo e diga ao seu filho para que ele se acalme para que vocês possam conversar sobre isso depois. Diga que vocês irão resolver isso quando estiverem mais tranquilos, para entender melhor o que aconteceu.

Desse modo, a própria criança pode se sentir mais segura e tranquila, o que é indispensável para que a comunicação entre pais e filhos aconteça.

Veja também: Comunicação Não-violenta: O que é? Como adotar com os filhos?

2. Não castigue sem antes “refrescar” a mente

Sabemos que lidar com o erro Dos Filhos é um grande desafio, dependendo da gravidade da situação. No entanto, é muito importante que os pais mantenham o equilíbrio emocional na hora de tomar uma atitude.

Sendo assim, é relevante dar um tempo antes de, simplesmente, castigar a criança. Lembre-se de que na hora da raiva os pais podem acabar castigando de uma forma desproporcional, gerando arrependimento mais tarde.

Assim, cria-se um contexto muito ruim, no qual: os pais estão nervosos e castigam de forma exagerada; arrependem-se do castigo e voltam atrás; confundem a criança quanto ao que ela deve fazer ou não com relação ao erro cometido; pode fazer com que a criança erre de novo, pois sabe que o castigo é anulado; cria-se um ciclo.

Portanto, dar um tempo e refrescar os pensamentos antes de dar um “aval” é algo bem pertinente.

Duas crianças brigando por um brinquedo. Foto: Canva

3. Como lidar com o erro dos filhos: Cuidado com as punições que passam dos limites

Outro ponto que deve ser considerado quando pensamos em como lidar com o Erro Dos filhos, diz respeito à intensidade da punição. 

Muitas vezes, como vimos acima, os pais podem agir na hora da raiva e da decepção e, a partir disso, colocar em prática punições que não condizem com a realidade, provocando efeitos intensos no bem-estar da criança.

Considere sempre pensar no que realmente aconteceu e até que ponto uma punição faz sentido ou não. Até porque, ver que os pais estão nervosos, tristes ou decepcionados já é um tipo de punição para as crianças.

Portanto, cuidado com o manejo da consequência. Embora ela deva existir, devemos sempre pesar com atenção, lembrando, inclusive, que já fomos crianças um dia.

Além disso, na hora de estabelecer uma consequência, não encare a criança como um mini adulto. Atenha-se à idade e à maturidade dela, para não punir de maneira desproporcional que possa, no futuro, refletir no dia a dia do indivíduo.

Isso também vale para as palavras escolhidas na hora de chamar a atenção, ok?

Veja mais: Como estimular a leitura – 15 dicas para incentivar seu filho

4. Escute o que a criança tem a dizer

Muitas vezes, os pais querem lidar com o erro dos filhos, mas sequer permitem que os pequenos dêem uma explicação. Assim como nós, adultos, temos o direito de dar a nossa versão sobre os fatos, as crianças também precisam desse espaço.

Pois pare e pense quantas vezes na sua vida você já errou tentando acertar. Ou já errou porque, simplesmente, não pensou na consequência de determinada situação. Será que você merece uma punição severa, sem chance de dizer o que aconteceu de fato?

Pai chamando a atenção do filho. Foto: Canva

No mundo dos adultos, isso parece algo sem lógica, concorda? Mas, por que permitimos que as crianças sejam punidas sem ouvir direito a versão que elas têm para nos contar?

Por isso, permita que o seu filho fale sobre o que aconteceu. Dê a ele a oportunidade de tentar se justificar, buscando, de forma empática, compreender o que ele diz.

Às vezes, você pode perceber que o erro não foi proposital, e que outras coisas influenciaram no que aconteceu, como medo, insegurança, etc.

5. Como lidar com o erro dos filhos: Apoie o seu filho na mudança positiva

Procure apoiar o seu filho em uma mudança positiva. Ajude-o a entender o que pode ser considerado positivo e como ele pode mudar depois de um erro cometido.

Os pais são um direcionamento para as crianças, por isso, precisam apoiá-las na hora de eles encontrarem formas de atravessar os momentos difíceis e dolorosos.

Veja mais: Vacinação do bebê: confira o calendário de 0 a 15 meses

6. Verifique qual exemplo você tem dado aos seus filhos

Será que o seu filho realmente cometeu algum erro, ou ele apenas está repetindo os erros dos pais?

Devemos nos lembrar que as crianças se baseiam muito nos adultos à sua volta. E se você usa o celular na cama o tempo todo, como pode dizer à criança que é um erro mexer no celular antes de dormir? Pois é!

Por isso, procure lidar com o erro dos filhos de uma forma que seja coerente, sem fazer com que a criança fique confusa ao cobrar dela uma coisa e você, adulto, fazer outra.

Criança triste na escola. Foto: Canva

7. Como lidar com o erro dos filhos: Busque apoio psicológico

Por fim, se você sente que não tem conseguido lidar com o erro dos filhos, ou que os seus pequenos estão, de alguma forma, demonstrando algum tipo de desequilíbrio emocional, busque apoio psicológico.

Um profissional focado em família, infância ou parentalidade poderá ajudá-lo a entender melhor a situação, buscando caminhos para lidar com isso de uma maneira mais saudável e positva.

Veja agora: Perguntas de autoconhecimento: Toda mãe precisa fazer!

O post Como lidar com o erro dos filhos? apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Como lidar com o erro dos filhos?

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×