Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como lidar com o diagnóstico de câncer de mama?

Lidar com o diagnóstico de câncer de mama é um grande desafio. Mulheres que já atravessaram a situação sabem o quanto o diagnóstico pode ser bastante impactante, a ponto de abalar profundamente o psicológico. No entanto, algumas ações, em conjunto com o apoio médico e psicológico, podem ajudar na hora de atravessar essa fase difícil.

Neste conteúdo, reunimos algumas dicas que podem servir de inspiração para você que está buscando formas de seguir adiante. Acompanhe-nos.

Leia mais: Como praticar a higiene do sono com os filhos?

Mulher tocando o seio em sinal da campanha do Outubro Rosa. Foto: Canva

Como lidar com o diagnóstico de câncer de mama?

Apesar de não existir método infalível para lidar com o diagnóstico de câncer de Mama, buscamos selecionar informações e sugestões que possam deixá-la mais tranquila diante do ocorrido. Lembre-se de que durante todo o processo de tratamento você poderá contar com a equipe médica, bem como poderá buscar apoio psicoterapêutico para enfrentar as angústias vividas nesse momento.

Agora, veja o que separamos para você:

1. Vivendo o luto para lidar com o diagnóstico de câncer de mama

Quando atravessamos um grande baque, que gera uma perda, nós vivenciamos o conhecido processo de “luto”. Ou seja, ficamos enlutados não apenas quando algum ente querido falece, mas, sim, também passamos pelo luto quando perdemos um relacionamento, um emprego, uma forma de viver a vida, etc.

No caso do câncer de mama, é possível que a mulher viva a sensação de “ter perdido a saúde” ou de ter perdido a “plenitude” que tinha antes do diagnóstico. Assim sendo, o processo de luto, diante do diagnóstico, precisa ser vivido e respeitado.

No começo, é possível que a mulher não consiga aceitar o diagnóstico. A negação costuma ser bastante presente. Também é possível que a revolta e o sentimento de impotência apareçam, devido às impossibilidades de “acabar” com o problema.

Com o passar do tempo, o sentimento de tristeza aparece e torna os dias mais pesados. Mas, se a mulher receber o apoio que merece, poderá elaborar o seu luto de forma saudável, atravessando-o pouco a pouco e ressignificando toda a sua vida e forma de enxergar a dicotomia saúde e doença.

Nesta fase, permitir-se chorar, desabafar e até mesmo reclamar é uma peça-chave para “gastar” a angústia vivida na hora de lidar com o diagnóstico de câncer de mama.

Veja mais: Nomes bíblicos masculinos para se inspirar. Veja 50 nomes!

Símbolo da campanha de combate ao câncer de mama. Foto: Canva

2. Busque informações de fontes confiáveis

Um cuidado importante que  a mulher deve levar em consideração na hora de lidar com o diagnóstico de câncer de mama é o de não buscar informações em qualquer lugar.

Alguns locais de disseminação de conteúdo, especialmente na internet e redes sociais, podem ter informações erradas, ultrapassadas ou descabidas sobre o câncer de mama. Infelizmente, é muito fácil divulgar materiais e notícias hoje em dia, o que facilita a propagação de mentiras e mitos.

Por conta disso, cuidado com as fontes de informação que você busca. O ideal é conversar com profissionais e buscar pesquisas sólidas, feitas por instituições sérias, para compreender mais sobre o câncer de mama sem se basear em “achismos”.

Quando obtemos mais conhecimento sobre uma situação, levamos essas informações para o nosso cérebro e damos a ele a chance de se sentir, mesmo que minimamente, um pouco mais no “controle”, o que pode reduzir a ansiedade na hora de lidar com o diagnóstico de câncer de mama.

3. Tire as dúvidas com a equipe médica

Sempre que tiver uma dúvida sobre o seu diagnóstico, não tenha vergonha de conversar com a equipe médica. Tirar as dúvidas com os profissionais qualificados é uma das formas de encontrar informações em fontes seguras.

Além do mais, a equipe que está acompanhando você é a que mais tem informações e dados sobre o seu caso, logo, tende a ser a mais bem preparada para ajudar você a dar os próximos passos na sua recuperação.

Veja mais: Câncer de mama: Saiba tudo sobre essa mal que atormenta as mulheres.

Mulher segurando placa com o símbolo que representa a prevenção do câncer de mama. Foto: Canva

4. Fortaleça a sua rede de apoio para lidar com o diagnóstico de câncer de mama

A sua rede de apoio, que pode ser de familiares e amigos, é muito importante neste momento. Aproxime-se de quem você ama e de quem você sabe que pode contar.

Seja sincera sobre os seus sentimentos e emoções, fortalecendo o vínculo e dando a si mesma a oportunidade de falar sobre a situação sem medo de ser julgada ou anulada.

A nossa rede de apoio faz diferença em qualquer esfera de nossas vidas, e diante de qualquer problema que possamos atravessar. Por isso, evite aderir ao comportamento de isolamento social, pois isso pode tornar a situação ainda mais difícil.

Aproxime-se de quem você considera, confia e ama. Acredite, essas interações podem fazer muita diferença em nosso emocional.

5. Invista na psicoterapia para lidar com o diagnóstico de câncer de mama

A psicoterapia também pode ajudá-la a lidar com o diagnóstico de câncer de mama. Neste caso, o profissional psicólogo, apto a ouvi-la ativamente, estará ali para acolher suas angústias e ajudá-la a reorganizar as emoções depois desse baque difícil.

O profissional não está ali para julgar ou diminuir você. Mas, sim, está ali apenas para ouvi-la e para intervir de modo que você possa evoluir positivamente rumo ao equilíbrio emocional e psíquico.

Veja mais: Síndrome do Ninho Vazio – O que é? Como lidar?

Mulheres segurando cartaz escrito “Esperança”. Foto: Canva

6. Evite abrir mão das atividades que gosta

Sabe aquelas atividades que você costumava fazer antes de saber que tinha câncer de mama? Pois bem! Procure manter esse tipo de atividade para garantir que os momentos de lazer e diversão não sejam excluídos da sua rotina.

Você não precisa abrir mão do que gosta para lidar com o diagnóstico de câncer de mama. Pelo contrário! Seguir com os seus hobbies e vivenciar momentos de descontração pode ser uma das formas de fortalecer o seu emocional e, até mesmo, o seu organismo, frente ao tratamento.

7. Siga as recomendações médicas

Sempre siga as recomendações e prescrições médicas. Evite ao máximo dar ouvidos aquelas “dicas do senso comum” sobre o tratamento de câncer de mama. Além do mais, jamais pratique a automedicação.

Esses comportamentos de deixar de lado o que o médico diz e seguir crenças populares pode ser bastante arriscado. Embora possa haver crenças que você mesma possui, o recomendável é que sempre converse com o médico antes de aderir a qualquer tipo de tratamento complementar.

Lembre-se de que o profissional de medicina estuda anos para oferecer a você o melhor atendimento possível, sempre com base em técnicas e métodos cientificamente comprovados.

Veja mais: Infecção urinária: Como ocorre e como tratar?

Mulheres segurando fita rosa que representa a conscientização do combate ao câncer de mama. Foto: Canva

8. Sempre que possível, ancore os pensamentos no aqui e agora

Sabemos que é um grande desafio lidar com o diagnóstico de câncer de mama. No entanto, lembre-se também de que você tem o poder de controlar os seus pensamentos, mesmo que no começo isso pareça difícil.

Portanto, sempre que possível, procure ancorar os seus pensamentos no aqui e agora.

Quando a ansiedade aparecer, ao invés de imaginar ou tentar entender o que pode vir a acontecer em seguida, foque no que está acontecendo hoje: Como se sente hoje? O que está fazendo neste exato momento? Qual passo do tratamento está pondo em prática?

Ancorar o pensamento no presente, sempre que possível, evita que aqueles pensamentos catastróficos atrapalhem a sua qualidade de vida no hoje.

Veja mais: Chá de angélica: conheça os principais benefícios à saúde

9. Tente manter a rotina mais próxima do normal para lidar com o diagnóstico de câncer de mama

Apesar de o baque ser grande, a verdade é que seguir com a rotina o mais próximo do normal é uma das formas de lidar com o diagnóstico de câncer de mama. Afinal, só porque você recebeu o diagnóstico não quer dizer que deverá passar anos na cama, concorda?

A sua vida normal pode seguir, embora existam algumas limitações, em alguns casos, que serão apresentadas pelo médico.

Inclusive, converse com o profissional de medicina e questione sobre as atividades que você coloca em prática hoje, visando entender o que pode ser mantido na rotina e o que tem que ser descartado.

Tudo aquilo que puder ser mantido pode permanecer na sua rotina. Assim, você pode criar uma atmosfera mais cômoda para atravessar a situação, uma vez que estará seguindo com uma rotina relativamente normal, não é mesmo?

Calendário de outubro com laço que representa a campanha do Outubro Rosa. Foto: Canva.

Esperamos que este conteúdo possa ter auxiliado de alguma forma. E lembre-se: em caso de dúvidas, procure um profissional qualificado.

Veja mais: Bem-estar para mulheres: 30 dicas incríveis para saúde da mulher

O post Como lidar com o diagnóstico de câncer de mama? apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Como lidar com o diagnóstico de câncer de mama?

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×