Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Contato com a natureza: Conheça 10 benefícios para crianças!

Sabemos que, mais do que contribuir para o desenvolvimento das crianças, estimular o Contato com a Natureza na infância também é essencial para a construção de um futuro melhor e mais sustentável. 

Quando as famílias ou a escola estimulam o contato com a natureza na infância, as crianças podem experimentar muitas sensações.

Sentir a grama fazer cócegas nos pés, os cabelos balançando com o vento, o cheiro das flores ou até mesmo as diferentes texturas dos troncos das árvores, além de poder plantar mudas e colher frutas direto do pé.

Todos esses são exemplos de sensações que os pequenos podem experimentar no contato com a natureza. Incrível, né? 

Os adultos, que hoje são pais, mães e cuidadores, certamente guardam lembranças especiais de viagens para a praia, passeios pelo parque e momentos repletos de diversão junto à natureza.

Contudo, nas últimas décadas, com os avanços da tecnologia e a correria no dia a dia, além de outras transformações, a maneira como as pessoas vivem e se relacionam se transformou. E isso afeta, inclusive, as crianças, que já nascem inseridas nesse novo contexto. 

Ou seja, todas essas mudanças transformaram profundamente o contato entre as crianças e o meio ambiente.

Essa mudança, que impactou o mundo todo, também chegou até os pequenos, formando a chamada Geração Alpha.

Mas o que é essa geração? São todas as crianças nascidas a partir de 2010, que já crescem conectadas com diferentes dispositivos como tablets, celulares e computadores, vivem rodeadas por tecnologia e estão desenvolvendo uma nova visão de mundo.

Duas meninas regando planta no jardim, em meio à natureza. Crédito da foto: Freepik

Transtorno do Déficit de Natureza

Tanto as famílias quanto os professores precisam monitorar o contato das crianças com a tecnologia e seus estímulos dentro e fora da sala de aula.

Pais e educadores que mantém os pequenos somente em casa ou dentro da sala de aula cercados de estímulos que ativam apenas alguns de seus sentidos, sem deixá-los interagir com o meio ambiente, estão não só privando as crianças do contato com a natureza na infância, como também contribuindo para o Transtorno do Déficit de Natureza.

Por isso, é muito importante que os professores estimulam as crianças através dessas experiências e estímulos com a natureza.

A seguir, veja alguns benefícios do contato com a natureza para os pequenos!

10 benefícios do contato com a natureza na infância

Afinal, por que estimular o contato com a natureza na infância é importante? Confira a seguir 10 benefícios que listamos para você!

1) Estimula a valorização da natureza

Em primeiro lugar, esse contato traz maior valorização da natureza por parte das crianças, que serão os cidadãos do futuro. Afinal, é preciso conhecer para preservar.

Portanto, práticas como brincar ao ar livre, explorar o meio ambiente, conhecer diferentes espécies e entrar em contato com a natureza na infância é fundamental para que as crianças valorizem a biodiversidade que as cerca.

Além disso, o convívio com o meio ambiente em conjunto com o aprendizado de práticas sustentáveis também são muito importantes para que os pequenos se tornem protagonistas nos cuidados com o planeta no futuro. 

2) Incentiva a imaginação 

Em segundo lugar, o contato com a natureza na infância desperta a imaginação e criatividade dos pequenos.

Assim, é possível encontrarem novas formas de se divertir ao passear em um parque ou uma praça com familiares e amigos.

Dessa forma, os pequenos criam novas memórias, expandem seu repertório, se divertem e aprendem a conviver consigo, com os outros e com o meio ambiente.

3) Fortalece o sistema imunológico

Segundo informações do Manual de Orientação desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), um dos grandes benefícios do contato com a natureza na infância é o fortalecimento do sistema imunológico dos pequenos e a prevenção da obesidade infantil.

Além disso, brincar ao ar livre e interagir com o meio ambiente também contribui para que as crianças aperfeiçoem suas habilidades psicomotoras, estimulando diretamente o desenvolvimento integral dos pequenos.

Menina segurando um muda de planta. Crédito da foto: Freepik

Criança em contato com a natureza: Por que é importante?

4) Melhora a qualidade do sono

Da mesma forma, explorar o meio ambiente por meio de brincadeiras e atividades proporciona uma grande sensação de bem-estar e relaxamento nas crianças. E isso traz uma melhora significativa na qualidade do sono dos pequenos.

Vale lembrar ainda que os sintomas da ansiedade nas crianças também são reduzidos a partir do contato com a natureza na infância.

5) Desenvolve os cinco sentidos

Ouvir o som dos pássaros, tocar a grama, sentir o vento no rosto, cheirar as flores e até mesmo provar uma fruta direto do pé são apenas algumas das experiências que as crianças podem vivenciar ao entrar em contato com a natureza na infância.

Dessa forma, os pequenos estimulam e desenvolvem os cinco sentidos enquanto se divertem explorando os espaços dos parques, praças e praias.

6) Aumenta a criatividade

Do mesmo modo, o contato com a natureza permite que a criança amplie e diversifique suas experiências sensoriais.

Todos os estímulos que ela recebe de cores, cheiros e texturas ampliam as conexões neurais e melhoram os sentidos.

Dessa forma, ela constrói um arquivo de experiências, sensações e imagens que é essencial para o aumento da criatividade.

Duas meninas observam plantas na natureza. A menina da frente segura uma lupa para observar. Crédito da foto: Freepik

10 benefícios do contato com a natureza na infância

7) Melhora a concentração

Continuando nossas dicas, as caminhadas ao ar livre e em contato com a natureza aumentam a capacidade de concentração.

Bastam 20 minutos para os benefícios aparecerem, e isso vale principalmente para crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), segundo um estudo publicado no Journal of Attention Disorders. 

Saiba mais aqui sobre crianças com TDAH.

8) Produz Vitamina D

A Vitamina D ganhou destaque no meio médico na última década com a descoberta de que ela tem um papel muito mais amplo do que se acreditava em nosso desenvolvimento e no sistema imunológico.

Como você bem sabe, tomar sol é essencial para a sua produção. Bastam 15 minutos diários de exposição, mas lembre-se: tem que ser sem protetor solar.

Leia mais sobre a importância da Vitamina D no corpo.

9) Aprimora o desempenho físico

Além de todos os benefícios que já vimos, podemos notar que praticar atividades físicas traz benefícios para a saúde e melhora o desempenho físico. Se estiverem associadas ao contato com a natureza, eles se ampliam ainda mais.

No caso dos pequenos, também ajuda no fortalecimento do sistema muscular e permite o desenvolvimento da noção espacial.

10) Contribui para a conservação da natureza

Em último lugar, contribui par a conservação da natureza.
Isso porque a criança que convive com o meio natural e desenvolve afinidade em relação à natureza, passa a apreciar e zelar pelo mundo à sua volta, já que respeita e o reconhece como seu ambiente de pertencimento.

Mãos segurando uma muda de planta na terra. Crédito da foto: Freepik

Como estimular o contato com a natureza na infância

Agora que já entendemos o porquê do contato com a natureza na infância ser tão importante, vamos descobrir como estimular isso nas crianças!

Contato com a natureza – 1) Histórias lúdicas

Primeiramente, um bom jeito de estimular esse contato e gosto pelo ar livre é através de histórias lúdicas.

Afinal, as histórias tem o poder único de apresentar novas perspectivas aos pequenos por meio da imaginação.

Por essa razão, livros infantis sobre a natureza são recursos excelentes para estimular as crianças a conhecerem, respeitarem e cuidarem do meio ambiente.

2) Passeios e atividades ao ar livre

E qual o melhor jeito de desenvolver esse gosto pela natureza do que estar, de fato, ao ar livre?

Existem diversas atividades que podemos fazer, como um delicioso piquenique no parque, uma viagem para um destino cercado pela natureza, uma tarde de atividades na pracinha do bairro ou até mesmo um convite para acampar.

Essas são algumas entre tantas possibilidades que envolvem o contato com a natureza na infância e constroem lembranças especiais, além de proporcionar tempo de qualidade em família.

Contato com a natureza – 3) Mini horta em casa

Quer estimular o contato diário dos pequenos com a terra e as plantas? Fazer uma mini horta em casa é a melhor solução, além de proporcionar benefícios como a educação alimentar e a responsabilidade.

Confira aqui o passo a passo de como montar uma horta em casa com seu filho, incentivando o contato com a natureza na infância por meio de experiências em família repletas de diversão e aprendizado.

4) Controle da tecnologia

Por fim, controlar o acesso das crianças à tecnologia é um dever fundamental dos pais e cuidadores que desejam estimular a relação dos filhos com a natureza.

Por isso, é muito importante monitorar o tempo de exposição dos pequenos às telas. 

Veja aqui como evitar que seu filho fique o tempo todo no celular.

Para concluir esse artigo, descobrimos que o contato com a natureza traz muitos benefícios para o corpo, mas os mais importantes são aqueles que estão relacionados a emoções e memórias.

Ou seja, boas lembranças que serão levadas para a vida toda. Aproveitem juntos esse tempo de descontração!

O post Contato com a natureza: Conheça 10 benefícios para crianças! apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Contato com a natureza: Conheça 10 benefícios para crianças!

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×