Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Vitamina D principais benefícios, fontes e importância

Vitamina D principais benefícios: Você sabe qual é a importância para a nossa saúde e bem-estar?

No artigo de hoje, você confere os principais benefícios, fontes e importância desse componente.

Primeiramente, é um pré-hormônio muito importante na regulação dos níveis de cálcio no nosso organismo e na manutenção da nossa saúde óssea.

A principal fonte desta vitamina é a sua produção na pele desencadeada pelo sol, sendo os alimentos responsáveis por uma pequena parcela das nossas necessidades diárias.

Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina D são peixes como atum, sardinha e salmão, gema de ovo e cogumelos.

Descubra tudo sobre a vitamina D!

Mulher relaxando em frente a praia, no por do sol. Crédito da foto: Freepik

Vitamina D principais benefícios, fontes e importância

Qual a principal tarefa da Vitamina D?

Sua principal tarefa é promover a absorção de cálcio pelo intestino, sendo este um mineral muito importante para a formação e a remodelação óssea (quando o tecido ósseo maduro é removido e um novo tecido ósseo é formado).

De acordo com a análise de mais de 195 estudos, mais da metade da população mundial é deficiente em vitamina D!

Vitamina D principais benefícios: o que é e quais as principais fontes

Uma das principais funções da vitamina D é a manutenção da massa óssea. Ela é extremamente necessária para que nosso corpo consiga absorver cálcio. A vitamina D é essencial para ossos fortes, pois ajuda o corpo a usar cálcio consumido na dieta.

Além dessa importante função, alguns estudos têm sugerido que essa vitamina também pode influenciar também o sistema imunológico.

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como óleos de salmão, atum e sardinha, gema de ovo, fígado, leite, iogurte e queijos ou em cápsulas ou comprimidos.

Contudo, a principal fonte desse nutriente é a exposição solar. Por esta razão ela é frequentemente chamada de vitamina do sol.

Os raios ultravioletas do tipo B (UVB) os responsáveis pela síntese dessa substância em nosso organismo.

Além da exposição ao sol, a vitamina D também pode ser obtida através de alguns alimentos, sendo os principais:

  • Óleo de fígado de peixes;
  • Salmão;
  • Atum;
  • Frutos do mar;
  • Manteiga;
  • Queijo;
  • Ostras;
  • Espinafre;
  • Suco de laranja;
  • Cogumelos;
  • Gema de ovo;
  • Leite e derivados.

É importante que o consumo desses alimentos faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada, orientada pelo nutricionista, e que complemente à exposição diária ao sol.

Legumes, salmão, abacate, entre outros, em uma mesa. Crédito da foto: Freepik

Qual a quantidade normal de vitamina D para o organismo?

A quantidade correta de vitamina D pode nos proteger contra uma variedade de condições, como câncer, diabetes tipo 1, esclerose múltipla e depressão.

Além disso, ela também suporta a saúde do sistema imunológico, cérebro e sistema nervoso.

Embora não exista consenso sobre os níveis necessários dessa vitamina para uma saúde ideal, destaca-se que as quantidades diferem dependendo da idade e das condições de saúde.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, os valores desejáveis para a população em geral é que seja superior a 20 ng/mL.

Já para grupos de risco como idosos, gestantes, doenças inflamatórias, doenças autoimunes e renal crônica e pré-bariátricos, a recomendação é que seja entre 30 e 60 ng/mL.

A deficiência dessa substância era associada ao raquitismo, uma doença na qual o tecido ósseo não mineraliza adequadamente, ocasionando a formação de ossos moles e deformidades esqueléticas.

Sintomas e causas de deficiência de vitamina D

Os baixos níveis dessa vitamina podem ser causados por falta de exposição ao sol ou ao tipo de alimentação.

Mas a deficiência dessa substância também pode ocorrer por vários outros motivos.

Confira a seguir:

  • Se você não consome alimentos de origem animal e não suplementa essa substância.
  • Se sua exposição à luz solar é limitada. Pois o corpo produz vitamina D quando a pele é exposta à luz solar. Apesar de algumas pessoas se exporem ao sol, o uso de roupas longas ou coberturas para a cabeça podem restringir a exposição ao sol.
  • Pessoas que têm pele escura também podem ter comprometida a absorção de vitamina D. Pois o pigmento melanina reduz a capacidade da pele de produzir essa vitamina em resposta à exposição à luz solar.
  • Os rins não conseguem converter a vitamina D em sua forma ativa. Isso ocorre, principalmente, à medida em que as pessoas envelhecem porque os rins são menos capazes de converter a vitamina em sua forma ativa.
  • Obesidade. Como o nutriente é extraído do sangue pelas células adiposas, alterando sua liberação na circulação, as pessoas com um índice de massa corporal igual ou superior a 30 podem ter, frequentemente, baixos níveis sanguíneos desse elemento.

Além de exames de sangue, como saber se a pessoa tem deficiência desse nutriente?

Entre alguns sintomas estão a dor óssea e a fraqueza muscular. No entanto, para muitas pessoas, os sintomas são sutis e até imperceptíveis.

Mas, a falta dessa substância pode representar vários riscos à saúde. Dentre eles estão: depressão, irritabilidade e fadiga.

No caso da depressão, sabe-se que a deficiência de outras substâncias, como as vitaminas B6, B12 e folato, também são responsáveis por esse problema, bem como a uma ampla gama de problemas de saúde mental e física.

Os baixos níveis sanguíneos da vitamina foram associados ao seguinte:

  1. Aumento do risco de morte por doença cardiovascular;
  2. Comprometimento cognitivo em idosos;
  3. Asma grave em crianças;
  4. Câncer;
  5. Pesquisas sugerem que ela pode desempenhar um papel na prevenção e tratamento de várias condições diferentes, incluindo diabetes tipo 1 e tipo 2, hipertensão, intolerância à glicose e esclerose múltipla.

Mulher fazendo exercício na praia. Crédito da foto: Freepik

Vitamina D principais benefícios e Tratamento 

Primeiramente, se a pessoa tiver algum sintoma, alguma situação ou predisposição para deficiência da vitamina D, recomenda-se que procure um médico.

Sendo assim, a partir de exames de sangue é possível conhecer os níveis dessa substância e, se necessário, iniciar um tratamento, com acompanhamento médico.

O tratamento para a deficiência desta vitamina envolve a obtenção de mais vitamina D, seja por meio de dieta ou suplementação.

Para tratar a deficiência dessa vitamina, as maneiras pelas quais você pode ingerir aumentar o consume incluem:

  • Inclusão de suplementos;
  • Aumento da exposição solar;
  • Ingestão de alimentos que contenham vitamina D ou fortificados com vitamina D.

Por quanto tempo é necessário tomar sol?

Por fim, segundo os especialistas, é necessário tomar sol por algo em torno de 5 a 30 minutos na região do rosto, mãos, braços e pernas, sem protetor solar e particularmente entre 10h e 16h. Essa quantidade deve ser diariamente ou pelo menos duas vezes por semana.

Isso já é suficiente para conseguir a quantidade ideal dessa vitamina para o organismo. Que tal começar amanhã mesmo?

Agora que você já conhece os principais benefícios, fontes e importância da Vitamina D, para a nossa saúde e bem-estar, leia também sobre a importância da vitamina D para bebês.

O post Vitamina D principais benefícios, fontes e importância apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Vitamina D principais benefícios, fontes e importância

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×