Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Curiosidades sobre o recém-nascido – 18 fatos

Neste texto, apresentamos algumas curiosidades sobre o recém-nascido, com o propósito de trazer informações para os pais de primeira viagem e os curiosos de plantão. 

Afinal, com a chegada do bebê, tudo é novidade, por isso, saber um pouco mais sobre os pequenos, antes de estes nascerem, ajuda na tomada de decisão e também no conhecimento dessa fase tão incrível do recém-chegado.

Para te ajudar e tirar algumas dúvidas, separamos uma lista com curiosidades sobre o recém-nascido. Continue a leitura e saiba mais!

Leia mais: Primavera verão 2022: Tendências de moda que irão bombar!

Foto de ensaio newborn. Foto: Canva

Curiosidades sobre o recém-nascido – Descubra aqui

Entre as curiosidades sobre o recém-nascido, estão algumas mudanças físicas nos pequenos, bem como fatos que você nem imaginava acontecer! Acompanhe:

1- Bebês têm um crescimento acelerado

Uma das curiosidades sobre o recém-nascido é que eles têm um crescimento bastante acelerado. Logo nas primeiras semanas, o desenvolvimento físico é perceptível para todos à sua volta.

Quando o bebê chega aos 5 meses, seu tamanho e peso dobram, já que a cada 30 dias eles podem crescer cerca de 2,5 cm. Esse crescimento acelerado ocorre até os seis meses.

2- Recém-nascidos choram sem lágrimas

O primeiro choro do bebê é realmente bem importante, visto que é preciso colocar os pulmões para funcionar.

Porém, vale salientar que os recém-nascidos choram sem lágrimas até o terceiro mês de vida. Segundo alguns estudos, isso ocorre devido os ductos lacrimais ainda não estão abertos, já que os bebês não precisam umidificar os olhos nesta primeira fase de sua vida.

Veja mais: Como lavar o cabelo do bebê?

3- Crianças nascem com 300 ossos

Um fato bastante curioso é que os recém-nascidos nascem com 300 ossos, enquanto o adulto, tem apenas 206 ossos.

Esse fenômeno é cientificamente comprovado, pois a construção corporal muda com o tempo de crescimento da criança, de acordo com os famosos picos de crescimento infantil.

Para se ter uma ideia, o crânio do bebê, no nascimento, não é fundido, isso permite que ele seja adaptado ao tamanho do canal vaginal durante o parto. 

Além disso, os pés também viram com facilidade, devido aos ossos que ainda estão em formação.

Foto de ensaio newborn. Foto: Canva

Curiosidades sobre o recém-nascido: 4- Recém-nascidos tendem a dormir bastante

Mais um fato curioso sobre os bebês recém-nascidos é que eles tendem a dormir bastante, durante os primeiros meses de vida.

Os recém-nascidos dormem cerca de 16 a 18 horas por dia, sendo alternado entre o dia e a noite, com intervalos para se alimentar e interagir durante o banho, por exemplo.

Dormir bastante ajuda no crescimento saudável do bebê, já que é durante o sono que o hormônio do crescimento é liberado.

Veja mais: Hora do soninho: Dicas para as sonecas do dia a dia

5- Não nascem sabendo mamar 

Mesmo que seja instintivo, saiba que o bebê não nasce sabendo mamar. Assim como a mãe aprende a dar de mamar, ele também passa por um processo de aprendizagem.

A boa notícia é que o estômago do bebê é pequeno, por isso, a prática pode ajudar nesse processo de aprendizado vivido pela mãe e seu filho. 

Tenha tranquilidade e paciência para realizar o ato da amamentação, pois o leite é o alimento essencial para o crescimento do pequeno.

Pezinho do bebê recém-nascido com uma florzinha. Foto: Canva

Curiosidades sobre o recém-nascido: 6- Recém-nascidos tendem a emagrecer

É normal que na primeira semana de vida o bebê emagreça, isso acontece devido à adaptação da criança e mudanças no organismo.

Na primeira semana, o bebê poderá perder cerca de 10% do seu peso corporal, mas na segunda semana ele volta com os níveis normais de peso.

Por isso, não fique assustada na primeira consulta com o médico se o bebê estiver mais magrinho, isso é natural e tende a acontecer com a maioria dos bebês recém-nascidos.

7- Queda de cabelo é normal em recém-nascidos

Outras curiosidades sobre o recém-nascido é a queda de cabelo, podendo ocorrer até o quarto mês de vida da criança.

Mas não entre em pânico se isso acontecer. Inclusive, é possível que você nem perceba a queda de cabelo na cabeça do seu filho, mas sim, apenas no travesseiro.

Assim como os fios de cabelo em adultos, os dos bebês precisam passar por um processo de renovação capilar, portanto, é algo natural.

Veja também: Higiene do bebê: dicas para fazer corretamente

Bebê recém-nascido dormindo. Foto: Canva

8- Recém-nascidos têm visão mais curta

Além de uma visão mais embaçada, os recém-nascidos têm uma visão mais curta, enxergando até 30 cm à sua frente.

Um fato curioso é que essa é exatamente a distância que um bebê e sua mãe têm quando é hora de amamentar.

9- Primeiras “fezes” do bebê não é um cocô

As primeiras fezes do bebê não é um cocô? Pasmem com essa curiosidade! O primeiro suposto “cocô” está relacionado a um fenômeno chamado mecônio.

O mecônio nada mais é do que uma pasta escura com componentes e fluidos vindos do útero. Ou seja, o bebê engole o líquido que estava dentro da placenta e o corpo expele através do primeiro cocô do bebê.

Leia mais: Produtos de higiene para bebê: Quais os principais produtos?

Foto de ensaio newborn. Foto: Canva

10- Bebês recém-nascidos podem descamar

Os bebês recém-nascidos podem descamar por alguns dias após o nascimento, sendo essas casquinhas um efeito natural do corpo.

É uma forma de a criança se proteger, podendo ser removida com óleo para higiene dos bebês e durante os banhos do recém-nascido.

Leia mais: Cuidados com a pele do bebê: veja dicas interessantes

Curiosidades sobre o recém-nascido: 11- Bolinhas na pele do bebê são normais

Não se assuste, as bolinhas na pele do bebê são normais, principalmente as que aparecem no rosto, perto das bochechas e no nariz.

Isso acontece devido à produção de hormônios em contato ainda no útero, desaparecendo normalmente com o passar do tempo.

Porém, se essas “bolinhas” persistirem e houver outros sintomas, é muito importante conversar com o médico, ok?

12- Recém-nascido pode nascer peludinho

O recém-nascido pode nascer peludinho, pois o nascimento dos pelos acontece ainda dentro do útero, sendo assim chamado de lanugo.

Essa camada fina de pelos pode cair ainda dentro do útero, porém, algumas crianças podem nascer com pelinhos que cairão com o tempo.

Veja mais: Brincadeiras para bebês: 25 brincadeiras para se inspirar

13- Sorriso do recém-nascido não é intencional

Mesmo que seja fofo, o sorriso do recém-nascido não é intencional, é apenas um reflexo motor natural da criança.

No entanto, o sorriso voluntário propriamente dito, só acontece por volta dos quatro meses do pequeno. Mesmo assim, é gostoso pensar que os bebês sorriem!

Mãe segurando o seu filho no colo. Foto: Canva

14- Amamentam-se e respiram ao mesmo tempo

Após aprenderem a mamar, uma curiosidade é que o bebê amamenta-se e respira simultaneamente.

Durante 20 a 40 minutos a criança recém-nascida está sendo nutrida pelo leite materno e, ao mesmo tempo, respirando simultaneamente. 

Diferente das crianças maiores, jovens e adultos, isso ocorre devido à posição da laringe do bebê que cria uma separação com as vias respiratórias.

15- Recém-nascidos podem produzir leite

Os recém-nascidos podem produzir leite, esse fenômeno ocorre em apenas 5% dos recém-nascidos, chamado de galactorreia neonatal.

Geralmente, é observada pouca quantidade de leite nos mamilos do bebê, que desaparece com o tempo.

16- Curiosidades sobre o recém-nascido: não sentem gosto amargo

Entre as curiosidades sobre o recém-nascido, uma delas está relacionada ao paladar: os recém-nascidos não sentem o gosto amargo.

O sabor doce e azedo podem ser sentidos logo quando eles nascem, porém, o amargo apenas a partir dos dois meses. Já o salgado, não sentem o gosto até os quatro meses.

Leia mais: Tipos de brinquedos para bebês: Lista de acordo com a idade

Curiosidades sobre o recém-nascido: 17- Não precisam beber água nos primeiros meses

Muita gente têm dúvidas se o bebê precisa beber água. Uma das curiosidades do recém-nascido é que eles não precisam disso nos primeiro meses.

Na verdade, o consumo de água para o bebê recém-nascido pode deixá-lo hiper hidratado, causando um desequilíbrio que impacta o crescimento do bebê. 

18- Recém-nascido consegue segurar a respiração embaixo d’água

Em nossa lista de curiosidades sobre o recém-nascido, está a capacidade dos recém-nascidos prenderem a respiração embaixo d’água.

Esse fenômeno ocorre na maioria dos bebês até que completem seis meses. Trata-se de um comportamento autônomo do organismo, que desacelera os batimentos cardíacos, contraindo os vasos sanguíneos e conservação do oxigênio para não inalar água.

Mãe segurando a mão do bebê recém-nascido. Foto: Canva

Gostou da nossa lista de curiosidades? Se tiver algo a acrescentar, é só deixar um comentário aqui embaixo!

E, ah! Lembre-se de manter as visitas periódicas ao médico pediatra, sempre seguindo as recomendações profissionais com relação aos cuidados com o bebê.

Este conteúdo é apenas para descontração e diversão, e não deve ser usado como diagnóstico ou indicação do que deve ou não ser feito com o seu filho.

Até a próxima!

Leia mais: Como proteger o bebê no sol? Veja dicas!

O post Curiosidades sobre o recém-nascido – 18 fatos apareceu primeiro em Mil Dicas de Mãe.



This post first appeared on Mil Dicas De Mãe, please read the originial post: here

Share the post

Curiosidades sobre o recém-nascido – 18 fatos

×

Subscribe to Mil Dicas De Mãe

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×