Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Entendendo o alertta do apt-get: "os pacotes a seguir tem dependências desencontradas"

A vantagem maior do linux, na minha opinião, é baixar aplicativos via internet, com todas as dependências necessárias, sem maiores dores de cabeça... desde que você não tenha feito caca. ;-P

Mas cacas acontecem, principalmente quando o usuário adiciona na sources.list repositórios não oficiais, que não respeitam o ciclo de desenvolvimento da versão do linux que esteja usando.

E quando isso acontece, um dos alertas do apt-get é esse (exemplo):


Tentamos instalar o aplicativo "postgresql-11-postgis-2.5, que não faz parte dos repositórios, e apareceu o seguinte aviso:

"Os pacotes a seguir tem dependências desencontradas: postgresql-11-postgis-2.5 : Depende: libgeos-c1v5 (>= 3.7.0) mas 3.6.2-1build2 está para ser instalado E: impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados".

Que informações podemos tirar do mesmo? "dependências desencontradas" mostra que a dos repositórios não serve para o pacote postgresql. Ele exige a libgeos >= 3.7.0, mas o apt só tem a 3.6.2.

A frase "E: impossível corrigir problemas" encerra qualquer possibilidade de êxito na instalação do postgresql-11. Você deve desinstalá-lo com este comando (como root):

COM SUDO
$ sudo apt-get purge postgresql-11-postgis-2.5 

SEM SUDO
$ su - 
#
 
apt-get purge postgresql-11-postgis-2.5 
#
exit 
Como resolver isso então, se precisar do aplicativo? Neste caso, você tem de instalar a versão existente no repositório de sua distro, que pode ser descoberto com o comando:

$ apt-cache show PACOTE

$ apt-cache show postgreesql- 
postgresql-10 - object-relational SQL database, version 10 server

Recomendo o "apt-get show" porque ele não requer acesso como super-usuário (root), já que pesquisa no cache do próprio apt. No nosso exemplo, o pacote disponível é a versão 10.

Se a versão disponível não servir, você deverá procurar um repositório não oficial, que forneça todos os pacotes necessários. Obviamente, por SUA conta e risco.

Até a próxima dica!
;-))


This post first appeared on Dicas De Linux, please read the originial post: here

Share the post

Entendendo o alertta do apt-get: "os pacotes a seguir tem dependências desencontradas"

×

Subscribe to Dicas De Linux

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×