Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Violência nas escolas: Chega!

Vergonhosamente, para quem não sabe, o Brasil está em primeiro lugar no ranking de violência contra professores nas escolas. Isso precisa mudar, sabe o porquê?

Para aprender a ler, você Precisa de um bom professor.
Para ter contato com primeiros colegas e interagir com eles, você precisa ir à escola. Também encontrará um professor por lá.
Para aprender contas básicas, noções de outras matérias, abrir a mente… Você precisa conhecer a escola. Mesmo na era do Google, o despertar da curiosidade precisa ser desenvolvido. Ainda existem professores com esse dom.
Você quer fazer um cursinho pré-vestibular? Vai passar por um professor.
Quer fazer faculdade? Vai continuar convivendo com professores.
Queira enxergar isso ou não, os professores fazem parte da vida de todos os alfabetizados. Como em toda a profissão, existem bons professores e maus professores, que perderam talvez o encanto. Já que tantos profissionais passam por ele e não o valorizam como deveriam. Isso mesmo. Falta professor na sua escola, sabe a razão? Porque alguns deles entraram em uma licença médica por estresse, violência… Outros mudaram de ramo.
Por exemplo, muitos professores de matemática, química e física. Por mais amor que o profissional tenha, cada um sabe onde o calo aperta.
Vale a pena embarcar nessa por amor, só que não é o bastante. Não é só o amor que te sustenta.
Engraçado como muitos estudantes se conformam em estudar oito, nove anos um idioma como o inglês, sendo que bastam quatro anos em média para sair falando o idioma. Ou seja: Estudam oito, nove anos um idioma e saem da escola sem falar o básico e aceitam quietos. Citei um exemplo real.
Acham "da hora" não ter professor para poder ir embora mais cedo… Estão do jeito que um (mau) governo gosta. Guiados como gado. Escutem Admirável Gado Novo, do Zé Ramalho, e entenderão. Ou leiam a letra!
A escola precisa mudar, ser mais atrativa. Mas faltam grandes talentos, pois até eles estão migrando para outros caminhos. Estariam eles errados?
Considero uma profissão linda, mesmo sem ser valorizada. Amo ver as crianças tentando falar inglês, dando sugestões para uma aula mais atrativa. Cada um escolhe o que quer plantar.
Não abri mão desse convívio, sabe… Gosto de ser uma mediadora do conhecimento. Não o tenho plenamente nas mãos, mas gosto de ser um meio que ajuda a atingi-lo. Faço a minha parte.
Quer mudar essa situação? Cobre! Peçam ajuda aos pais para isso. Façam sugestões e entreguem à direção. Demonstrem se importar. Cortem o mal pela raiz!
Referências:
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/08/pesquisa-poe-brasil-em-topo-de-ranking-de-violencia-contra-professores.html
http://www.vagalume.com.br/ze-ramalho/admiravel-gado-novo.html
http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/violencia-contra-os-professores-nao-pode-ser-vista-como-normal.html


This post first appeared on Brasileirérrima, please read the originial post: here

Share the post

Violência nas escolas: Chega!

×

Subscribe to Brasileirérrima

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×