Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que esperar em um processo seletivo para analista de dados: dicas e truques

Eis uma dúvida comum: Como é um Processo Seletivo para analista de dados?

Nesse artigo vou compartilhar um pouco da minha experiência ao longo de alguns processos seletivos para a vaga de analista de dados, sendo que para muitas outras vagas o processo é bem similar e você pode ter uma ideia geral de como funciona.

Tenha em mente que existem diversas etapas de um processo e procura encontrar um bom emprego. é similar a encontrar um bom parceiro para um relacionamento amoroso.

Assim como você procura uma boa vaga para se alocar, existem do outro lado empresas procurando por um bom profissional para agregarem.

Porém o conceito do que é bom varia tanto de empresa para empresa como de profissional para profissional.

Então não leve para o lado pessoal quando você for rejeitado em um processo seletivo,

A rejeição faz parte dos processos seletivos

Tente enxergar o motivo dos nãos que receber e reflita se você pode fazer algo para melhorar Isso e ter resultados superiores nas próximas oportunidades.

Por exemplo, se você não soube se vender na parte da entrevista, anote os pontos onde poderia melhorar e trabalhe para da próxima vez fazer melhor.

Já se faltou algum conteúdo técnico e isso ficou claro no processo seletivo para analista de dados, você já tem um norte de onde dedicar suas próximas horas para se aperfeiçoar.

Também há casos onde simplesmente você não se encaixa na cultura da empresa e poderá até pedir para se retirar do processo seletivo devido a isso.

Saiba se valorizar como profissional e ter essa sabedoria para entender que, se você tentar se forçar a estar um lugar onde não pertence, nem seus resultados serão satisfatórios, nem a visão que terão de você será bacana. Então você pode acabar se manchando como profissional, além de fazer tanto a empresa quanto você perderem tempo à toa.

Dito isto, vamos ver etapa por etapa, de modo geral, como funciona um processo seletivo para analista de dados.

1. LinkedIn – O começo de tudo

Deixei como título dessa sessão a principal plataforma por onde atualmente se encontram as melhores oportunidades do mercado. Poréms existem outras opções interessantes também, como a Revelo e outras não tão conhecidas assim.

Enfim, o ideal é que você trabalhe o seu perfil em cada uma dessas plataformas, deixando ele completo com todas as informações necessárias.

O mais importante aqui é você saber condensar todos os seus conhecimentos, todas as suas experiências e o que você pode agregar na empresa de seu empregador futuro.

Capriche. Separe alguns dias da sua semana ou até mesmo de várias semanas para ir aperfeiçoando aos poucos o seu perfil nessas plataformas.

Tenha em mente que esse perfil muitas vezes será o ponto de contato inicial entre o recrutador e você. Se não passar nessa primeira análise, você pode ser descartado antes mesmo de entrar no processo seletivo para analista de dados.

2. Candidatura em vagas de emprego

Nessa etapa você não pode ter receio de pecar pelo excesso.

Saiba que existem no mínimo centenas (para não dizer milhares ou dezenas de milhares) de pessoas que também estão procurando por uma boa posição no mercado ao mesmo tempo que você.

Por isso, não se contente em se cadastrar em uma ou 2 vagas por dia ou mesmo por semana, porque, sinceramente, em boa parte das vezes você não irá passar dessa etapa.

Minha recomendação é que você separe pelo menos uma ou 2 horas do seu dia apenas para se candidatar a vagas.

Aqui você pode contar com a tecnologia e o avanço das redes sociais hoje em dia.

Tendo isso em mente, fica muito mais fácil se candidatar a vagas de emprego, já que você não precisa fazer um cadastro do zero em todo o site de empresa que existe.

Boa parte das vagas estão em sites como LinkedIn, onde você pode deixar o seu currículo atualizado e fazer candidatura simplificadas.

Mesmo quando é necessário fazer algum cadastro externo, este costuma ser feito em uma ou 2 plataformas populares que boa parte das empresas utilizam.

Sendo assim, você terá um trabalho a mais nos primeiros dias e depois poderá reutilizar esses dados de cadastros em boa parte das próximas candidaturas.

Em quantas vagas por dia devo me cadastrar?

Recomendo que você se cadastre em pelo menos de 10 a 20 vagas por dia.

Tenha cuidado para ler a descrição dessas vagas e ver se você atende a pelo menos 50% dos pré-requisitos pedidos.

Também fica uma dica extra: não se cadastre apenas em vagas onde você atenda 100% das exigências, pois muitas vezes a descrição das vagas são copiadas e coladas de outros lugares e a posição em questão não demanda necessariamente todas as experiências e conhecimentos descritos.

3. Entrevista inicial com RH

Após esse período inicial do processo seletivo para analista de dados, você será aprovado para a próxima etapa do processo seletivo em algumas delas.

Nesse momento algumas vezes são incluídos os testes, outras vezes já se começa com uma entrevista com o RH.

De todo modo, quase sempre você fará essas 2 etapas, em uma ordem ou outra.

Atenção: É extremamente importante você estar preparado para a entrevista!

O mínimo do mínimo que se espera é que você seja pontual, esteja bem vestido e tenha se preparado minimamente, sabendo mais informações sobre a empresa, sua área de atuação, o que ela faz e onde você poderia agregar no quadro de funcionários dessa empresa.

Também é importante manter-se sereno e responder com clareza o que lhe for perguntado.

Ao final dessa entrevista costuma ser aberto um espaço para que você tire eventuais dúvidas. Aproveite bem esse espaço, tanto para demonstrar que realmente está interessado na vaga, quanto para tirar dúvidas e ver se você realmente se encaixa naquela posição e naquela cultura de trabalho.

4. Testes práticos

Essa é a parte onde a maioria das pessoas gosta de estar.

Afinal, você se prepara tanto e estuda tanto sobre sua área de atuação porque gosta muito dela (ao menos é o que se espera…).

Nessa parte dos testes, geralmente costuma ser oferecido um case para que você possa trabalhar em cima resolvendo algumas questões.

Saiba que esse case corresponde à situações próximas ao que você trabalhará no dia a dia dentro da empresa.

Cuidado para não deixar para responder esse case na última hora, sendo refém da Lei de Parkinson.

Logo no início é dado um prazo para entrega para o case, então aproveite o máximo possível desse período, ao invés de simplesmente deixar para fazer no último dia.

No primeiro dia você pode abrir o case e dar uma visualizada geral para ter um panorama de toda a situação e ir dormir com aquilo fresco em sua cabeça, fazendo assim com que essas informações sejam processadas ao longo de sua noite de sono.

Leia também: Aplicativo para estudar programação pelo celular

Dependendo da empresa, você terá um teste extremamente longo, onde nem é esperado que você responda a 100% dele devido ao tempo e o prazo limite para entrega.

De toda forma, dedique-se ao máximo e tente fazer todo o teste com a maior qualidade possível.

Em muitos casos também é interessante ir além do que foi pedido, principalmente quando você precisa de gravar vídeos falando um pouco mais sobre o resultado final do trabalho e algumas conclusões que podem ser geradas por ele.

5. Entrevista com gestor

Quando você chega nessa etapa de entrevista com o gestor final, você já está no praticamente na última etapa do processo seletivo.

Fazendo uma comparação simples, é como se você lá no início começasse a conversar com a mulher no Tinder e a essa altura você já está saindo em um encontro com ela.

Ou seja, você passou de todas as etapas iniciais de validação e se provou ser um bom partido. Agora, basta você não fazer besteira para pôr tudo a perder.

É muito importante aqui que você não se coloque numa posição inferior à que a pessoa com quem está conversando.

Essa entrevista com o gestor serve para te avaliar, mas também serve para você avaliar a empresa, a gestão e qual o papel dessa vaga na sua vida.

Assim você pode entender melhor se os ideais, valores e cultura de trabalho dessa empresa se conectam com os seus e vocês podem formar uma boa equipe juntos.

É bem comum ficar nervoso neste momento, até porque você estará falando, a princípio, com uma autoridade profissional perante você.

Aquecimento para a entrevista com o gestor

Para ajudar a diminuir esse nervosismo, existem algumas estratégias, como fazer um aquecimento prévio.

Eu gosto bastante de escutar uma playlist com músicas que elevam meu estado de espírito e que eu vou deixar o link aqui para você ouvir também ou se inspirar e construir a sua própria playlist com suas músicas favoritas.

Outra estratégia é aquecer sua dinâmica social, interagindo com outras pessoas um pouco antes dessa entrevista.

Você pode, por exemplo, ligar para um amigo ou conversar com alguém na sua própria casa ou na sua vizinhança

O importante é que você converse em tempo real. Por isso, evite enviar mensagens de texto ou mesmo mensagens gravadas por aplicativos como o WhatsApp.

Essa etapa do processo seletivo para analista de dados é crítica e você precisa se esforçar para entregar seu melhor.

Por isso, no momento da entrevista, esteja preparado como sempre se espera e também anote dúvidas que porventura você tenha sobre a empresa, sobre o cargo, sobre sua rotina de trabalho, sobre questões relativas aos processos do cotidiano da empresa… Enfim, dúvidas em geral para você perguntar ao gestor.

Perguntas comuns no processo seletivo para analista de dados

Existem algumas perguntas que são comuns em quase todas as entrevistas. Entre elas, estão questões como:

  • Qual seu ponto forte?
  • Qual seu ponto fraco?
  • Onde você se enxerga daqui a 5 ou 10 anos?
  • E outras questões perguntando sobre resultados que você já gerou no passado em outros empregos que teve.

É importante estar preparado para esse tipo de questão, pois responder de bate pronto pode nem sempre gerar a melhor resposta possível.

Aqui, é claro que você não deve ensaiar uma resposta que você irá simplesmente copiar e colar. Mas, claro, melhor estar preparado do que ser pego com as calças curtas.

Qual seu ponto forte?

Ao trabalhar a resposta para a indicar seu ponto forte, demonstra também por que você acha isso e como isso poderia agregar na empresa.

Por exemplo, um ponto forte seu pode ser ter uma orientação a resultados. Você pode citar projetos em que trabalhou e isso foi explícito na prática. Mostre como esse foco em resultados te ajudou a gerar melhores entregas finais ao realizar alguma tarefa em um trabalho ou mesmo em um teste prático da faculdade (caso não tenha experiência profissional ainda).

Qual seu ponto fraco?

Na questão de ponto fraco, muita gente vem com aquela resposta que dá até sono falando que é muito perfeccionista.

Se eu fosse fazer uma entrevista e você me respondesse isso, sinceramente, a vontade seria de encerrar a chamada imediatamente.

Não tente responder algo pronto que vai agradar ao máximo o gestor. Seja sincero e tente responder algo real, que realmente seja um ponto fraco seu e no qual você esteja trabalhando para melhorar.

Por exemplo, se você é uma pessoa que acaba gastando mais tempo do que deveria para fazer uma tarefa, toque nesse ponto, mas não de maneira negativa, falando que você é um enrolão safado (rs).

Comente que você já teve dificuldades no passado para realizar uma grande quantidade de tarefas em pouco tempo. Explique que por isso, atualmente você utiliza ferramentas de gestão de tempo ou de produtividade, ou listas de tarefa e tem conseguido se sair muito melhor a partir do momento que passou a utilizar esse método.

O importante aqui é você citar um ponto fraco que não será prejudicial para o seu desenvolvimento no trabalho. Assim como também deixar claro como você está empenhado em melhorar este ponto fraco e já tem tomado as atitudes práticas para isso.

Onde você se imagina daqui a 5 anos?

Com relação ao seu futuro, o que o gestor quer saber é basicamente se poderá contar com você, confiar em você para aquela posição durante mais tempo.

Afinal, existem alguns setores onde a rotatividade de funcionários é muito alta e ele não quer contar com alguém por poucas semanas antes da pessoa simplesmente partir para a próxima.

Então, também trabalhe sua resposta pensando nisso.

Pretensão salarial

Esse assunto é um tabu para muita gente, mas não há motivos para isso.

Como profissional, é sua obrigação saber quanto seu serviço vale. Ao menos quanto vale sua hora de serviço.

Tendo esse número em mente, calcule de acordo com o contrato pretendido (CLT, PJ mensal, PJ por projeto…) e terá um valor bem definido em mente.

Para ajudar, você pode conversar com outras pessoas de sua área de atuação (pode inclusive me chamar no LinkedIn), tendo assim um ponto de partida por onde começar.

É importante que você não deixe uma faixa em aberto (de 4.500 a 5.000 por mês, por exemplo), pois isso não faz o mínimo sentido.

Já imaginou pedir um orçamento para um pedreiro reformar sua casa e ele te responde isso? É óbvio que um profissional assim se desvaloriza e acaba na maioria das vezes sendo valorado por baixo.

Do mesmo modo, seja coerente com suas experiências passadas, resultados entregues, nível de domínio de variadas ferramentas e outros instrumentos necessários em sua função.

Não adianta querer receber como Sênior se você ainda está iniciando como Junior, certo?

A vaga é para você?

E para finalizar, uma questão que passa batida por boa parte das pessoas.

Na ansiedade de se realocar no mercado de trabalho o quanto antes, muitos aceitam a primeira oportunidade que aparece, sem nenhum questionamento maior.

Contudo é recomendável refletir sobre isso e até perguntar mais sobre a empresa e o dia a dia de trabalho ao longo de sua entrevista com o gestor.

Dessa maneira você entende se realmente se encaixará bem na cultura da empresa e essa relação será benéfica para ambos.

Do contrário, você pode acabar em um lugar onde não se sente confortável, nem consegue performar de maneira adequada.

Ao invés de um ganha-ganha, acabará em uma situação perde-perde, onde a empresa perderá tempo e dinheiro investindo em você, enquanto você entrega resultados aquém do esperado e arranha sua imagem profissional desnecessariamente.

Conclusão sobre processo seletivo para analista de dados e outras funções

Espero ter te ajudado em seus processos seletivos daqui pra frente e te desejo boa sorte para encontrar uma boa oportunidade de demonstrar tudo que pode entregar em um lugar que também te permita crescer e se desenvolver junto com a empresa.

Qualquer dúvida que tenha ficado ou comentário adicional, fique à vontade para inserir nos comentários abaixo.

Até a próxima!

O post O que esperar em um processo seletivo para analista de dados: dicas e truques apareceu primeiro em Blog do Galila.



This post first appeared on Blog Do Galila » Qualidade De Vida, Tecnologia E, please read the originial post: here

Share the post

O que esperar em um processo seletivo para analista de dados: dicas e truques

×

Subscribe to Blog Do Galila » Qualidade De Vida, Tecnologia E

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×