Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Zumbi dos Palmares tinha escravos?



• Os Poucos Historiadores que afirmaram ter havido em Palmares escravidão, basearam-se em um ou outro relato de militar ou de senhor de escravo que nunca viram nem encontram-se pessoalmente com Zumbi. Na verdade eles odiavam Zumbi e queriam matá-lo. É um boato, um "ouviu falar" que esses poucos historiadores destacaram. Não prova nem confirma coisa nenhuma. Sua validade história é pífia e não corrobada por diversas outras fontes e historiadores mais renomados.

• Palmares era na verdade um conjunto de quilombos interligados, mas autônomos. Obviamente possuíam suas regras e hierarquias, formadas no calor do combate de quem fugia da dura e violenta sociedade escravagista do Brasil Colonial. Era uma sociedade de guerreiros e não um mosteiro franciscano. Mas não havia em Palmares senzalas, engenhos de açúcar, charqueadas, minas de ouro ou diamante, plantações de café, latifúndios agro-pastoris e nenhuma outra atividade que remetesse à escravidão praticada no Brasil todo. Nenhum arqueólogo jamais encontrou em seus territórios ferramentas de tortura. Vivia-se - isto sim - da agricultura de subsistência, escambo, caça, pesca e outras atividades onde manter cativos não teria sentido.

• Em todas as sociedades escravistas da história, das clássicas greco-romanas às plantagens modernas da América, onde houve a exploração escravista houve uma parcela de cativos que fugia assim que podiam. Não há registros de fugas de Palmares. Pelo contrário, as pessoas fugiam para lá e não de lá. Era um refúgio e não mais um lugar de exploração escravista. Sua população crescia ano a ano, sobretudo quando senhores escravistas lutavam entre si, abrindo a possibilidade para as fugas.

• Não se sabe ao certo quem foi Zumbi. As fontes sobre ele são vagas, contraditórias e incompletas. Podem ter existido mais de um. Há vários documentos afirmando sua captura. Zumbi pode ser um posto e não um nome. Ao cair um Zumbi, outro assumiria seu lugar. Portanto, afirmações categóricas sobre este personagem do nosso passado, o Zumbi real, histórico, não podem ser feitas por não estarem ainda muito claras. Não dá pra sair fazendo suposições sobre a sua personalidade, muito menos afirmar que ele era um tirano, cruel e escravista.

• Zumbi foi escolhido por Movimentos Negros que lutam por direitos civis e contra o racismo. É um símbolo de resistência, cidadania e igualdade, escolhido por um setor específico da nossa sociedade, que historicamente sente na carne as injustiças que lhes cercam. Quem ataca Zumbi na verdade visa desmerecer essa luta. São aqueles que não querem ver mudanças sociais no país. Não estão realmente preocupados com o personagem e sua história.

• Não acredite em Leandro Narloch e seus "Guias Politicamente Incorreto da História". Aquilo não é sério. Nenhum historiador decente elogia ou considera aquela porcaria digna de nota.

• Informe-se e pare de passar vergonha.

HEMERSON FERREIRA

...




This post first appeared on O CORREIO DA ELITE, please read the originial post: here

Share the post

Zumbi dos Palmares tinha escravos?

×

Subscribe to O Correio Da Elite

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×