Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O Convite rejeitado

A Parábola das Bodas e das Vestes
Mateus 22: 1 – 14
O ensino desta parábola tem por objetivo nos dizer, que o convite à salvação é insistente, a todos indiscriminadamente alcança, pois todos estão carentes da graça, porem é cheio de justiça para aqueles que resistem. A parábola nos conta que o honroso chamado de um certo rei, foi rejeitado pelos súditos convidados, sob vários aspectos.
O primeiro grupo de convidados, revela total indiferença, pois sequer analisam o nobre gesto do rei em convidá-los (v.3); quanto ao segundo grupo de convidados, o que se percebe é a insubmissão, estes até analisam a proposta mas não se submetem, pois presumem ser seus interesses mais importantes e lucrativos (v.4); há também o grupo dos impiedosos; a impiedade deste terceiro grupo não apenas rejeita o convite, mas vai além, matam os portadores, fecham a porta da graça para si e para outros (v.6), permanecem na impiedade. Jesus se referia a estes quando orou: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vos não o quiseste!” (Lc. 13: 34). O rei lhes dirige um grande castigo e afirma: “os convidados não eram dignos” (vs. 7 e 8). Grande dor e lamento aguardam aqueles que rejeitam a graça de Deus.
São chamadas agora pessoas que estavam desnorteadas, elas trilhavam caminhos perigosos (encruzilhadas - v.9), e são convidadas a tomar outro rumo. A casa agora está cheia, os convidados são diversos e variados, mas o dono da festa era o mesmo, Deus não muda em seu ser, é preciso compreender bem os aspectos da graça de Deus. O texto sugere então um Deus:
•Presente. Ele anda no meio dos convidados, ele vê suas atitudes (v.11), repara em suas vestes: “Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial.” (v. 13). Assim como as vestes revestem o corpo, as nossas atitudes, boas ou más, cobrem as nossas almas;
•Santo. Ele não admiti em sua presença, aquele que se comporta indecentemente (v.11). “...não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene.” (Is. 1: 13);
•Zeloso. As coisas referentes a ele não podem ser conduzidas com desleixo ou negligência. Os filhos do sacerdote Eli são punidos com morte, pois não se portaram convenientemente no culto a Deus (I Sm. 2: 12 – 17; 3: 13), Ananias e Safira sofrem a mesma pena, por apresentarem uma oferta falsa à casa de Deus (At 5: 1 - 11). “Porque o Senhor, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso” (Dt. 4: 24). Este homem (v. 13) achou, talvez, que não seria percebido entre os demais convidados. Mas a presença, a santidade o zelo de Deus, não o deixaria impune. Sua reação foi emudecer, pois a falácia humana, não corrompe a justiça de Deus.
A parábola termina dizendo que muitos estão entre os que foram por Deus chamados, porém destes, poucos serão por ele escolhidos.
Pr. Jetro Calixto


This post first appeared on Plugados Com Deus!, please read the originial post: here

Share the post

O Convite rejeitado

×

Subscribe to Plugados Com Deus!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×