Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Transtorno Bipolar


Todos nós temos nossos altos e baixos, mas no Transtorno Bipolar eles são mais graves. 

Os sintomas dessa doença podem prejudicar seu trabalho e desempenho escolar, prejudicar seus relacionamentos e atrapalhar sua vida diária. Embora o problema seja tratável, muitas pessoas não reconhecem os sinais de alerta e não obtêm a ajuda de que necessitam. Uma vez que o Transtorno Bipolar tende a piorar sem tratamento, é importante aprender como são os sintomas. Reconhecer o problema é o primeiro passo para melhorar.

O transtorno bipolar (também conhecido como psicose maníaco-depressiva) provoca mudanças graves no humor, na energia, nos pensamentos e no comportamento – dos picos de mania, em um extremo para os pontos baixos de depressão, no outro. Mais do que apenas um bom ou mau humor fugaz, os ciclos do transtorno bipolar duram dias, semanas ou meses. E ao contrário de oscilações comuns de humor, as mudanças no transtorno bipolar são tão intensas que interferem em sua capacidade de atuar.

Durante um episódio de mania, uma pessoa pode impulsivamente sair de um emprego, gastar enormes quantias em cartões de crédito ou se sentir refeita depois de dormir duas horas. Durante um episódio depressivo, a mesma pessoa pode se sentir muito cansada para sair da cama e cheia de autoaversão e desesperança sobre estar desempregada e com dívidas.

As causas do transtorno bipolar não são totalmente compreendidas, mas muitas vezes parecem ser hereditárias. O primeiro episódio de mania ou depressão do transtorno bipolar geralmente ocorre na adolescência ou no início da fase adulta. Os sintomas podem ser sutis e confusos; muitas pessoas com transtorno bipolar são negligenciadas ou mal diagnosticadas, o que resulta em sofrimento desnecessário. Mas com tratamento adequado e apoio, você pode levar uma vida rica e gratificante.

Na fase maníaca do transtorno bipolar, sentimentos de energia multiplicada, criatividade e euforia são comuns. As pessoas que experimentam um episódio maníaco frequentemente falam a mil por hora, dormem muito pouco e são hiperativas. Elas também podem se sentir todo-poderosas, invencíveis ou destinadas à grandeza.

A pessoa na fase de mania se sente bem no início, mas tende a perder seu controle. Ela muitas vezes se comporta de forma imprudente durante um episódio maníaco: desperdiça as economias em jogos de azar, envolve-se em atividades sexuais impróprias ou faz investimentos financeiros tolos, por exemplo. Ela também pode ficar com raiva, irritada e agressiva – provocando brigas, atacando os outros quando eles não concordam com seus planos e repreendendo quem critica seu comportamento. Algumas pessoas até entram em delírio ou começam a ouvir vozes.

Os sinais e sintomas de mania mais comuns incluem:

  • Sentir-se extraordinariamente “alto” e otimista ou extremamente irritado.
  • Crenças irrealistas, grandiosas sobre os próprios poderes ou habilidades.
  • Dormir muito pouco, mas sentir-se extremamente dinâmico.
  • Falar tão rapidamente que os outros não conseguem acompanhá-lo.
  • Saltar rapidamente de uma ideia para a seguinte.
  • Distração elevada, incapacidade de se concentrar.
  • Julgamento prejudicado e impulsividade.
  • Agir de forma imprudente, sem pensar nas consequências.
  • Sentir-se sem esperança, triste ou vazio.
  • Incapacidade de sentir prazer.
  • Sentimentos de inutilidade ou culpa.
Se você detectar os sintomas da depressão bipolar em si mesmo ou em outra pessoa, não espere para obter ajuda. Ignorar o problema não fará ele ir embora; na verdade, é quase certo que ele piore. Viver com transtorno bipolar não tratado pode levar a problemas em tudo, da carreira aos relacionamentos e à saúde. Diagnosticar o problema o mais cedo possível e tratar-se pode ajudar.

Cuidado.. as pessoas a seu lado sofrem igual ou mais que você mesma !!



This post first appeared on Hugo Com H, please read the originial post: here

Share the post

Transtorno Bipolar

×

Subscribe to Hugo Com H

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×