Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Oniomania - Vício em compras é doença?


O indivíduo que sofre de Oniomania é incapaz de lidar com os próprios impulsos.

Está lá. Finalmente, está lá. E é meu. Completamente meu. Posso fazer com ele o que eu quiser, visto que lutei por Isso. Durante dias e dias da minha vida sonhei e, vejam só, agora ele é meu”, pensou ela, sorrindo. Os olhos brilhavam. Sentia-se madura e via um horizonte cheio de oportunidades. De repente, o mundo se expandia, a mente alcançava possibilidades jamais atingidas. Ela era capaz de tudo. O mundo era dela. O primeiro salário acabara de cair na conta da moça, que se sentia completa.

Os problemas começaram, porém, justamente com aquele aquela primeira recompensa: o dinheiro não sobreviveu por muito tempo na conta bancária. Os gastos cresceram de forma irresponsável e acrítica. O tempo foi um potencializador das dívidas que, descontroladas, se multiplicavam. Assim, a sensação de liberdade e as possibilidades vistas naquele primeiro momento se transformaram em uma prisão. Ela já não via mais saída e não tinha conhecimento sobre como liquidar todas as dívidas. 


Perdeu a conta de quanto precisava pagar, perdeu a confiança de amigos e familiares. Nessa situação, chorou, sentiu vergonha e medo. Parecia estar no fundo do poço. Tempos depois, soube que sofria de oniomania – ou de compulsão por compras. 


O primeiro sinal da doença é a impulsividade – e isso vale para outros vícios, também. momento crítico é aquele em que o indivíduo não consegue resistir a um determinado estímulo. Em segundo lugar, como um segundo estímulo, surge a compulsividade. Enquanto trabalha, namora, estuda, o indivíduo permanece pensando em fazer compras. Depois, o vício começa a gerar prejuízos financeiros, sociais, afetivos, laborais e, por fim, cria um estreitamento de repertório.


Genericamente falando, existe algo como um mecanismo de compensação. A compra é usada como mecanismo para que o indivíduo fique feliz quando não está. Essa pessoa sente uma preocupação excessiva em comprar. Nossa sociedade é muito direcionada para o consumo – e isso não é um problema. Mas, para pessoas que têm um transtorno compulsivo, isso é um prato cheio. Quem não consegue controlar é incentivado o tempo todo e não tem os mecanismos para se proteger. 

Na maioria dos casos, os indivíduos sofrem também de ansiedade e/ou depressão. Isso acontece porque as compras compulsivas geram um desarranjo tão grande que acabam dando origem a uma disfunção, um sentimento de culpa muito grande e uma preocupação excessiva sobre como lidar com a situação.


Se sente você um ONIOMANIACO ??

::  DEIXAR IR O QUE NÃO TE SERVE MAIS  ::


This post first appeared on Hugo Com H, please read the originial post: here

Share the post

Oniomania - Vício em compras é doença?

×

Subscribe to Hugo Com H

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×