Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Relato do meu parto e pós-parto!



CONSEGUI!!! Realizei meu sonho de ter um Parto natural e humanizado! Obrigada meu Deus! Vivenciar essa experiência é de mudar completamente a vida de uma mulher! Depois dessa experiência eu me sinto muito mais forte em todos os sentidos! Sou uma mãe guerreira, vitoriosa e muito realizada! Meu filho nasceu sem violência alguma, de maneira digna, respeitosa. 
Gostaria que meu primeiro filho tivesse nascido de parto humanizado também, mas independente disso, sou grata a Deus por ele também ter nascido com muita saúde e por ser um menininho tão maravilhoso na minha vida.

Finalmente consegui um tempo pra vir aqui registrar esse acontecimento tão maravilhoso! Já li vááários relatos de partos normais, super detalhados, emocionantes e tal, mas como sou bem estilo mais objetiva, meu relato será mais objetivo também..rsrs (eu acho!) 
A emoção e a intensidade da experiência é algo muuuito particular... e seria muito difícil traduzir em palavras tudo o que senti...

Pedro nasceu dia 13/06 às 17h20 (40 semanas completas), com 3.430kg, super saudável! Comecei a sentir as contrações 1 dia antes à tarde... dia de jogo do Brasil...rs Até então as contrações iam e vinham com intervalos irregulares de mais ou menos uns 10 a 15 minutos e a dor ainda era bastante suportável. Entre uma contração e outra eu aproveitava pra limpar a casa, me distrair e assistir o jogo do Brasil, já que as malas da maternidade já estavam todas arrumadas. O que me ajudava muito era controlar a respiração durante as contrações! Essa parte foi fundamental pra que eu não focasse na dor em si e sim no acontecimento maior que era a chegada do meu bebê ao mundo e a alegria que isso representava. Esse pensamento ocupava maior parte da minha mente. Ajudava muito tomar banho morno, ouvir minhas músicas favoritas, relaxar o corpo, massagens nas costas e na lombar. 

Instalei no meu Iphone um aplicativo que monitora as contrações e isso me dava uma boa noção da evolução das contrações. À noite a dor começou a aumentar e as contrações ficaram bem mais próximas com intervalos de 5 a 8 minutos. A essa altura liguei pra minha doula e ela veio em casa fazer companhia enquanto meu marido cuidava do nosso outro filho. Ter o apoio emocional e físico de uma doula, além do marido, foi fundamental pra mim! A doula foi uma bênção nas nossas vidas... Superou minhas expectativas! A doula dormiu em casa e a madrugada foi difícil pra mim, pois praticamente não dormi por causa das contrações que só aumentavam... Conseguia cochilar entre uma contração e outra, mas vocês podem imaginar o quanto foi cansativa a madrugada! No outro dia bem cedo, tomamos café da manhã e as contrações estavam super próximas de 3 em 3 minutos! A dor era bem mais intensa! Eu gemia bastante e controlava a respiração, buscava manter o foco na chegada do Pedro... mas a dor era muito mais intensa nesse momento!

A partir desse momento, a doula me levou até a maternidade para a obstetra avaliar a evolução do meu trabalho de parto, e quando cheguei lá (10h e pouco da manhã), a obstetra examinou e eu já estava com 7 pra 8cm de dilatação! Que alegria que senti quando soube!!! Estava tudo dando certo! Evolução ótima, tudo dentro da normalidade, graças a Deus! Aguentei ficar em casa o máximo de tempo possível, do jeito que eu queria. 

Então, decidimos já ficar ali mesmo na maternidade, pois dali em diante faltava muito pouco para o bebê nascer. A obstetra, a doula e meu marido - apenas esses 3 me acompanharam durante todo o trabalho de parto (meu filho Samuel ficou inicialmente com meus sogros e depois com meus pais). Meu plano de parto foi super respeitado e sem anestesia em momento algum, enfim, Deus me deu essa bênção de ter um parto realmente humanizado - coisa geralmente rara aqui no Brasil.

Dentro de umas 2 horas mais eu já estava com 10cm de dilatação, pelo que me lembro. Achávamos que o bebê nasceria até 13h ou 14h da tarde no máximo, por causa da ótima evolução do trabalho de parto, mas aconteceu que depois as contrações deram uma desacelerada e isso atrasou a reta final do parto. Como se tratava de um parto natural, era preciso ter paciência e muito foco. Dei uma pausa para tentar dormir um pouco, mesmo com as contrações, pois o cansaço era enorme. Com o passar das horas e as contrações desacelerando, decidimos em conjunto com a obstetra adicionar umas gotinhas de soro para ajudar a ritmar as contrações de novo. Isso ajudou bastante e as contrações voltaram com maior frequência novamente.
Serei eternamente grata a minha obstetra e doula por toda compreensão, encorajamento e respeito que tiveram comigo durante todos os momentos, juntamente com meu marido.

Tive o Pedro sentada numa banqueta própria para Parto Normal. Antes testei várias posições e esta foi a que me deixou mais confortável e amparada, já que meu marido ficou o tempo todo sentado atrás de mim e com os braços ao meu redor. O Pedro nasceu às 17h20 da tarde, num ambiente tranquilo, a meia luz e ao som de Hillsong United (Álbum Zion Acústico - lindoo!).
Outro detalhe importante é que, respeitando meu plano de parto, a obstetra não fez episiotomia (corte no meu períneo - procedimento geralmente feito desnecessariamente nos partos normais). Tive uma pequena laceração natural durante o período expulsivo do parto, mas foi algo muito insignificante e indolor.

Nunca esquecerei a emoção tão forte que foi quando começou a aparecer a cabecinha do Pedro em meio àquelas contrações e força que eu fazia! Participei ativamente do nascimento do meu filhinho! No momento em que o bebê está nascendo, nada mais importa, simplesmente parece que agimos com nosso instinto de mãe parindo o filhote! É como diz aquele ditado: "mães sabem parir e bebês sabem nascer!" É exatamente isso! 

Assim que o Pedro nasceu, ele veio direto para os meus braços, do jeitinho que nasceu. A emoção é indescritível! Esperamos o cordão umbilical parar de pulsar, e então meu marido cortou o cordão umbilical. Nosso plano de parto foi respeitado e por isso não aspiraram o nariz do meu filho, não pingaram colírio nos olhinhos dele e ele só tomou banho aqui em casa (o primeiro banho dele!). Deixamos resquício do vérnix no corpinho dele, para proteger e hidratar naturalmente a pele dele nas primeiras horas de vida dele. Dei o primeiro banho no meu filho em casa - nada melhor que isso! Até para fazer os primeiros exames, o Pedro ficou o tempo todo diante de nós, ali mesmo na sala de parto. Pudemos estar presentes o tempo todo. Logo depois dos exames o Pedro já veio mamar no meu peito e logo conseguiu pegar o seio corretamente! Eu já tinha colostro nos seios e no dia seguinte já tinha MUITO leite!!! Uma maravilha!

Logo após o parto eu me sentia ótima! Extasiada, cansada, mas ao mesmo tempo muito disposta para cuidar do meu filhote! Após ter passado por uma cesárea e ter vivido na pele a experiência de um parto normal, posso com toda convicção dizer que prefiro MIL VEZES o parto normal!!! Daqui pra frente, se Deus permitir, será somente assim! Ainda pretendo ter mais filhos, então, com toda certeza o parto normal é minha opção preferida.

A amamentação foi e continua sendo uma grande bênção desde o início! Tenho certeza que o parto normal foi um dos fatores que ajudaram nisso. Eu já saí da maternidade muito viva, disposta... meu corpo já reagia normalmente... meus seios já estavam bem preparados para a amamentação e o que ajudou muito foi usar a pomada Lansinoh nos mamilos desde a gestação, sem dúvidas. Essa pomada fortaleceu a pele dos meus seios e não tive nenhuma ferida e praticamente nada de irritação nos mamilos durante a amamentação. Com 1 semana eu já estava 100%, como se já amamentasse o Pedro há muuuito tempo! Graças a Deus, tenho bastante leite e meu bebê mama e dorme muito bem! Bebê satisfeito e feliz!

Vou parando por aqui... resumidamente (rsrs) é isso! Num próximo post contarei melhor como está sendo meu pós-parto (recuperação, amamentação, minha nova rotina como mãe de 2 meninos, etc).






This post first appeared on The Vanilla, please read the originial post: here

Share the post

Relato do meu parto e pós-parto!

×

Subscribe to The Vanilla

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×