Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Jantarzinho Rápido II

Tags: salmatildeo
Finalmente....



Purê de Baroa

Vamos começar pelo purê por que ele vai demorar mais que todo o resto.


Ingredientes (2 pessoas)

500 gr de batata baroa

125 gr de creme de leite fresco

1 colher (sopa) de manteiga

½ xícara de quejo parmesão ralado

1 tablete de caldo de legumes

Sal


Lave, descasque e corte em rodelas (1 dedo de largura + -) as batatas baroas. Numa panela de água fervente coloque 1 tablete de caldo de legumes e misture até dissolver. Junte as batatas, tampe a panela e deixe cozinhar.

O tempo de cozimento depende do fogão. Após uns 20’, dê uma conferida (corte 1 rodela ao meio ou prove se está macia).

Após cozidas, amasse as baroas com a ajuda de um mixer. Se não tiver, use o espremedor de batatas comum ou manda ver com o garfo mesmo.

Coloque o purê numa panela, junte o creme de leite e a manteiga. Mexa em fogo baixo. Quando a mistura estiver homogênea e quente, coloque o queijo parmesão e misture. Acerte o sal e, se gostar, coloque um pouquinho de pimenta do reino moída na hora. Desligue o fogo. PRONTO!
* Se preferir use queijo camenbert ou brie. Coloque-o ao final, com a panela já desligada, e misture rapidamente para manter pedacinhos inteiros.

* Enquanto as batatas estiverem cozinhando adiante o molho da salada e tempere o salmão.

* Quando o salmão estiver quase no ponto, esquente o purê, se necessário.

Molhinho de Salada “My Way”

Eu “acho” que inventei esse molho. Mas sei lá, né?! Nesse mundo tão grande vai que está num livro que não conheço... Fato é que nunca li essa receita em lugar algum. Fui misturando e achei um molhinho de salada que ADORO. Há muiiiito tempo é o único que faço na minha casa.

Ingredientes (pra 2 pessoas)

Folhas verdes variadas (a seu gosto)

½ xícara de azeite de oliva extravirgem

1 colher (sobremesa) de mostarda Dijon

2 colheres (sopa) de vinagre de framboesa

2 dentes de alho bem picadinhos

1 colher (sobremesa) de mel

Pimenta do reino moída na hora (opcional)

Folhinhas de manjericão ou alecrim (opcional)


Misture todos os ingredientes e prove, ajustando, principalmente, o mel ao seu gosto.

Se não gostar de alho (A-M-O): faça sem.

* Quando faço essa salada sem o purê, aqueço numa frigideira um pedaço de camembert ou brie e coloco por cima das folhas.


Salmão

Primeiro cheque se o salmão que você comprou não tem espinho. Queria ter uma câmera de vídeo pra mostrar... Se tiver, localize passando o dedo e retire com uma pinça. Isso mesmo - pinça! Se não tiver pinça de cozinha ou uma novinha no seu banheiro (por favor!), retire com a ajuda de uma faça.

Corte o salmão no tamanho desejado, lave, seque com um papel toalha, e tempere com sal e pimenta do reino. Eu gosto de usar sal marinho que já vem numa embalagem para moer na hora, mas pode ser o sal normal - no problem.

Você também pode temperar o salmão com uma mistura pronta (de qualidade, OK?!) para peixes. O salmão da foto temperei com um “Mix Carne Bianca” que comprei em Milão (scusa!) e que leva: pimenta do reino, sálvia, raspas de limão, sal marinho, alho e erva-doce.

Temperado o peixe, aqueça uma frigideira (anti-aderente, de preferência) com um fio de azeite extravirgem até ficar bem quente. Coloque o salmão e deixe dourar. Em geral 3 a 5’ de cada lado bastam, mas o ponto dependerá do teu gosto. Eu gosto do salmão dourado por fora e meio “cruzinho” por dentro. Se quiser deixe mais tempo.

Se estiver insegura com relação ao ponto, corte o salmão ao meio e veja se está do jeito que você quer. Estando cru pra você, deixe mais um tempinho de cada lado. Se passou do ponto... ooops... agora você tem uma noção de tempo e acerta em cheio da próxima vez! É assim que as coisas funcionam na cozinha !

E falando nisso...

Pela primeira vez resolvi que ia colocar o purê dentro de umas mini-morangas que acho lindinhas. Comprei as morangas, lavei, coloquei num tabuleiro e levei ao forno. Elas cozinham um pouco, ficam molinhas, você deixa esfriar, corta a tampa, tira o “recheio” com uma colher, e transforma a mini-abóbora num recipiente perfeito - enfeita o prato e mantém o purê quentinho - charmoso, né?! Na teoria é isso. Na prática: esqueci as morangas no forno e deixei queimar as coitadinhas, que ficaram super moles... Só consegui montar a foto por sorte, a parte “queimadinha” ficou pra trás, escondidinha... Como disse no começo deste blog, coisas assim podem acontecer...Mas no final TUDO DÁ CERTO! Confie!

Et Bon Appetit!


This post first appeared on Na Cozinha E De Salto Alto, please read the originial post: here

Share the post

Jantarzinho Rápido II

×

Subscribe to Na Cozinha E De Salto Alto

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×