Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5 dicas para viver feliz segundo São Francisco de Assis

Comece a fazer o que é necessário; então faça o que for possível; e de repente você está fazendo o impossível (São Francisco de Assis).

São Francisco de Assis tem uma reputação heroica dentro da Igreja Católica, fundando, ao todo, quatro ordens religiosas e desenvolvendo uma espiritualidade nova e progressiva para religiosos e leigos. Há muitos milagres que o cercam desde suas visões de Deus e anjos, sua comunicação com o mundo natural e seu poder sobrenatural das feridas de Cristo nos últimos anos de sua vida. Ele morreu jovem com 44 anos, depois de ter mudado o mundo. Este post é uma exploração das ações de São Francisco de Assis e princípios que formam um guia para uma vida cheia de alegria.

#1 Abrace o minimalismo

As pessoas perdem todas as coisas materiais que deixam para trás neste mundo, mas levam consigo a recompensa de sua caridade e as esmolas que dão. — São Francisco de Assis

Francisco foi creditado com a introdução do estilo de vida empobrecido não apenas como possível, mas ideal para aqueles em busca espiritual. Ele era o minimalista.

Na famosa história do mendigo, Francisco é visto vendendo as mercadorias de seu pai no mercado. Seu pai era um rico comerciante.

Francisco foi abordado por um mendigo e ficou tão impressionado com a honestidade e simplicidade do homem que entregou ao mendigo todos os Seus bens e tudo o que tinha nos bolsos. Essa troca iluminou Francisco para as virtudes do desapego do mundo.

Francisco viveu de forma simples, instruiu seus seguidores a fazer o mesmo. Isso foi a chave para sua empatia, sua centralidade no outro e sua profunda sabedoria.

A que coisas mundanas você está apegado?

O que obscurece sua visão – seu coração – tanto que seus instintos empáticos são suprimidos?

#2 Proteger a natureza

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o senhor irmão Sol, que é o dia através do qual nos iluminas. — São Francisco de Assis

Há muitas histórias aqui sobre Francisco: como ele aconselhou um lobo a fazer as pazes com a aldeia foi aterrorizante; como ele silenciou pássaros cantando durante um sermão ao ar livre.

Padroeiro da Ecologia, Francisco se referiria às características da natureza como seus irmãos e irmãs. Ele compôs orações louvando as glórias do Irmão Sol e da Irmã Lua.

Sua mensagem era que deveríamos entender e tratar a criação como um presente para nós; um presente que somos encarregados de transmitir às gerações seguintes.

Francisco desafiou as pessoas de sua época a respeitar o meio ambiente e todas as coisas nele. O tratamento de uma pessoa ao meio ambiente é um sinal que indica como essa pessoa trataria seus entes queridos e vizinhos.

A proteção do meio ambiente é importante para você? É apenas uma questão política? Ou é algo que você vive e respira?

Sua interação com o ambiente informa sua interação com seus familiares, colegas e vizinhos?

#3 Faça viagens

Não adianta andar em qualquer lugar para pregar a menos que nosso andar seja nossa pregação. — São Francisco de Assis

Apesar de sua condição humilde, Francisco viajou para lugares distantes para conhecer novos e diferentes povos e expô-los à sua mensagem. Ele viajou para Roma, Espanha, Terra Santa e Egito (principalmente a pé quando não cruzava a água).

A palavra importante aqui é “viagem”. Francisco não fazia viagens. Não são férias.

Francisco fez viagens espirituais que alimentaram sua alma, permitiram a contemplação e, às vezes, estavam repletas de perigos (doença, naufrágio). Mas essas viagens foram informativas e edificantes. Tornou-se mais sábio, mais santo, ainda mais valioso para todos aqueles com quem entrou em contato.

Francisco não era um turista. Ele era um peregrino. Um peregrino.

Você não precisa viajar para um lugar exótico para fazer uma viagem. Às vezes, uma viagem é simplesmente um passeio de volta para a casa de sua família. Ou uma viagem por uma parte da sua cidade onde você nunca vai.

Uma viagem não apenas relaxa você. Isso te ilumina.

#4 Sirva os outros

Nunca devemos desejar estar acima dos outros. Em vez disso, devemos ser servos submissos a todo ser humano por amor a Deus. — São Francisco de Assis

Perdidos nos relatos dos ensinamentos, visões e milagres de Francisco estão os tremendos atos de serviço que ele realizou para os pobres e marginalizados.

É importante notar que, como Francisco ministrava aos leprosos e aos sem, ele não apenas os ajudava, ele vivia entre eles. Ele se juntou aos pobres em suas rotas de mendicância por toda a cidade.

Francisco conheceu as pessoas que ajudou. Ele ouviu seus testemunhos e aprendeu seus caminhos. Isso fez dele um servo especialmente eficaz. Suas doações não eram apenas comida ou dinheiro, mas verdadeiros presentes de caridade – doações queimadas de amor.

O que significa ajudar alguém? É apenas passar um cheque? Deixando uma lata de feijão em uma unidade de alimentos?

Talvez a ajuda real venha na forma de uma conversa? Ou apenas emprestando uma orelha?

Talvez você tenha tanto a ganhar com o destinatário de sua caridade quanto ela com você?

#5 Defenda corajosamente a verdade

Se Deus pode operar através de mim, Ele pode operar através de qualquer pessoa. — São Francisco de Assis

Francisco era filho de um rico empresário. Sua decisão de viver casado com a “Senhora Pobreza” não era popular em sua casa; não aprovado pelo pai. Ele foi deserdado. Zombado por seus ex-amigos e colegas de escola.

Mas ele permaneceu fiel ao seu coração. Para ele mesmo.

Durante a horrível e genocida Quinta Cruzada, Francisco viajou a pé para o Egito – atrás de “linhas inimigas” – para encontrar o sultão na tentativa de acabar com o conflito. Ele recebeu uma reunião com o sultão, mas seus pedidos de paz falharam.

Tão forte era seu compromisso com a verdade e a paz que ele se colocou em perigo mortal na tentativa de parar o derramamento de sangue.

Quão fortes são seus compromissos com a verdade e a paz? Até onde você está disposto a ir para pôr em prática esses princípios em sua casa, local de trabalho, comunidade?

Você está disposto a se tornar impopular - uma vergonha - mesmo para aqueles que o amam por causa do seu desejo de fazer o que é certo?

Senhor, faça-me um instrumento de sua paz. Onde houver ódio, deixe-me semear amor. — São Francisco de Assis

Tanto para aprender com este santo. Tanta coisa para imitar. Não é à toa que o Papa adotou seu nome.

Lute pela verdade e pela paz. Ajude outros. Mantenha-se fiel a si mesmo. Seja humilde. E, acima de tudo, tenha fé.

Diz-se que, quando viveu, Francisco sorria constantemente. Essa observação não deve surpreender ninguém.


Por: Dave Hayes


This post first appeared on O SENHOR TE DÊ A PAZ!, please read the originial post: here

Share the post

5 dicas para viver feliz segundo São Francisco de Assis

×

Subscribe to O Senhor Te DÊ A Paz!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×