Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Escutismo Católico: fundado pelo Padre Jacques Sevin



Mas quem fundou o Escotismo Católico? O escotismo católico surgiu do encontro do Padre Jacques Sevin com o General Robert Baden-Powell em 20 de Setembro de 1913 na Inglaterra para avaliar a eficácia do método escoteiro. Jacques Sévin foi um padre da Ordem Jesuíta fundada por Santo Inácio de Loyola, nasceu no dia 7 de Dezembro de 1882 e morreu em 19 de Julho de 1951.
Preocupado com a renovação dos métodos pedagógicos nos colégios jesuítas, Sevin percebeu certa discrepância entre o espírito missionário das origens e a vida concreta dos colégios. Por isso o Escotismo de Baden-Powell pareceu-lhe fornecer as ferramentas necessárias para um retorno às origens e redescobrir a intuição correta Inaciana de uma educação ativa, generosa e missionária na qual os objetivos inspiravam métodos.

Padre Sevin deu a pedagogia de Baden-Powell uma alma totalmente cristã, reescrevendo a Lei e a Promessa Escoteira e introduzindo nela a vertente espiritual. Criou também uma “Liturgia” dos compromissos por meio de um Cerimonial e compôs uma série de pequenos poemas para apoiar uma espiritualidade alegre, baseada na promessa e centrada no Batismo. Tudo isso culminou na fundação dos Scouts de France, escoteiros católicos franceses ligados a World Organization of the Scout Movement (WOSM), em português, OMME (Organização Mundial do Movimento Escoteiro). Além disso, criou a Congregação da Cruz de Jerusalém, uma ordem que utiliza como pano de fundo a Cruz de Jerusalém, revelando a abrangência do sacrifício de Cristo pelos quatro cantos do mundo e a Flor de Lis, como um símbolo do escotismo. Sevin utilizou o escotismo como caminho para seguir os apelos de Jesus Cristo, ele próprio disse: “a ambição de todo o chefe de patrulha deve ser seguir o Mestre e ajudar a sua patrulha a fazer o mesmo”.
Por fim, o Escotismo idealizado por padre Sevin é um chamado para um apostolado na Igreja una, santa, Católica e apostólica, ou melhor, um convite para a santidade, ou seja, para que cada escoteiro viva como um verdadeiro imitador de Jesus Cristo, pois essa é a vontade de Deus. O próprio Baden-Powell confirmou isso: “a melhor realização das minhas ideias no escotismo foi feita por um homem de batinas!” A conaturalidade do método escotista com a religião é clara desde o início do escotismo. Como escreveu o Lord Baden-Powell “O Escuteiro é um crente e eu repudio toda a forma de escotismo que não tenha a religião por base”.
Por: Wander Venerio Cardoso de Freitas

Especialista em Ensino Religioso. Especialista em Treinamento Físico para a Terceira Idade. Pós Graduando em Educação Física Escolar. Licenciado em Educação Física, Licenciado em Letras Português, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Teologia.


LIVRO A VENDA


CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR A VERSÃO DIGITAL (EBOOK)

CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR A VERSÃO IMPRESSA (LIVRO)



This post first appeared on O SENHOR TE DÊ A PAZ!, please read the originial post: here

Share the post

Escutismo Católico: fundado pelo Padre Jacques Sevin

×

Subscribe to O Senhor Te DÊ A Paz!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×