Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

[Profile] Angela Aki

Angela Aki
 
Nome Alternativo: Angie
Data de Nascimento: 15 de setembro de 1977 (46 anos)
Local de Nascimento: Bandou-cho, Município de Itano, Prefeitura de Tokushima, Japão
Educação: Universidade George Washington
Gênero Musical: Pop
Profissão: Cantora e compositora
Instrumentos: Vocal, Piano
Período de Atividade: 2000 - 2014, 2016 - presente
Gravadora: Virgo Music Entertainment (2005), Epic Records (2005 - )
Agência: VIRGO MUSIC (2004 - 2006), Akirani (2007 - )
Colaboradores: Motoki Matsuda, Seiji Kameda

Angela Aki (Angela Aki, nascida em 15 de setembro de 1977) é uma cantora, compositora e pianista japonesa, também conhecida como uma pianista de jazz. Ela é natural da cidade de Itono, localizada no distrito de Itono, na província de Tokushima. Angela Aki é de ascendência japonesa e ítalo-americana, sendo uma mestiça. Sua altura é de 166 centímetros.


História
Até a Estreia


Nascida em 15 de setembro de 1977, na cidade de Itano, na província de Tokushima.

Em 1980, aos 3 anos, começou a aprender piano. Após frequentar a Escola Primária Seiko em Tokushima até o sexto ano, mudou-se para Okayama em 1990, onde passou seus anos de ensino médio. Ela frequentou a Escola Secundária Feminina Seishin, uma escola particular.

Na segunda metade de 1992, aos 15 anos, mudou-se para o Havaí com a família, onde cursou o ensino médio por quatro anos. Nesse período, foi impactada pela música de bandas como Nirvana e Green Day. Além da música, também se dedicou ao surfe.

Em 1996, ingressou na Universidade George Washington em Washington D.C., especializando-se em economia política. Durante seu primeiro ano, ao assistir a uma apresentação ao vivo de Sarah McLachlan no festival da escola, ficou impressionada ao ver 10.000 pessoas no estádio se conectando individualmente com Sarah, o que a convenceu de que ela havia nascido para se conectar com as pessoas por meio da música. Essa experiência foi o ponto de partida para seu envolvimento sério na música.

Após se formar na universidade, mudou-se para Washington e decidiu seguir a carreira de cantora. Trabalhava como secretária durante o dia e se apresentava em bares e casas de shows das 21h às 24h, levando uma vida dupla. No entanto, gradualmente começou a questionar esse estilo de vida. Em um momento decisivo, seu chefe sugeriu que ela arriscasse tudo na música. Com essa convicção, Angela deixou o emprego e, enquanto trabalhava meio período em um restaurante chinês, se apresentava em clubes e casas de shows, além de criar demos.

Em fevereiro de 2003, uma de suas músicas autorais foi escolhida como tema de um comercial da Yakult. Esse acontecimento a incentivou a retornar ao Japão aos 26 anos, determinada a fazer sua estreia como cantora. Embora tenha tentado vender seu trabalho em várias regiões, sua idade se tornou uma barreira e não encontrou muitas oportunidades. No entanto, em 27 de setembro do mesmo ano, ao assistir ao show de Shiina Ringo no Nippon Budokan e relembrar a convicção que teve ao assistir ao show de Sarah McLachlan, Angela estabeleceu o objetivo de subir ao mesmo palco até 2006. A partir desse momento, continuou fazendo apresentações em casas de shows e criando aproximadamente 500 demos.

Em 2004, foi responsável pela música tema do comercial do Hitachi DVD Cam "Wooo".

Em março de 2005, lançou o álbum independente de piano e voz "ONE", marcando sua estreia oficial com um CD no Japão. Seu árduo trabalho e o sucesso do mini-álbum chamaram a atenção dos envolvidos, levando-a a assinar com uma gravadora.


Setembro de 2005

Em 14 de setembro, fez sua estreia major com o single "HOME".

2006:

    15 de março: Lançou o terceiro single "Kiss Me Good-Bye", que foi a música de inserção para o jogo de vídeo "Final Fantasy XII".
    14 de junho: Lançou o álbum "Home", que se tornou um grande sucesso com mais de 600.000 cópias vendidas.
    26 de dezembro: Realizou um concerto solo de piano e voz no Nippon Budokan, sendo a primeira vez na história do local que um artista solo fez tal apresentação. Esse tipo de show no Budokan tornou-se uma tradição anual a partir desse ano.
    31 de dezembro: Fez sua primeira aparição no Kouhaku Uta Gassen (NHK Red and White Song Battle) com a música de estreia "HOME".


2007

    9 de março: Anunciou em seu blog que estava se casando pela segunda vez. Ao mesmo tempo, revelou que seu marido era o diretor musical da Epic Record Japan, que também cuidava de sua carreira.
    19 de setembro: Lançou o segundo álbum "TODAY", que alcançou o primeiro lugar nas paradas semanais da Oricon. No mesmo ano, realizou uma turnê nacional com 41 apresentações em um período de quatro meses.
    25 de dezembro: No dia de Natal, realizou seu concerto anual no Nippon Budokan, intitulado "MY KEYS 2007 - Piano Solo Live in Budokan".
    31 de dezembro: Fez sua segunda aparição consecutiva no Kouhaku Uta Gassen com a música "Sakura-iro".

2008

    Em maio e setembro, a NHK transmitiu um programa especial que mostrava Angela Aki visitando estudantes do ensino médio que estavam praticando o coral com sua música "Tegami Haikei Jūgo no Kimi e", que foi designada como a música tema para a seção dos alunos do 75º Concurso Nacional de Música Escolar da NHK.
    7 de setembro: Realizou um concerto solo de piano e voz, intitulado "Naniwa no MY KEYS 2008 in Osaka-Jo Hall", o primeiro na história do Osaka-Jo Hall.
    17 de setembro: Lançou o single "Tegami Haikei Jūgo no Kimi e", que estreou em terceiro lugar no Oricon Chart em 29 de setembro e permaneceu consistentemente no top 50, registrando 28 semanas dentro do top 50 (o maior número de semanas consecutivas) até abril de 2009.
    26 de dezembro: Realizou seu concerto anual no Nippon Budokan, intitulado "MY KEYS 2008 - Piano Solo Live in Budokan". Também anunciou o lançamento do álbum "ANSWER".
    31 de dezembro: Fez sua terceira aparição consecutiva no Kouhaku Uta Gassen com a música "Tegami Haikei Jūgo no Kimi e".

2009

    25 de fevereiro: Lançou o terceiro álbum "ANSWER", que estreou em primeiro lugar no Oricon Chart. Neste mês, também foi ao ar a conclusão de um programa especial baseado em 2000 cartas dos telespectadores enviadas à NHK após a transmissão anterior, intitulado "Cartas para o Futuro" [13].
    25 de fevereiro: A música "BLACK GLASSES", uma colaboração com Ben Folds, foi incluída no álbum comemorativo do 15º aniversário da carreira de Ben Folds, intitulado 'BEN FOLDS FILE –コンプリート・ベスト・オブ BEN FOLDS FIVE & BEN FOLDS-' (A colaboração ocorreu quando Angela, ao fazer um cover de "Still Fighting It" de Ben Folds em japonês como o lado B de seu single "Tegami Haikei Jūgo no Kimi e", chamou a atenção de Ben Folds) [14].
    16 de setembro: Lançou o nono single "Ai no Kisetsu", que foi vinculado à novela "Tsubasa" da NHK.
    26 de dezembro: Realizou seu concerto anual no Nippon Budokan, intitulado "MY KEYS PLUS+ 2009 - Piano Solo Live in Nippon Budokan".
    31 de dezembro: Fez sua quarta aparição consecutiva no Kouhaku Uta Gassen com a música "Tegami Haikei Jūgo no Kimi e" pelo segundo ano consecutivo.
 

 2010

    Ano do quinto aniversário desde a estreia.
    14 de abril: Lançou o décimo single "Kagayaku Hito", que se tornou a resposta para "Tegami Haikei Jūgo no Kimi e".
    10 de junho: Participou como atração principal e convidada surpresa no evento ao vivo "LOVE in Action Meeting", uma campanha de conscientização sobre doação de sangue.
    17 de agosto: Realizou um concerto comemorativo de 5 anos intitulado "Awa no MY KEYS Piano Solo Live in Asty Tokushima" no Asty Tokushima em Tokushima.
    8 de setembro: Lançou o quarto álbum "LIFE" em comemoração ao quinto aniversário. Também realizou uma turnê com o nome do álbum.
    26 de dezembro: Realizou seu concerto anual no Nippon Budokan, chamado "HOME SWEET HOME '5YEARS' Best Hit & All Request", incluindo um ranking das músicas escolhidas pelos fãs.
    31 de dezembro: Fez sua quinta aparição consecutiva no Kouhaku Uta Gassen com a música "Kagayaku Hito".
 
2011

    8 de junho: Lançou seu primeiro single duplo A-side "Hajimari no Ballad/I Have a Dream".
    15 de setembro: Anunciou que estava grávida de cinco meses.
    16 de setembro: No dia seguinte ao seu aniversário, fez uma transmissão ao vivo no Niconico Douga para promover o lançamento do álbum.
    28 de setembro: Lançou o quinto álbum "WHITE", apresentando Tomoko Matsuoka e Yumiko Shibata como convidadas, realizando uma transmissão ao vivo no Niconico Douga para promover o lançamento.
    3 de outubro: Realizou um show especial intitulado "UNIQLO Special Live Angela Aki Waga Kokoro no Uta", onde os convidados foram escolhidos por sorteio entre aqueles que compraram malhas na UNIQLO.
    24 de dezembro: Em resposta ao Grande Terremoto do Leste do Japão, realizou um concerto especial no Sendai Sun Plaza chamado "Michinoku MY KEYS Special Live in Sendai Sun Plaza".
    26 de dezembro: Realizou seu concerto anual no Nippon Budokan, chamado "MY KEYS 2011 in Budokan POWER OF MUSIC All Request Special", incluindo um ranking das músicas escolhidas pelos fãs. O setlist foi diferente do show de 24 de dezembro.
    31 de dezembro: Fez sua sexta aparição consecutiva no Kouhaku Uta Gassen com a música "One Family".
 
2012

    7 de janeiro: Começou a ser a instrutora no programa "Angela Aki no SONG BOOK in English" da NHK E-Tele. Vale ressaltar que, nesta época, ela já estava de licença-maternidade.
    17 de fevereiro: No período da tarde, deu à luz um menino em boa saúde. Em 20 de fevereiro, anunciou o nascimento em seu blog.
    6 de junho: Retornou às atividades após a licença-maternidade, aparecendo no programa "Asaichi" da NHK.
    11 de julho: Lançou o 12º single "Kokuhaku", que se tornou a música tema do anime "Uchuu Kyoudai" (Space Brothers).
    18 de julho: Lançou o sexto álbum de estúdio "BLUE".
2013

    3 de julho: Lançou o 13º single "Yume no Owari Ai no Hajimari".
    29 de novembro: Anunciou que, a partir do outono de 2014, iria estudar em uma universidade de música nos Estados Unidos e, consequentemente, suspendeu indefinidamente suas atividades no Japão.

2014

    5 de março: Lançou seu primeiro álbum de grandes sucessos, "TAPESTRY OF SONGS - THE BEST OF ANGELA AKI".
    Abril: Realizou sua última turnê nacional.
    11 de abril: Apresentou-se pela última vez na televisão no programa "Music Station" da TV Asahi.
    4 de agosto: Realizou o show final da turnê nacional "Angela Aki Concert Tour 2014 TAPESTRY OF SONGS -THE BEST OF ANGELA AKI" no Nippon Budokan, marcando o início de uma pausa indefinida em suas atividades.


2016

    6 de maio: Concluiu seus dois anos de estudos na Escola de Música da Universidade do Sul da Califórnia e retornou ao Japão.
    Contribuiu com a letra das músicas para o novo show musical "Out of Shadowland" da Tokyo DisneySea, que estreou em 9 de julho. Isso marcou o recomeço de suas atividades musicais.
    13 de julho: Contribuiu com a música "Ashita o Kudasai" para o álbum "dolce" de Masayuki Suzuki, marcando sua primeira contribuição como compositora para outro 

2022

    12 de janeiro: Contribuiu com a música "Canary no Uta" para o single digital de Emiko Suzuki.


2023

    22 de novembro: Anunciou o retorno às atividades no Japão após 10 anos.


2024

    Participação na produção musical do musical "Kono Sekai no Katasumi ni," encenado pela Toho a partir de maio.
    Recriação e lançamento digital da música "Kono Sekai no Achikochi ni," uma das faixas do musical, em 7 de fevereiro.


Perfil:

Quando morava em Washington, casou-se com um homem americano, mas se divorciou. Em seguida, em 9 de março de 2007, anunciou em seu blog que se casou novamente. Em 20 de fevereiro de 2012, deu à luz seu primeiro filho, um menino.

Fala o dialeto de Tokushima (dialeto de Awa). Usa óculos de aparência desleixada, camisetas (gosta de usar camisetas do Haleiwa Supermarket), jeans e calçados da Converse.

Sobre suas preferências musicais, menciona Metallica e Maximum the Hormone. Além disso, tem o hábito de cantar alto quando volta para casa bêbada, sendo uma de suas músicas favoritas nessas ocasiões "CHU-LIP" de Ai Otsuka.

Em uma apresentação no segmento "@CULTURE" do programa "NEWS ZERO" em 21 de setembro de 2010, declarou que está trabalhando com o objetivo de ganhar um Grammy no futuro. Para isso, aumentou o número de músicas em inglês e visitou o estúdio da vencedora do Grammy Janis Ian, já consolidando sua base. Seus prazos e ações para alcançar metas são claros, e ela menciona que o concerto solo no Nippon Budokan foi planejado três meses após a definição desse objetivo.


Estilo Musical:

Como músicos que a influenciaram, ela menciona Fiona Apple, Ben Folds, Macy Gray, Sarah McLachlan, Ringo Sheena, Joni Mitchell, Smashing Pumpkins, Alanis Morissette, Coldplay, TLC, Kanye West, entre outros.

Durante sua estadia nos Estados Unidos, ela escrevia letras em inglês. No entanto, ao ouvir "Tsuki no Hikari" de Chiharu Tsunashima, ela percebeu que também poderia criar músicas no Japão, expondo partes dolorosas de si mesma, como Alanis Morissette e Sarah McLachlan. Desde seu retorno ao Japão, ela continua insistindo em escrever letras em japonês.

Embora seu foco principal seja no piano e voz, em estúdio (álbuns, singles, etc.), a maioria de suas músicas incorpora elementos como bateria, baixo e cordas.

Sua habilidade no piano é limitada por restrições físicas (suas mãos são pequenas e ela atinge o limite de uma oitava). Em apresentações ao vivo, ela ocasionalmente faz ajustes nas teclas para evitar erros. Ela trata o piano como um instrumento de percussão, realizando performances dinâmicas usando todo o corpo.

Angela publicou muitas partituras para piano sob sua supervisão. As partituras de seus shows no Nippon Budokan incluem transcrições, incluindo os discursos da época e improvisações durante as músicas.

  • Angela Aki Official Web Site
  • Angela Aki (@angelaakiusa) - Instagram
  • アンジェラ・アキ (AngelaAkiOfficial) - Facebook
  • アンジェラ・アキOfficial (@angelaaki_x) - Twitter
  • アンジェラ・アキ OFFICIAL YouTube CHANNEL - YouTubeチャンネル
  • アンジェラ・アキとマネージャーK (@angelaaki_k) - Twitter
  • アンジェラ・アキ オフィシャルブログ Powered by Ameba: - ウェイバックマシン(2013年6月20日アーカイブ分)(2013年6月-)
  • アンジェラ・アキのちょっとハーフ・タイム(本人によるブログ)(-2008年)
  • アンジェラ・アキのダイアリー(本人による旧ブログ)(-2006年)
  • 浪花のMY KEYS カウントダウンブログ(-2008年)
  • MY KEYS 2007 カウントダウンブログ(-2008年)
  • かんでんCMライブラリー(2010年3月16日時点のアーカイブ)
  • アンジェラ・アキ - NHK人物録
 


This post first appeared on Feel Like Dance Lyrics, please read the originial post: here

Share the post

[Profile] Angela Aki

×

Subscribe to Feel Like Dance Lyrics

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×