Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Intersecção Hard Rock / Heavy Metal (Parte II)


       Inglaterra e EUA formaram por muito tempo uma espécie de monopólio do Rock, no que diz respeito ao fato de que durante os primeiros anos eram provenientes desses países as bandas que ditavam as tendências desse gênero musical. Entretanto, o panorama estava a ponto de mudar e algumas bandas de outros países seriam consagradas tendo como base de sua sonoridade a conjunção entre Hard Rock e Heavy Metal.
      No início dos anos 1970 a Alemanha via surgiu sua primeira grande banda de Rock, o Scorpions. O Scorpions foi fundado pelos irmãos Rudolf e Michael Schenker, que logo foi recrutado pelo grupo britânico UFO, e mesmo sem falar uma única palavra em inglês, foi um dos responsáveis pela gravação de um dos discos mais emblemáticos e influentes da história do Hard Rock, Phenomenom (1974), e que o colocou entre os maiores guitarristas da época. Para o seu lugar o Scorpions trouxe Uli Jon Roth, que ficou conhecido como "Hendrix alemão", mas não seria ele ainda o responsável pelo sucesso mundial do Scorpions, e acabou deixando a banda após a turnê do álbum Taken By Force, que resultou no aclamado ao vivo Tokyo Tapes. 
     O substituto de Jon Roth seria Matthias Jabs, o guitarrista de maior longevidade no Scorpions, ao lado de Rudolf Schenker. E graças a ele, o Scorpions deu início a sua escalada rumo ao sucesso mundial. Jabs trouxe muita influência do Heavy Metal, e soube como poucos mesclá-lo com o Hard Rock, marca registrada do Scorpions. E com isso veio uma sucessão de clássicos, como o seu debut Lovedrive (1979), seguido por Animal Magnetism (1980), e ponto alto da carreira do Scorpions, com os álbuns Blackout (1982) e Love at First Sting (1984), os quais trazem riffs históricos como os encontrados em "Blackout", "No One Like You", "Dynamite", "Rock You Like a Hurricane", "Big City Nights", entre outros.

Capa do álbum Blackout (1982), que ao lado de Love At First Sting (1984), marcou o auge do Scorpions, bem como deixou bem claro as referências ao Heavy Metal em meio ao típico Hard Rock dos alemães.

      A exemplo do Scorpions, a Irlanda foi muito bem representada pelo Thin Lizzy, que já tinha em Rory Gallagher um de seus maiores embaixadores do Rock. O Thin Lizzy, apesar de ser uma banda que sempre apresentou uma predominância do Hard Rock, por vezes deixava transparecer influências do Heavy Metal.  Após a gravação de álbuns essenciais, como Jailbreak (1976), Black Rose: A Rock Legend (1979) e Chinatown (1980), a banda lançou o fracasso comercial Renegade (1981), que já mostrava uma banda um pouco desgastada, principalmente pelos excessos de seu fundador, líder, baixista e vocalista Phil Lynott. Para o álbum seguinte, o grupo recrutou uma das revelações das seis cordas do período da NWOBHM, o jovem guitarrista John Sykes, que havia atingido certo renome com o Tygers of Pan Tang. A mudança na sonoridade é evidente ao se ouvir Thunder and Lightning (1983), que trouxe Sykes à frente nas guitarras, sendo que é considerado por muitos como um típico álbum de Heavy Metal. 

Arte de Thunder and Lightning (1983): o álbum mais metálico do grupo, graças a John Sykes

      Entretanto, Sykes deixaria o Thin Lizzy pouco tempo depois da gravação de Thunder and Lightning, para se juntar ao Whitesnake, o que acarretou em mais mudanças no panorama do Hard Rock. Com ele, o Whitesnake definitivamente deixaria a sombra do Deep Purple, adotando um som mais comercial e atual para a época. E não demorou muito para que essa nova roupagem fosse observada e desse seus frutos. De fato, os dois álbuns gravados por ele trazem os dois maiores hits do Whitesnake, Love Ain't No Stranger (Slide It In, 1984) e Is This Love (Whitesnake, 1987), sendo esse último álbum o mais expressivo do grupo liderado por David Coverdale, do ponto de vista mercadológico.

Line-up do Whitesnake em 1984 (Cozy Powell, David Coverdale, John Sykes e Neil Murray) e que começaria a colocar o Whitesnake como um dos gigantes do Hard Rock, e isso graças ao Heavy Metal trazido por John Sykes.

      Entretanto, nessa época as coisas estavam bem diferentes do outro lado do Atlântico, principalmente na região da Califórnia conhecida como "Sunset Strip", nos arredores de Los Angeles. Este foi o berço de um novo estilo batizado como "Glam Metal", que combinava as sonoridades típicas do Heavy Metal e Hard Rock, bem como o visual afetado e extravagente do Glam Rock da década anterior, remetendo a nomes como Slade, T-Rex, The Sweet, New York Dolls, entre outros. Agora, a temática tinha as mulheres e o sexo como foco, de uma forma consideravelmente explícita. Porém, os limites dessa nova vertente nunca foram muito bem demarcados, bem como a denominação, que não é aceita de forma unânime. Bandas como Mötley Crüe, Dokken, LA Guns e Ratt estavam entre as maiores responsáveis pela difusão desse novo híbrido na costa oeste dos EUA, no qual em alguns casos o aspecto visual se tornava prioritário, em detrimento da sonoridade. Esse movimento também contava com representantes em outros estados, como o Poison e Cinderella.

.Ratt em 1984: visual um "pouco" carregado para os padrões até então.
     Apesar de não ser uma banda de Glam Metal propriamente dita, o Quiet Riot partilhava grande parte das influências e tendências dos grupos citados acima, alén de ter nascido em Los Angeles. Os seus dois primeiros álbums, Quiet Riot I e Quiet Riot II, contaram com o seu guitarrista e fundador Randy Rhoads, que viria a ser imortalizado ao lado de Ozzy Osbourne na gravação dos antológicos Blizzard of Ozz (1980) e Diary of a Madman (1981), mas com eles o Quiet Riot não atingiu expressão no cenário musical. Com a saída de Randy Rhoads para fazer parte da carreira solo do Príncipe das Trevas, a banda passou a contar com os serviços de Carlos Cavazzo como substituto. Técnica a parte, foi com ele que o Quiet Riot estourou, atingindo o ápice da convergência entre o Hard Rock e o Heavy Metal, com isso chegando ao topo da Billboard com o álbum mais vendido, sucesso alavancado principalmente pela faixa-título e o cover do Slade "Cum On Feel The Noize". Com isso, o Quiet Riot conseguia colocar o Heavy Metal e o Hard Rock como um estilo musical de apelo popular.

Arte de Metal Health (1983): com ele o Quiet Riot colocou o Heavy Metal e o Hard Rock no topo do mercado fonográfico.
     O Quiet Riot finalmente colocava o o Heavy Metal e o Hard Rock em uma situação inédita, ou seja, ser a banda mais popular do maior mercado musical do mundo. Esse feito abriria as portas para que a união desses estilos ocupasse um lugar de destaque até o fim da presente década, como será analisado no próximo artigo.


This post first appeared on We Wanna Rock You: Cultura E História Do Heavy Me, please read the originial post: here

Share the post

A Intersecção Hard Rock / Heavy Metal (Parte II)

×

Subscribe to We Wanna Rock You: Cultura E História Do Heavy Me

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×