Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

0495 - Vai Barracao (Barracão) - Les P'tits Loups Du Jazz [2013]

Nada mais clichê que num Dia das Crianças relembremos uma versão cantada por um coral de crianças. De fato, milhares de discos e compilações já foram lançados ao longo dos anos com coral compostos por crianças cantando grandes sucessos do pop-rock mundial. Sem falar que vira e mexe "viraliza" um vídeo de um coral de crianças cantando um clássico do rock’n’roll na internet e de repente vários comentários surgem dizendo que o rock estará salvo graças a essa nova geração de "roqueiros mirins". Portanto seria muito mais clichê publicar aqui um post de um coral de crianças cantando pop-rock.

Menos clichê talvez seja ouvir um disco dedicado ao público infantil com clássicos da nossa música brasileira. Recentemente o grande Roberto Menescal lançou seu projeto Bossinha Legal levando para esse público clássicos da bossa nova e outras composições originais brasileiras. Contudo, um mais disco para esse público mais surpreendente ainda resgata estilos brasileiros como o samba e a bossa nova e outros quase esquecidos como o choro, o maxixe, o baião e até o coco, foi feito por artistas francesas e, sobretudo, cantado por crianças francesas. Me refiro ao disco Ça C'Est Bossa do grupo Les P'tits Loups Du Jazz, criado e dirigido pelo músico, compositor e produtor Olivier Caillard


Lançado em 2013, o disco contou com um coral de crianças de 6 a 14 anos de idade “recrutado” pelo próprio Olivier Caillard em Montpellier e que conseguiu também um arregimento de ótimos músicos e a colaboração de artistas franceses conhecedores da nossa música brasileira como o ótimo percursionista Jérôme Viollet e a excelente instrumentista e compositora Aurélie Tyszblat.

O Ça C'Est Bossa conta 11 canções resgatando diversos estilos brasileiros cantado por crianças e nem soa tão infantil demais e nem adulto demais. Dentre as faixas gravadas, uma cover inesperada do nosso samba surpreende. Diga-se de passagem que disco bem que poderia render uma homenagem para música brasileira selecionando um clássico da bossa nova ou algo mais "standard" e óbvio de nossa música. Entretanto, até nessa escolha o disco é admirável. A escolhida pelo grupo francês foi Barracão, composição de Luís Antonio e Oldemar Magalhães, um samba clássico lançado originalmente em 1952 na voz da cantora Heleninha Costa.


A versão mais famosa e que talvez tenha alcançado o maior sucesso foi gravada pela saudosa Elizeth Cardoso com o grupo Zimbo Trio e ótimo Jacob do Bandolim em 1968 que fora lançado nos famosos LP's duplos do MIS (Museu da Imagem e do Som) produzidos por Ricardo Cravo Albin.


A versão gravada pelo grupo Les P'tits Loups Du Jazz em Ça C'Est Bossa para Barracão ganhou o título Vai Barracao (sem til mesmo) e é para mim um dos pontos altos do disco. A começar pelo pequeno cantor francês apenas declamando os primeiros versos da canção num português praticamente em que não se nota sotaque. Depois pelo ótimo arranjo empregado, que mistura a percussão clássica do samba e o cavaquinho com um trompete jazzístico. E claro, não se pode deixar de ressaltar a espontaneidade do coral mirim cantando lindamente a letra desse samba quase esquecido pela maioria de nós brasileiros.


Neste Dia das Crianças brasileiro, que é comemorado tradicionalmente em 12 de Outubro apenas por aqui (quando na maioria dos outros países é considerado o dia 20 de Novembro), o nosso presente foi ouvir e compartilhar esse clássico da samba brasileiro feita na vozes de crianças franceses. E, claro, recomendamos não deixarem de ouvir na íntegra o Ça C'Est Bossa do grupo Les P'tits Loups Du Jazz. Uma belo resgate da música brasileira tão esquecida nos dias atuais em companhia de ótimos artistas franceses.



This post first appeared on 1001 Covers You Must Hear Before You Die, please read the originial post: here

Share the post

0495 - Vai Barracao (Barracão) - Les P'tits Loups Du Jazz [2013]

×

Subscribe to 1001 Covers You Must Hear Before You Die

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×