Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

0465 - The Lonely Walker (Andança) - Jimmy Cliff [1968]

Dias atrás, descobri que um dos discos mais raros de um dos principais expoentes do reggae, Mr. Jimmy Cliff, foi curiosamente gravado no Brasil e não na Jamaica. Pois é, essa é talvez mais uma dessas histórias improváveis que só a música poderia nos presentear. 

O ano era 1968, época em que o mundo estava no ápice das revoluções culturais e de costumes liderado pela juventude. No Brasil, os festivais da canção em plena ditadura militar sob a égide do AI-5 mobilizavam a atenção de toda a população e chamavam a atenção do mundo para a excelente produção musical brasileira. Um desses festivais, o FIC – Festival Internacional da Canção organizado pela Rede Globo – contou com a participação de artistas vários recantos do planeta. Entre os participantes estava Jimmy Cliff, que foi selecionado para representar obviamente a Jamaica com a canção Waterfall, composição do Patrick Campbell-Lyons e Alex Spyropoulos, fundadores da banda britânica Nirvana (não a lendária banda de Seattle). Este fato por si só já é curioso pois os autores da canção, um irlandês (Patrick) e um grego (Alex), iriam representar a Jamaica num festival no Rio de Janeiro.

De fato, a canção Waterfall não ganhou o certame musical, mas deixou uma boa impressão na memória dos brasileiros. O jovem Jimmy Cliff, na época com apenas 21 anos, surpreendeu a todos com seu talento e sua desenvoltura em palco, chamando a atenção de produtores musicais. Cliff, que havia acabado de lançar um ano antes o seu primeiro disco de estúdio, Hard Road To Travel, pela gravadora Island, era um nome em ascensão mundial e sua presença no Brasil poderia render bons frutos para iniciar a difusão de seu trabalho no aqui mesmo e, além disto, no outro sentido, levar a música brasileira para outros mercados.


Então, aproveitando a visita de Jimmy Cliff em 1968, segundo conta o jornalista norte-americano David Katz num artigo publicado em 2014 para o site Red Bull Music Academy, o produtor e compositor maranhense Nonato Buzar – autor de sucessos como Vesti Azul e Não Vem Que Não Tem eternizados na voz de Wilson Simonal – foi selecionado por André Midani, então diretor da gravadora Philips (atual Universal Music), para produzir um disco de Cliff cantando algumas versões de músicas brasileiras e incorporar também algumas faixas de Hard Road To Travel afim de alavancar sua divulgação no Brasil.


O disco recebeu o título Jimmy Cliff In Brazil e contém, além de Waterfall é claro, faixas como I've Got A Feeling (grafado incorretamente no disco com título de Feeling) e Give and Take do disco Hard Road To Travel, além das sensacionais adaptações para o inglês de Andança e Vesti Azul e a cover de Serenou (cantada por Cliff num português quase indecifrável).

Nos dias de hoje, para obter este disco fisicamente só mesmo comprando de colecionadores e você terá que desembolsar a bagatela de 500 reais. Mas graças ao YouTube e aos amantes da música que compartilham pérolas com o mundo, encontrei dias atrás a faixa The Lonely Walker que é justamente a tal adaptação de Andança produzida por Nonato Buzar.

Andança, para quem não sabe ou não se lembra, é a música que lançou Beth Carvalho para o grande público. Composta por Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi, a canção que fala da caminhada de um andarilho romântico ao encontro de sua amada ficou em terceiro lugar justamente naquele FIC de 1968 em que Jimmy Cliff participou.

A belíssima canção interpretada por Beth Carvalho e pelos Golden Boys é considerada até hoje um dos seus maiores, se não o maior sucesso, da extensa carreira da Madrinha do Samba. Na ocasião da comemoração dos seus 70 anos de idade, o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou uma lista onde Andança figurou em primeiro lugar das músicas mais executadas de Beth Carvalho em rádios, shows e casas de shows.


Apesar de tanto sucesso no Brasil, poucos brasileiros sabem ou sabiam da existência desta adaptação de Andança gravada por Cliff. The Lonely Walker possui a participação da cantora brasileira Regininha do Trio Esperança, cantando em inglês em dueto com o jamaicano. Não descobrimos realmente o autor da adaptação para o inglês, mas se supõe que o próprio Jimmy Cliff tenha feito a adaptação.

Mais acelerada que a canção original, e mais puxada para o estilo jazz, funk, soul brasileiro que consagrou a parceria de Buzar e Simonal, The Lonely Walker é uma raridade na discografia de Jimmy Cliff. Mesmo no site oficial do artista não há menções a respeito desta faixa e nem do disco Jimmy Cliff In Brazil de 68. Fatos insólitos que deixam a história de uma música menos completa para o seu público. Fatos que ligam o reggae com a MPB e o Samba. Retratos de uma época em que era mais comum ver artistas estrangeiros bebendo da fonte musical brasileira.


Fontes:

Buscar por "Jimmy Cliff In Brazil 1968" - Discogs. Disponível em: https://www.discogs.com/Jimmy-Cliff-Jimmy-Cliff-In-Brazil/release/5411933 - acessado em 08 de Fevereiro de 2019.

SILVEIRA, Matilde. Pioneiro do reggae, Jimmy Cliff brilha no Festival da Canção em 1968, no Rio - Acervo de O Globo. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/pioneiro-do-reggae-jimmy-cliff-brilha-no-festival-da-cancao-em-1968-no-rio-22535149 - acessado em 08 Fevereiro de 2019.

NIEDERAUER, Bruxo. Jimmy Cliff In Brazil - 1968 - Blog A Caverna do Bruxo. Disponível em: https://acavernadobruxo.blogspot.com/2011/12/cliff-in-brazil-1968-historia-deste.html - acessado em 08 de Fevereiro de 2019.

KATZ, David. RIP Nonato Buzar, Brazilian Songwriter and Producer - Red Bull Music Academy Daily. Disponível em: https://daily.redbullmusicacademy.com/2014/02/nonato-buzar-rip - acessado em 08 de Fevereiro de 2019.

CARDOSO, Valdir José. Roberto Frejat - "Vesti Azul" - Blog do Cardosinho. Disponível em: https://cardosinho.blog.br/musica/roberto-frejat-vesti-azul/ - acessado em 09 de Fevereiro de 2019.

Levantamento inédito sobre a obra de Beth Carvalho nos 70 anos da Madrinha do Samba - ECAD. Disponível em: https://www2.ecad.org.br/pt/noticias/noticias-do-ecad/Paginas/Ecad-apresenta-levantamento-in%C3%A9dito-sobre-a-obra-de-Beth-Carvalho-nos-70-anos-da-Madrinha-do-Samba.aspx - acessado em 09 Fevereiro de 2019



This post first appeared on 1001 Covers You Must Hear Before You Die, please read the originial post: here

Share the post

0465 - The Lonely Walker (Andança) - Jimmy Cliff [1968]

×

Subscribe to 1001 Covers You Must Hear Before You Die

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×