Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Caminhar- viver saudável

Porquê caminhar?
 

Porque talvez seja a forma mais fácil de colocar o nosso Corpo em movimento, já que não existem grandes restrições (custos, equipamento, calçado); basta querer e além disso a possibilidade de uma pessoa se lesionar é muito pequena.

Mas embora seja uma actividade simples, que todos podem realizar voluntariamente, é importante que quando se utilize “o andar” como forma de exercício físico se tenha alguns cuidados básicos.

 

 

Então, somente para relembrar ou reforçar aqui vão alguns:

 

Antes de iniciar a caminhada

Escolha um horário do dia em que se sinta melhor e com mais vontade de caminhar (manhã ou fim de tarde para evitar as horas de sol intenso)

Procure vestir uma roupa confortável (leve e clara). Se estiver frio ou vento, agasalhe-se;

O calçado é muito importante. Quando caminha num ritmo rápido, dá cerca de 120 passos por minuto; agora multiplique pelo número de minutos que pretende caminhar e verá que se o calçado for inadequado… os pés vão sofrer maus tratos desnecessários. Ténis são os mais indicados;

Mesmo que não tenha sede, beba sempre um pouco de água antes de iniciar a caminhada, pois, quando ela começar a ser absorvida pelo corpo, ele já está com falta de água. Se pretende caminhar bastante tempo e/ou está muito quente, levar uma garrafa com água é uma boa ideia;

 
Durante a caminhada

Nunca comece com um ritmo muito rápido. Dê um tempo (pelo menos uns 5 minutos) para aquecer os seus músculos antes de intensificar seu ritmo;

A vantagem deste tipo de actividade é que você pode concentrar-se em vários aspectos do Seu Corpo, tais como: colocação dos pés (tocar com os calcanhares primeiro no solo), postura erecta, olhar dirigido para a frente, balanço dos braços (alternados com pernas), palmas das mãos voltadas para as laterais das coxas, respirar profundamente inspirando pelas narinas, ou ainda apenas observar a paisagem, ou conversar com alguém;

Sempre que caminhar com alguém, um dos dois estará num ritmo que é mais acelerado. Então, como não existem duas pessoas exactamente iguais, é mais difícil ainda encontrar alguém com o mesmo nível de condicionamento físico. Tentem encontrar um ritmo adequado aos dois. O melhor a fazer é curtir a conversa, evitar falar de problemas ou aborrecimentos enquanto caminha. Quando você exercita o seu corpo, o seu cérebro também que ser bem tratado. A caminhada tem que ser algo agradável.

Se for sozinho, avise alguém, e, caso não se sinta bem durante a caminhada, não continue. Por isso, mesmo com o inconveniente de você estar com alguém com pernas mais curtas ou compridas que as suas, é melhor ter companhia. Leve sempre consigo um telemóvel.

Se há muito tempo que não faz exercício (sedentário), não tente compensar todos os excessos que cometeu no final de semana, ou a falta de exercício dos últimos meses, apenas num dia; vá com calma! Não existe nada que diga que você tem que ir até determinado ponto. O ideal é você prestar atenção às respostas que o seu corpo lhe dá; aprenda a escutá-lo. Não peque por excesso, você pode sentir-se atordoado, desmaiar ou ganhar uma tendinite. Respeite seus limites.

 
Depois da caminhada:

Mais uma vez, beba água; você não perde água pelo corpo apenas com o suor, também estará a perder água ao respirar;

Realizar uma série de alongamentos (exercícios para manter ou desenvolver a flexibilidade do seu corpo) será óptimo neste momento. Porquê? Porque você está quente e estará a trazer o seu corpo gradualmente à condição de repouso;

Se há muito tempo não faz actividades físicas, não se sente ou deite logo que termina a caminhada… fique pelo menos uns 10 minutos em pé ou a caminhar mais lentamente para trazer todo o seu metabolismo o mais próximo possível das condições iniciais.

Para finalizar, esperamos que você perceba melhor o seu corpo, procure senti-lo e, quem sabe, a caminhada é o primeiro passo para exercícios ou actividades mais intensas (correr, praticar qualquer outro desporto, ou entrar num ginásio). Afinal, o nosso corpo foi feito para movimentar-se e a caminhada, embora seja uma actividade fácil, que não exige nada além da força de vontade e alguns minutos, é apenas um dos tipos de movimento.

 
Viva saudável.


This post first appeared on ENFERMANDO Estudante De Enfermagem, please read the originial post: here

Share the post

Caminhar- viver saudável

×

Subscribe to Enfermando Estudante De Enfermagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×