Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Obrigados a comer carne?


 







Obrigados a comer carne?









Culturalmente estamos programados para comer de tudo. Somos omnívoros, dizia a professora aos seus alunos, tal como é o porco. Esta frase está embutida na minha memória como se a tivesse ouvido ontem.  Mas será assim, tal e qual quanto a nossa cultura obriga? Analisando bem, não parece que assim seja. Vejamos porquê...

Em termos anatómicos, o corpo do ser humano em nada está adaptado para o consumo de animais. Desde que os alimentos entram até que saem, o trato digestivo está feito para digerir produtos vegetais. 
Começando com dentição humana, esta é composta por dentes, na maioria chamados de molares, que como o nome indica são para moer, e os únicos alimentos que se moem são grãos. Para além disso, os dentes da frente são completamente diferentes de um animal carnívoro, como o cão ou o gato. Estes animais precisam de uma dentição desse género para rasgarem e partirem carne e ossos. Os nossos dentes foram feitos para moerem e esmagarem vegetais. Já experimentou partir ossos com os seus dentes? 
O maxilar do Homem quando comparado ao de um gato, por exemplo, tem movimento de rotação ligeiro para permitir a moagem dos alimentos, e tem pouca abertura, pois precisa de mastigar, e uma abertura menor obriga à mastigação. Os gatos têm um maxilar com uma amplitude de abertura bastante grande para poderem comer quase sem mastigar e não têm movimento de rotação. 
Na sua saliva, não está presente a enzima amílase, pois como não comem hidratos de carbono, não precisam dela para a digerir. Já os humanos ou animais herbívoros são detentores dessa enzima nas suas salivas
Para terminar, a saliva dos carnívoros é mais ácida do que a dos humanos, servindo para desfazer melhor os alimentos e desinfectar de bactérias que a carne traz.
Seguindo o caminho até o estômago, e apesar de termos um ácido bastante corrosivo lá, que ronda os 4 a 5 na escala de pH, o dos animais carnívoros, situa-se entre os 1 a 2, logo bastante mais ácido. A intenção desta acidez é para permitir uma boa digestão das fibras e partes duras das suas presas e boa desinfecção.
O Intestino humano é bastante maior quando comparado com o intestino de um carnívoro. Esta característica tem como intenção a correcta fermentação dos vegetais. Ao ser mais longo também permite uma maior concentração de bactérias favoráveis, bactérias estas que irão promover uma melhor fermentação. A carne quando percorre um intestino longo, faz com que haja mais tempo de contacto entre a carne apodrecida e as paredes do órgão, promovendo a formação de toxinas que quando em demasiado contacto "apodrecem" o intestino. Esta acumulação faz-se mais na parte final do intestino, no recto, o que explica a formação fácil de tumores nessa área. Pelo facto de o intestino grosso humano ter dimensões maiores, explica o porquê de necessitar-mos de ingerir fibras em boa quantidade. Elas têm a função de varrer os locais por onde passam e por isso são precisas para limparem as paredes do intestino de resíduos que possam ficar agarrados. A flora intestinal é também diferente de humanos para carnívoros. Isto porque a alimentação de um não pode ser igual à de outro, daí estarem adaptadas às necessidades alimentares de cada um
Existem outras diferenças entre carnívoros e herbívoros, mas seria necessário entrar no campo da bioquímica, campo que creio não ser necessário para compreender as diferenças. Do meu ponto de vista, a adaptação que a cultura trouxe aos seres humanos para permitir ingerir produtos animais, é uma frustração e uma violação das leis da saúde, pois aparentemente a fisionomia e bioquímica está apta para esse tipo de alimentação, mas na realidade, essa prática levará à avaria do sistema que em nada está adaptado para receber tais produtos. Não é em vão que existam cada vez mais estudos científicos que demonstram que o consumo de carne esteja associado a vários tipos de cancro e outras doenças, enquanto que outros demonstram que alimentações baseadas em vegetais diminuem grandemente o riscos dessas doenças. 
A cultura não deve se sobrepor à protecção da saúde. Não é porque fomos educados pelos nossos pais, professores e até médicos a comer carne que o devemos fazer. Devemos compreender o funcionamento do nosso corpo. Só assim, quando tivermos essa compreensão, iremos aceitar de bom grado uma dieta vegetariana.




Filipe Gonçalves











This post first appeared on Pela Minha Saúde, please read the originial post: here

Share the post

Obrigados a comer carne?

×

Subscribe to Pela Minha Saúde

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×