Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Doença de Aujeszky na Argentina , cria impacto na indústria suína


Siga-nos
Um surto da doença de Aujeszky, também conhecida como pseudo-raiva, está afetando a indústria suína na Argentina. A doença, causada pelo vírus do pseudorabies (PRV), é principalmente uma doença suína, mas também pode infectar outros mamíferos, incluindo seres humanos. A Argentina tem enfrentado vários surtos da doença ao longo dos anos, com casos relatados em porcos selvagens e cães .

Um estudo realizado na reserva natural de Bahía de Samborombón revelou uma alta porcentagem de detecção de PRV em javalis, indicando a necessidade de um esforço sistemático de amostragem em todo o país .
Foram isoladas cinco novas cepas do vírus PRV de amostras clínicas de cães, gatos e suínos. Análises genéticas mostraram que essas cepas têm alta similaridade com a cepa NIA-3 e foram divididas em dois principais clados .

Medidas de biossegurança e importação de vacinas:


O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (SENASA) e a Federação Argentina de Suínos estão enfatizando a importância de fortalecer as medidas de biossegurança nas fazendas para prevenir a propagação do vírus .

 Argentina: Alerta para Surto em Porcos

Um surto da doença de Aujeszky, também conhecida como pseudorabies, está afetando a indústria suína na Argentina. A doença, causada pelo vírus do pseudorabies (PRV), é principalmente uma doença suína, mas também pode infectar outros mamíferos, incluindo seres humanos. A Argentina tem enfrentado vários surtos da doença ao longo dos anos, com casos relatados em porcos selvagens e cães .

Medidas de controle e diagnóstico:


Um estudo realizado na Reserva Natural Baía de Samborombón analisou 78 amostras de soro de javalis para detectar anticorpos contra o PRV. Além disso, amostras clínicas de suínos, javalis, cães e gatos foram coletadas para isolamento viral e detecção do gene gD por PCR. Cinco cepas do PRV foram isoladas dessas amostras .
A Federação Argentina de Suínos solicitou a importação de vacinas atenuadas do PRV para enfrentar a emergência. No entanto, a aquisição dessas vacinas apresenta desafios logísticos e regulatórios, que estão sendo abordados pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (SENASA) em coordenação com a Federação .

Medidas de biossegurança e prevenção:


É enfatizada a importância de reforçar as medidas de biossegurança nas fazendas suínas, incluindo a lavagem rigorosa de veículos, especialmente caminhões, para evitar a propagação do vírus .
A formação de um comitê de crise, composto pela Federação Argentina de Suínos, Câmara de Laboratórios e empresas afetadas, foi decidida em uma reunião conjunta com o SENASA. Esse comitê será responsável por definir as ações a serem tomadas, incluindo a importação de vacinas e a amostragem das doses necessárias para controlar a situação .

Impacto na indústria suína:


O surto da doença de Aujeszky tem causado preocupação crescente no setor suíno argentino, especialmente devido ao impacto nas fazendas de grande escala .
A Federação Argentina de Suínos solicitou a importação de 1,2 milhão de doses de vacinas para enfrentar a emergência
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎
A pseudo-raiva, também conhecida como doença de Aujeszky, é uma doença importante que afeta os porcos e é causada pelo vírus do herpes. Também pode infectar outros mamíferos, incluindo humanos, e geralmente é fatal com sintomas neurológicos. Na Argentina, casos de vírus da pseudo-raiva (PRV) são relatados esporadicamente, mas casos clínicos foram identificados .

Características da pseudo-raiva na Argentina:


Surtos: desde que a doença foi detectada pela primeira vez na Argentina em 1988, muitos surtos foram relatados envolvendo suínos selvagens e cães .
Soroprevalência em Javalis: Um estudo realizado na reserva natural Baía de Samborombón analisou 78 amostras de javalis selvagens. amostras de soro e encontraram uma alta porcentagem de detecção de anticorpos PRV .
Isolamento e caracterização: Várias cepas de PRV foram isoladas de amostras clínicas coletadas de porcos, javalis, cães e gatos na Argentina .
Semelhança entre cepas: as novas cepas de PRV identificadas na Argentina mostraram uma alta similaridade (entre 99,74% e 100%) com a cepa NIA-3 .
Análise filogenética: As cepas de PRV na Argentina foram divididas em dois clados principais, clado 1 e clado 2, com base na análise do gene parcial que codifica a proteína gC .
Distribuição geográfica: A maioria dos novos casos de PRV foram detectados nas regiões centrais da Argentina, onde a produção suína está concentrada .
Importância da Amostragem: O estudo na Baía de Samborombón revelou uma elevada percentagem de detecção, mas a amostragem não é representativa do resto do país. Portanto, um esforço sistemático de amostragem de javalis em todo o país deve ser incluído no programa nacional de controle .
Considerações sobre a vacina: Na Argentina, apenas a vacina Bartha inativada é permitida. No entanto, o risco de recombinação não deve ser ignorado se vacinas atenuadas forem incorporadas ao plano nacional de controle .
É importante compreender melhor a dinâmica do PRV e promover medidas preventivas para controlar a doença na Argentina
Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Doença de Aujeszky na Argentina , cria impacto na indústria suína

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×