Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os versos satânicos, Salman Rushdie , resumo

Os Versos Satânicos é um romance de realismo mágico de Salman Rushdie. O realismo mágico é um gênero que mistura elementos fantásticos com elementos mundanos. O romance conta a história de dois homens, Gibreel Farishta e Saladin Chamcha, que são transformados no Arcanjo Gabriel e no demônio, respectivamente.
The Satanic Verses

Siga-nos
"The Satanic Verses" é um romance escrito pelo autor indiano britânico Salman Rushdie, publicado em 1988. O livro é uma narrativa complexa e de várias camadas que entrelaça ficção histórica, realismo mágico e alegoria religiosa. 

Temas

O bem e o mal

Os Versos Satânicos abordam uma grande variedade de temas políticos, culturais, abstratos e teóricos. Muitas de suas ideias mais centrais estão relacionadas a noções filosóficas e religiosas do bem e do mal. O narrador tende a ver a trama como uma batalha épica entre Gibreel, o anjo do bem, e Saladino, o demônio do mal. Rushdie reforça essa estrutura ao dar a esses personagens suas qualidades sobrenaturais.

O bem e o mal na batalha épica entre Gibreel e Saladino referem-se frequentemente a duas áreas principais: identidade nacional/étnica e fé religiosa. A condição de anjo de Gibreel está intimamente relacionada à sua crise de fé, e sua transformação começa logo depois que ele desenvolve a convicção de que Deus não existe. Enquanto isso, a metamorfose de Saladino no diabo é inextricável de sua busca para assimilar inteiramente a cultura britânica e de sua associação com imigrantes asiáticos e africanos oprimidos na Inglaterra. Tal como as outras criaturas magicamente deformadas que escapam do hospital, Saladino assume a sua forma diabólica porque o racismo inglês o transformou com o seu “poder de descrição”. Por que exatamente Gibreel incorpora o bem, enquanto Saladino incorpora o mal, nunca fica total ou explicitamente claro e, como o leitor rapidamente percebe, as noções de bem e mal ficam irremediavelmente confusas no final do primeiro capítulo.

Inúmeras outras situações também assumem a forma de luta, ou confronto, entre ideias boas e más, rotuladas como tal por uma variedade de razões, incluindo fé religiosa, convicções políticas, identidades raciais e posições de poder. No mundo dos sonhos de Gibreel (onde os profetas lutam contra os incrédulos, os pagãos e os poetas), no contexto político volátil da Londres dos anos 1980 (onde os imigrantes são demonizados, oprimidos e assediados), e nas vidas dos muitos personagens coadjuvantes (nos quais, por exemplo, amantes como Allie e Pamela são idealizados e degradados de várias maneiras), muitas vezes há uma interação e uma batalha entre as noções do bem e do mal, ou do demoníaco e do angélico. Em todas essas situações, o romance sugere fortemente que o bem e o mal são categorias bastante confusas e mutáveis. Em vários pontos, Rushdie parece estar insinuando que o bem e o mal nada mais são do que noções criadas pelo homem, definidas e baseadas no que é mais conveniente para o grupo ou pessoa em posição de julgar.

Identidade Racial e Cultural

A exploração de raça, cultura, história, etnia e nacionalidade por Rushdie assume muitas formas. Uma das maneiras pelas quais esse comentário é mais evidente é nas crises de identidade de vários personagens principais do romance. Antes da queda do avião, Saladino é inicialmente definido por seu desejo de assimilar inteiramente a cultura britânica. Gibreel, por outro lado, parece sentir-se totalmente confortável e completo em sua identidade e personalidade indiana, ao mesmo tempo que não gosta e insulta a cultura e identidade britânicas. Ambos os personagens mudam acentuadamente no decorrer do romance à medida que descobrem que suas identidades estão divididas entre dois mundos e culturas. A loucura e a morte finais de Gibreel podem ser atribuídas em grande parte à sua incapacidade de conciliar seu amor por Allie (caracterizado pela palidez, brancura e inglês) com sua raça, nacionalidade, história e cultura indiana

Aqui está um resumo do romance:


"The Satanic Verses" conta a história de dois expatriados indianos que vivem na Inglaterra: Gibreel Farishta e Saladin Chamcha. Gibreel é um superastro de Bollywood que acredita ser o arcanjo Gabriel, e Saladin é um dublador pragmático e cínico. O romance começa com os dois sobrevivendo a um ataque terrorista a um avião sequestrado, mas são transformados no processo. Gibreel começa a ter sonhos e visões vívidas que confundem os limites entre a realidade e a fantasia.


A história também investiga a vida do profeta Maomé e os primeiros dias do Islã. Inclui uma recontagem controversa dos "Versos Satânicos", um suposto incidente no qual o profeta Maomé teria reconhecido temporariamente a existência de três deusas pré-islâmicas, apenas para mais tarde retratar sua declaração, alegando que ela foi sussurrada para ele por Satanás. .


O romance explora temas de fé religiosa, identidade cultural e o choque entre tradição e modernidade. Também aborda questões de colonialismo, migração e experiência do imigrante. A natureza controversa do livro decorre da sua aparente irreverência para com o Islão e do seu retrato de figuras e eventos religiosos sensíveis.


"Os Versos Satânicos" gerou controvérsia significativa e levou a protestos e apelos à sua proibição em vários países, particularmente no mundo islâmico. A publicação do livro resultou em uma fatwa (um decreto religioso) emitida contra Salman Rushdie pelo aiatolá Ruhollah Khomeini do Irã em 1989, pedindo sua morte devido a uma suposta blasfêmia contra o Islã.


Apesar da polêmica, "Os Versos Satânicos" tem sido amplamente discutido e analisado por seu mérito literário e pela exploração de temas complexos relacionados à religião, identidade e confrontos culturais.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

O Resumo dos Versículos Satânicos

Parte I

O jumbo Bostan explode sobre o Canal da Mancha. Dois passageiros caem na água e sobrevivem: Gibreel Farishta, um famoso ator de Bollywood, e Saladin Chamcha, um obscuro dublador que mora em Londres. O narrador dá algumas informações sobre os dois homens. Gibreel teve uma juventude difícil - começou a trabalhar como entregador ainda adolescente. Quando seus pais morreram, ele foi morar com uma família adotiva, cujo patriarca acabou conseguindo que ele se tornasse ator. Pouco antes do voo fatídico, Gibreel teve um ataque de doença mental, mas se recuperou. Isso fez com que ele perdesse a fé em Deus. Logo após sua recuperação, conheceu e se apaixonou por Alleluia Cone, uma alpinista inglesa. Por ciúme, sua ex-amante, Rekha Merchant, suicidou-se. Seu fantasma assombra Gibreel pelo resto do romance. Embora o caso de Gibreel com Aleluia tenha sido breve, inspirou-o a segui-la até Londres para começar uma nova vida.

Saladin, nascido Salahuddin Chamchawala, cresceu em Bombaim, onde foi molestado por um homem mais velho e teve um relacionamento conturbado com seu pai, Changez Chamchawala. Ele sempre sonhou em se mudar para Londres e realizou seu desejo quando seu pai o mandou para um internato lá. Ele se afastou de seu pai quando Changez se casou novamente; Saladino ficou particularmente indignado porque sua nova madrasta tinha o mesmo nome de sua mãe verdadeira – Nasreen . Após a universidade, Saladin tornou-se dublador e encurtou seu nome por motivos comerciais. Ele se casou com uma linda mas problemática mulher branca chamada Pamela Lovelace. Pouco antes do voo fatídico, ele retornou à Índia para atuar em uma peça de George Bernard Shaw. Lá, ele iniciou um caso com uma velha amiga, Zeeny Vakil. Ele se aproxima dos amigos de Zeeny, George Miranda e Bhupen Gandhi , ambos ativos na política de esquerda. Pouco antes de partir para retornar a Londres, Saladin termina com Zeeny porque achava que ela era muito simpática com seu pai, Changez.

O voo condenado foi sequestrado por quatro nacionalistas Sikh, que o pousaram no deserto e mantiveram os passageiros como reféns por 111 dias. Eventualmente, eles partiram para Londres. No entanto, enquanto sobrevoavam o Canal da Mancha, os sequestradores lutaram entre si e acidentalmente detonaram o avião.

parte II

Durante a queda do avião, Gibreel tem a primeira de várias visões elaboradas. Esta visão introduz a subtrama de Jahilia, que é uma recontagem revisionista da história inicial do Islã. Segue-se Mahound – um análogo de Mohammed – um empresário que inicia uma nova religião chamada Submissão na cidade pagã de Jahilia. (Submissão é a tradução literal da palavra 'Islã'.) A religião é única por ser monoteísta em uma cultura exclusivamente politeísta. Ele enfrenta oposição das autoridades, especialmente de Karim Abu Simbel , o Grande da cidade. Abu Simbel contrata Baal , um poeta, para escrever versos atacando Mahound. No entanto, Abu Simbel continua nervoso com o crescimento da seita e permite que Mahound e os seus seguidores sejam perseguidos.

Um dia, Abu Simbel oferece proteção à seita de Mahound se ele reconhecer três das deusas mais importantes de Jahilia ao lado de Alá. Mahound sobe uma montanha para consultar o arcanjo Gibreel, que lhe revela a palavra de Deus. Gibreel parece confirmar o pedido de Abu Simbel, então Mahound reconhece publicamente a existência das 'filhas de Alá'. No entanto, ele logo se retrata, declarando que a revelação sobre as deusas na verdade veio de Satanás, não de Deus. Ele repudia publicamente sua proclamação anterior. Abu Simbel e sua esposa Hind retaliam assassinando a esposa e o tio de Mahound e confinando seus seguidores em guetos. Eventualmente, Mahound e os outros adeptos da Submissão fogem para a cidade mais tolerante de Yathrib.

Parte III

Gibreel e Saladino passam por uma curiosa transformação durante sua queda – eles assumem as personalidades e características físicas do arcanjo Gabriel e de Satanás, respectivamente. Eventualmente, eles chegam à costa inglesa, onde são acolhidos por Rosa Diamond , uma velha senil. Alguém vê os homens saindo da água e os denuncia como imigrantes ilegais. A polícia chega para prender Saladino, que começou a se transformar em cabra. Eles não prendem Gibreel, provavelmente porque ele está vestido com as roupas do falecido marido de Rosa. Saladino implora pela ajuda de Gibreel, mas seu companheiro sobrevivente não faz nada.

Gibreel faz amizade com Rosa Diamond e ouve suas longas e desconexas histórias sobre sua juventude colorida na Argentina. Uma noite, ele a leva para dançar e ela morre logo depois.

No caminho para Londres, os policiais espancaram Saladino, agora um homem-bode balido, e se recusaram a acreditar que ele era cidadão britânico. Apesar do racismo, Saladino acaba sendo inocentado e levado a um hospital para se recuperar dos ferimentos. Seu fisioterapeuta, Hyacinth Phillips , e seus colegas pacientes não parecem particularmente surpresos com sua transformação, já que todos também foram transformados em animais. O narrador dá a entender que isso é resultado do preconceito que enfrentam por parte dos ingleses brancos. Eles escapam em massa do hospital e Saladino vai para seu apartamento.

A narração muda brevemente para a perspectiva da esposa de Saladino, Pamela, que está tendo um caso com o velho amigo e rival de Saladino, Jumpy Joshi . Acontece que Saladin conseguiu ligar da casa de Rosa, mas Jumpy atendeu o telefone. Quando ele conta a Pamela que seu marido está vivo, ela não acredita até que ele chegue para surpreendê-los.

Enquanto isso, Gibreel pega um trem para Londres, onde outro passageiro, John Maslama , o informa que ele é o arcanjo Gibreel. Gibreel não acredita nele e vai para a casa de Aleluia.

Parte IV

Esta seção descreve mais dois sonhos de Gibreel. O primeiro é um sonho curto e independente; o segundo é o início da subtrama mais longa do romance, Titlipur. Na primeira visão, um Imam conservador convoca Gibreel para ajudá-lo a recuperar o controle de sua terra natal, Desh (um análogo do Irã). Gibreel não quer ajudar, mas se vê escravizado. O Imam força Gibreel a lutar contra a deusa Al-Lat, que encarnou como a imperatriz de Desh, Ayesha . Gibreel a mata, e o Imam se torna o governante absoluto de Desh.

O segundo sonho acontece na vila rural de Titlipur. Proprietário de terras, Mirza Saeed Akhtar tenta e não consegue conceber um filho com sua esposa, Mishal . Eles adotam uma fabricante de brinquedos itinerante, Ayesha, depois de encontrá-la em seu pátio comendo borboletas. Ela é linda, mas louca. À medida que Ayesha envelhece, Mirza Saeed começa a desejá-la, mas não a persegue ativamente.

Um dia, o cabelo de Ayesha fica branco e seu vestido vira borboletas. Ela afirma que se deitou com o arcanjo Gibreel, notícia que parte o coração de seu pretendente, o palhaço Osman . Depois disso, Ayesha e Mishal ficam muito próximos. Um dia, Ayesha diagnostica Mishal com câncer de mama terminal, o que um médico confirma. Ela faz uma profecia de que Mishal será curado se toda a aldeia fizer uma peregrinação a Meca a pé. Isso é impossível porque o Mar da Arábia fica entre Titlipur e Meca, mas Ayesha promete que o arcanjo abrirá o mar para eles quando chegarem. Ela convence a aldeia a segui-la. Mirza Saeed está cético, mas segue em sua Mercedes para garantir que Mishal permaneça seguro.

Parte V

Apesar da rivalidade romântica, Jumpy Joshi esconde Saladino no hotel de propriedade de seus vizinhos, os Sufyans. Os Sufianos fazem o possível para ajudar Saladino; suas filhas, Mishal Sufyan e Anahita , estão encantadas com sua transformação. Enquanto isso, Saladin descobre que sua colega Mimi Mamoulian está namorando o golpista Billy Battuta , e que perdeu o emprego como dublador em um programa de televisão sobre alienígenas. Saladino eventualmente cresce demais para ficar com os Sufyans, então Mishal e seu namorado mais velho, Hanif Johnson , o levam para ficar no porão de uma boate. Saladino passa aquela noite consumido pelo ódio por Gibreel, a quem culpa por todos os seus problemas. A raiva transforma Saladino novamente em humano.

Enquanto isso, Gibreel reacende seu caso com Aleluia. No entanto, ele finalmente tem uma visão em que um anjo ordena que ele deixe Aleluia e espalhe a palavra de Deus por Londres. Ele obedece, mas todos na rua o consideram louco. Ele tem sucesso inicial com Orphia Phillips , uma vendedora de ingressos, mas quando tenta resolver seus problemas românticos, piora sua situação. Ele eventualmente fica tão frustrado que entra no trânsito em sentido contrário, desesperado por atenção.

O carro que o atinge é dirigido por SS Sisodia , que trama um esquema para produzir um novo filme para devolver Gibreel aos holofotes. Sisodia o leva para casa, em Aleluia, e juntos o levam para tratamento de esquizofrenia. Quase imediatamente após Gibreel começar a se recuperar, Sisodia oferece a ele o papel do anjo Gibreel. Para promover o filme, Gibreel concorda em ser a atração principal de um show de dança em Londres. Quando ele aparece, o público sobe ao palco e Gibreel levita no ar e desaparece. Ao acordar, está de volta à porta de Aleluia.

Parte VI

Esta seção retoma o enredo de Jahilia vinte e cinco anos após o final da Parte II. A submissão se espalhou em Yathrib e Mahound ficou mais poderoso, então ele decide fazer uma segunda tentativa de converter Jahilia. No entanto, seu discípulo Salman perdeu a fé, depois de perceber que as proclamações de Mahound sempre parecem beneficiar Mahound às custas dos outros. Temendo ser punido, Salman foge para Jahilia e confia suas dúvidas ao poeta Baal. Pouco depois da chegada de Salman, Mahound segue e converte a maior parte de Jahilia – incluindo seu antigo inimigo, Abu Simbel. Ele estabelece uma teocracia que controla rigidamente a vida das pessoas e persegue dissidentes como Salman.

Baal se esconde, juntando-se à equipe masculina de um bordel chamado The Curtain. Ainda ansioso por minar a Submissão, Baal encoraja as prostitutas a assumirem as identidades das doze esposas de Mahound – uma presunção que excita os clientes do bordel. Isso dura anos. Um dia, Salman passa para se despedir de Baal, reclamando que a vida em Jahilia se tornou miserável demais para ele ficar. Pouco depois, os funcionários do bordel são presos, julgados e executados. Não muito depois, Mahound morre; sua última visão é da deusa Al-Lat, uma das divindades que ele repudiou na Parte II.

Parte VII

A esposa de Saladino, Pamela, fica grávida de Jumpy Joshi. Enquanto isso, um proeminente ativista negro, Dr. Uhuru Simba , é falsamente acusado de ser um serial killer, a horrível Vovó Estripadora. A sua prisão enfurece as comunidades de imigrantes e de esquerda, que começam a manifestar-se em seu nome. Saladin e Jumpy participam de uma reunião sobre o caso Simba. Na reunião, Saladino vê Mishal Sufyan, por quem se sente atraído – mas a testa dela está queimando. Ele também tem uma visão do anjo Azraeel, tenente de Gibreel, descendo para feri-lo. Esses presságios o fazem perceber que o acidente o mudou, e ele decide sucumbir ao mal e matar Gibreel.

Saladin tem a oportunidade de fazer isso em uma festa organizada por Billy Battuta e Mimi, realizada no set de uma adaptação cinematográfica de Our Mutual Friend , de Charles Dickens . A maioria dos personagens principais da trama londrina são convidados e, quando Saladino avista Gibreel ali, ele se prepara para se vingar. Porém, Gibreel está sedado com antipsicóticos e não reconhece as intenções de Saladino. Enquanto conversam, Saladino menciona Jumpy, e Gibreel se convence de que Aleluia está tendo um caso com Jumpy. Gibreel tenta assassinar Jumpy, mas só consegue nocauteá-lo.

Saladino visita Gibreel mais algumas vezes, mas nunca consegue cometer o assassinato. Numa visita, Gibreel submete Saladino a um longo e explícito monólogo sobre seus encontros sexuais com Aleluia. Saladino usa essa informação em trotes para Gibreel, o que o faz acreditar que Aleluia é infiel. A tática consegue agravar a doença mental de Gibreel, e ele deixa Aleluia. Enquanto isso, John Maslama – o empresário do trem – permanece comprometido com a ideia de que Gibreel é o arcanjo e vende a Gibreel uma trombeta que Gibreel chama de Azraeel.

O Dr. Uhuru Simba morre na prisão em circunstâncias suspeitas, o que incita a comunidade imigrante à revolta. A agitação se intensifica quando os assassinatos da Vovó Estripadora continuam, provando que Simba era inocente. Dois incêndios começam no bairro de Brickhall – um no café dos Sufyans e outro no centro de relações comunitárias. O segundo incêndio mata Jumpy e Pamela; o primeiro torna-se ponto de confronto para Gibreel e Saladino. Quando Saladino vê o fogo do café, ele tenta salvar os Sufyans, mas fica preso sob uma viga. Gibreel, que percebeu que foi Saladino quem fez as ligações, segue Saladino até o prédio em chamas com a intenção de matá-lo, mas decide no último minuto salvá-lo.

Parte VIII

A Parte VIII retoma a trama de Titlipur. O empregador de Ayesha, o comerciante de brinquedos Sri Srinivas , junta-se à peregrinação ao ver o enorme bando de borboletas que os segue. No entanto, as coisas logo começam a dar errado. Os peregrinos morrem de sede e exaustão, e Ayesha desenvolve uma tendência autoritária, insistindo que os peregrinos deixem os cadáveres na beira da estrada em vez de enterrá-los. Mirza Saeed tenta convencer os aldeões a voltar atrás, mas a maioria deles o ignora. No entanto, ele ganha alguns apoiadores, incluindo Osman, Sri Srinivas, a mãe de Mishal, Sra. Qureishi , e Muhammad Din , um ancião da aldeia cuja esposa foi uma das primeiras vítimas fatais.

A notícia da peregrinação começa a se espalhar e ela se torna uma sensação na mídia e um ponto de tensão sectária. Quando o grupo chega ao subúrbio litorâneo de Sarang, uma multidão violenta os espera. No entanto, uma chuva torrencial dispersa a multidão enfurecida, mantendo os peregrinos seguros. Naquela sexta-feira, eles adoram em uma mesquita. Enquanto estava lá, Ayesha permite que o Imam ordene que um bebê abandonado seja apedrejado até a morte. Isto horroriza os peregrinos e muitos deles perdem a fé em Ayesha.

Mesmo assim, eles a seguem até a praia, onde as borboletas assumem a forma do arcanjo Gibreel. Isso restaura sua fé, e eles entram na água e começam a se afogar silenciosamente. Mirza Saeed e os outros céticos mergulham para resgatá-los, mas não conseguem. Quando os que duvidam acordam no hospital, todos, excepto Mirza Saeed, afirmam que viram o mar submerso para os peregrinos caminharem – apesar do facto de os corpos dos peregrinos terem começado a aparecer na costa. Mirza Saeed volta para casa sozinho e passa fome. No momento em que está morrendo, ele tem uma visão de Ayesha e finalmente abre seu coração para ela. O mar se abre e eles caminham juntos para Meca.

Parte IX

Dezoito meses após o incêndio em Brickhall, Saladin recebe a notícia de que seu pai está morrendo. Ele imediatamente perdoa Changez e retorna para a Índia, onde cuida ternamente de seu pai e se reconcilia com sua madrasta, Nasreen, a Segunda . Quando seu pai morre, Saladino fica impressionado com a coragem do homem. Ele muda seu nome novamente para Salahuddin Chamchawala e volta a morar com Zeeny, John e Bhupen. Ele até participa de uma manifestação comunista, algo que nunca teria feito antes.

Gibreel retorna à Índia depois de transformar suas visões de Jahilia e Titlipur em filmes, que fracassaram. SS Sisodia traz Aleluia para a casa de Gibreel e tenta reconciliá-los, na esperança de que, se a vida amorosa de Gibreel for mais feliz, ele recupere o magnetismo de bilheteria. Ainda torturado pelos trotes de Saladino, Gibreel mata os dois. Ele então vai até Saladino, confessa o que fez e se mata. Saladin tristemente sai de casa com Zeeny.
Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Os versos satânicos, Salman Rushdie , resumo

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×