Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Um santuário dedicado a Siva foi erguido sob a orientação do mestre espiritual de Rajendra Chola

O Templo Koozhamandal, antes em ruínas, foi restaurado e está sob os cuidados do Departamento de Arqueologia do Estado de Tamil Nadu. 
santuário dedicado a Siva


Siga-nos
Nas ancestrais terras de Ariyalur, ergue-se majestoso o famoso templo de Siva, outrora conhecido como Brihadeeshwara e, anteriormente, como Gangaikondacholeeshwaram. Sua imponência, um testemunho da grandiosidade da era, foi erigida sob o reinado de Rajendra Chola I (1012-1044 DC). Sob o ilustre título de 'Gangaikondachola', este monumento é um tesouro nacional, um Patrimônio Mundial da UNESCO que magnetiza milhares de peregrinos a cada ano.

Todavia, nas sombras do colossal templo de Gangaikondacholapuram, escondido nas raízes da história, repousa outro templo de Siva. Construído no mesmo século áureo, neste recanto sagrado chamado Koozhamandal, ergue-se um tesouro esquecido: o templo Gangaikondacholishwaram. Este pequeno enclave, uma vez conhecido como Gangaikondacholapuram, testemunhou a devoção do ilustre guru espiritual do imperador Rajendra Chola, Isana Siva Pandita. Uma inscrição nas muralhas deste templo atesta a dedicação deste venerável mestre. Sob a égide do Departamento de Arqueologia do Estado de Tamil Nadu, este templo, outrora em ruínas, foi meticulosamente restaurado, um tributo à história esquecida que se recusa a desvanecer.

Em narrativas preservadas nas pedras do templo Brihadishwara em Thanjavur, erguido durante o reinado do pai de Rajendra Chola I, Rajaraja Chola I, encontramos vestígios de Isana Siva Pandita. Este preceptor espiritual, Rajaguru de Rajaraja Chola I, presenteou o templo de Thanjavur com stupis, elaboradas peças de cobre, adornando os ápices dos santuários subsidiários. Um vaso de prata para as sagradas cinzas e oferendas monetárias para perfumar o santuário principal com o aroma do cáfora durante as adorações diárias e festivais anuais.

O templo em Koozhamandal, uma joia oculta da arquitetura sacra, abraça uma estrutura intrincada. Seu vimanam, o santuário central, todo esculpido em pedra, atesta o artesanato exímio dos antigos arquitetos. Em suas paredes, devakoshtas entalhadas veneram Ganesha, Bhikshatanamurti, Harihara, Vishnu, Lingdhbhava, Subramanya, Brahma e Durga. Embora o gopuram e outros santuários tenham desaparecido nas areias do tempo, as inscrições nas paredes externas ecoam a história dos Chola e Vijayanagara.

Hoje, o templo Gangaikondacholeeshwaram em Koozhamandal continua sua adoração silenciosa. Ao seu lado, um templo dedicado a Vishnu, conhecido como Pesum Perumal, permanece, embora tenha sido modernizado para os olhos contemporâneos. Juntos, esses templos guardam os segredos de uma era dourada, testemunhando o fluir das marés do tempo e preservando as tradições que resistem ao teste da eternidade.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Um santuário dedicado a Siva foi erguido sob a orientação do mestre espiritual de Rajendra Chola

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×