Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Terroristas: Irã e Hezbollah declaram apoio ao Hamas contra Israel

O líder supremo iraniano, aiatolá Khamenei, saudou o ataque do Hamas a Israel.



Siga-nos
As autoridades afirmam que o Irã ofereceu treinamento militar, assistência logística e milhões de dólares em armas ao grupo militante palestino Hamas antes de seu ataque surpresa a Israel.

"Posso afirmar sem sombra de dúvida que o Irã é amplamente responsável por esses ataques", declarou o vice-conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jonathan Finer, em uma entrevista à CBS News em 9 de outubro.

Ele acrescentou que o Irã tem sido um apoiador vital do Hamas por décadas, fornecendo armas, treinamento e apoio financeiro. A suspeita do envolvimento iraniano foi alimentada pelas declarações públicas de Teerã em apoio ao Hamas. Yahya Rahim Safavi, antigo comandante da Guarda Revolucionária do Irã, expressou seu apoio ao Hamas "até a libertação da Palestina e de Jerusalém". Safavi também é um dos principais conselheiros do líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, que, embora tenha negado o envolvimento direto do Irã, afirmou: "Beijamos as mãos daqueles que planejaram o ataque ao regime sionista" em um raro discurso televisionado em 10 de outubro.

Teerã, segundo relatos, tem o objetivo de desestabilizar as relações entre Arábia Saudita e Israel, sendo percebido pela Arábia Saudita como uma ameaça, indicando a disposição de Teerã em incitar conflitos regionais para impedir a normalização dos laços entre Riade e Tel Aviv.

O Ocidente, incluindo EUA, Reino Unido, França, Alemanha e Itália, expressou apoio público a Israel. Os EUA, em particular, condenaram fortemente os ataques do Hamas e forneceram assistência militar, incluindo o envio do Grupo de Ataque Ford Carrier às Forças de Defesa de Israel (IDF). Alemanha e Áustria suspenderam toda ajuda aos territórios palestinos, aumentando a pressão sobre a União Europeia para adotar uma postura semelhante antes de sua cúpula de emergência em 10 de outubro.

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amirabdollahian, durante as negociações com os talibãs no Afeganistão, instou os países islâmicos a apoiarem o "povo oprimido da Palestina e da Mesquita de Al-Aqsa". Essas declarações foram vistas pela Arábia Saudita como um sinal de que Teerã está disposto a fomentar conflitos regionais para evitar a normalização das relações entre Riade e Tel Aviv.

Enquanto Israel está envolvido em conflitos em duas frentes, com incessantes ataques aéreos à Faixa de Gaza e operações militares ao longo de sua fronteira norte com o Líbano, o Hamas continua seus próprios ataques aéreos. O grupo anunciou que começaria a atacar o aeroporto internacional Ben Gurion de Tel Aviv em 9 de outubro.

Desde seu ataque inicial surpresa em 7 de outubro, o Hamas enfrentou desafios para superar o sistema de defesa anti-foguetes Iron Dome de Israel, desenvolvido pela Raytheon Technologies dos EUA e pelos empreiteiros israelenses Rafael Advanced Defense Systems. Investigações estão em curso sobre como os militantes do Hamas conseguiram passar pela inteligência israelense sem serem detectados durante o ataque inicial.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Terroristas: Irã e Hezbollah declaram apoio ao Hamas contra Israel

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×