Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dengue assola o Camboja com números crescentes e 38 mortes

Prevenção da dengue


Siga-nos
No decorrer dos primeiros nove meses de 2023, o Camboja testemunhou um alarmante aumento de 184% nos casos de Dengue em comparação com o mesmo período no ano anterior de 2022, totalizando 9.074 casos, conforme revelou uma autoridade de saúde em 5 de outubro de 2023. Leang Rithea, gerente do Programa Nacional de Dengue e vice-diretor do Centro Nacional de Parasitologia e Controle da Malária, divulgou que a doença ceifou a vida de 38 pessoas entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com 14 óbitos registrados no ano precedente.

Respondendo à situação, o Ministro da Saúde, Chheang Ra, orientou os departamentos de saúde provinciais a distribuir Abate, uma substância química empregada para eliminar larvas, e a realizar pulverizações de inseticida em lares desde agosto de 2023. Esta medida emergencial foi intensificada em colaboração com diversos parceiros e organizações de desenvolvimento para conter a escalada deste surto de dengue.

A dengue, uma enfermidade viral transmitida pela picada do mosquito Aedes, desencadeia uma condição aguda caracterizada por sintomas como intensas dores de cabeça, febre elevada que pode atingir até 40 graus Celsius, exaustão, dores musculares e articulares, inchaço das glândulas, vômitos e erupções cutâneas. Rithea instou os pais a levarem seus filhos doentes a unidades de saúde ou hospitais públicos dentro de 48 horas caso suspeitassem que estivessem infectados pelo vírus da dengue. Além disso, fez um apelo às famílias para que eliminassem focos de água parada ao redor de suas residências, pois tais locais são propícios à reprodução dos mosquitos vetores.

O Camboja, situado no Sudeste Asiático, enfrenta o auge do período epidêmico de dengue durante a estação chuvosa, de maio a outubro. Um comunicado recente da ProMED-MBDS destacou que na semana epidemiológica 28 de 2023, 9.074 casos foram notificados ao Sistema Nacional de Vigilância da Dengue no país, resultando em 22 mortes (taxa de letalidade de 0,24%). Esta estatística representa um aumento significativo em comparação com os 4.204 casos e 10 óbitos (taxa de letalidade de 0,23%) registrados no mesmo período em 2022, como indicado no relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) datado de 3 de agosto de 2023.

Além dos dados epidemiológicos, algumas observações anedóticas no manejo da dengue merecem destaque. Em termos temporais, é crucial descartar a possibilidade de dengue em todas as crianças com febre. Embora o diagnóstico laboratorial seja fundamental, na prática, ele frequentemente se baseia apenas nos sinais e sintomas clínicos. A dengue, em sua fase febril, é difícil de ser diferenciada clinicamente de outras doenças virais e parasitárias transmitidas por vetores, como malária, chikungunya e Zika febre.

É imperativo que os pais ou responsáveis acompanhem de perto seus filhos por pelo menos uma semana após o início da febre, mesmo quando o teste inicial resulta negativo. O retorno da febre não é um sinal favorável, ao contrário do que muitos pais esperam. O encaminhamento tardio pode ter sérias consequências para o paciente, tornando o diagnóstico e tratamento precoces essenciais para evitar complicações.

Em relação aos viajantes internacionais com destino a áreas de risco de dengue, é vital que os médicos nos países de origem estejam cientes do histórico de viagens de seus pacientes. Considerações específicas sobre diagnósticos com base na apresentação clínica estão disponíveis no site do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) para orientar os profissionais de saúde.

Vale ressaltar que a dengue não é uma ameaça exclusiva às crianças; bebês e mulheres grávidas estão em maior risco de desenvolver dengue grave, conforme indicado pelo CDC. Portanto, a conscientização e ação proativa são cruciais para combater essa doença devastadora que continua a assolar comunidades em todo o mundo.

Neste contexto desafiador, a educação pública sobre medidas preventivas, diagnóstico precoce e tratamento adequado são pilares essenciais para mitigar o impacto da dengue. A colaboração entre as autoridades de saúde, organizações não governamentais e a comunidade em geral é fundamental para superar essa crise de saúde pública e proteger as vidas vulneráveis que estão em risco.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Dengue assola o Camboja com números crescentes e 38 mortes

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×