Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Vírus Langya (LayV): uma nova ameaça viral no horizonte

Novo vírus Langya, Henipavirus, renderização 3d 


Siga-nos


Em meio aos dois principais surtos virais de COVID-19 e varíola dos macacos que varreram o mundo, uma nova ameaça surge no horizonte: o vírus Langya (LayV). Este vírus, identificado em pacientes febris das províncias de Shandong e Henan, no leste da China, representa um Henipavírus zoonótico filogeneticamente distinto, assim denominado em homenagem à cidade de Langya.

O Mundo dos Henipavírus: Uma Família Perigosa

Os Henipavírus, incluindo o LayV, pertencem à família Paramyxoviridae, sendo vírus de RNA de fita negativa e envelopados. Neste grupo, encontramos nomes conhecidos como Nipah e Hendra, com histórias marcadas por tragédias. O Hendra, por exemplo, causou sete casos fatais, principalmente em veterinários na Austrália. O Nipah, por sua vez, está se tornando cada vez mais prevalente internacionalmente, com surtos recorrentes no Bangladesh e na Índia.

A Complexidade do LayV: Similaridades com Nipah e COVID-19

O LayV não apenas compartilha características comuns com seus parentes Henipavírus, mas também apresenta semelhanças clínicas com a COVID-19. Pacientes infectados com LayV demonstraram sintomas como febre, manifestações respiratórias e complicações como trombocitopenia e alterações nas funções hepática e renal. A pneumonia é uma complicação relevante, com pacientes afetados exibindo uma carga viral aumentada.

Desafios Diagnósticos e de Controle

O LayV, assim como o Nipah e o Hendra, não possui tratamentos específicos ou vacinas aprovadas. Enquanto as autoridades de saúde pública se esforçam para conter a propagação, a dificuldade em diagnosticar o LayV corretamente é agravada pela sobreposição de sintomas com outras doenças, como a COVID-19. Além disso, há preocupações sobre a possibilidade de evolução do LayV para uma forma transmitida entre humanos, à semelhança do Nipah.

A Importância da Vigilância e Pesquisa

O LayV destaca a urgência de uma vigilância intensiva em áreas propensas a zoonoses, como China e países vizinhos. O desenvolvimento de diagnósticos precisos é crucial, bem como a pesquisa para entender a gravidade da infecção e os mecanismos de transmissão. Em um mundo onde a transmissão zoonótica é uma realidade crescente, a identificação precoce de surtos e uma comunicação eficaz de riscos são fundamentais para evitar pandemias futuras.

Conclusão: Um Alerta para a Humanidade

O surgimento do LayV serve como um alerta contundente para a humanidade. Diante da constante evolução dos vírus e das interações humanas cada vez mais complexas com a fauna, a vigilância e a pesquisa devem estar no centro de nossos esforços. A história nos ensina que a complacência pode ser nossa maior inimiga em face de novas ameaças virais. Ao permanecermos alertas e focados na pesquisa científica, podemos esperar melhor compreender e controlar as doenças emergentes, protegendo assim o nosso futuro.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :
Thakur CK, Adhikari JB, Gupta N, Ghimire P, Dhimal M. Is the emergence of the zoonotic Langya virus amidst COVID-19 and monkeypox a cause for concern? Future Virol. 2023 Jan;18(1):5-7. doi: 10.2217/fvl-2022-0175. Epub 2023 Jan 27. PMID: 36864889; PMCID: PMC9969665.
NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Vírus Langya (LayV): uma nova ameaça viral no horizonte

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×