Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O vírus Nipah poderia ser a causa de uma nova pandemia?

vírus Nipah


Siga-nos
Nos últimos dias, a Índia assumiu um papel central nas preocupações globais devido a um surto recente do vírus Nipah, que resultou em fatalidades. O governo indiano implementou medidas rigorosas, incluindo o fechamento de locais públicos, numa tentativa desesperada de conter a situação. Este não é o primeiro confronto da Índia com esse vírus; este é o quarto surto em apenas cinco anos, um padrão alarmante. As ações preventivas concentram-se atualmente em Kerala, onde centenas foram infectadas, algumas fatalmente. A origem desse surto foi traçada até o momento em que as pessoas retiraram água de um poço contaminado por morcegos, conforme afirmam os pesquisadores do Centro Nacional de Controle de Doenças da Índia.

Os sintomas variados da infecção, desde infecções assintomáticas até encefalites fatais, ilustram a complexidade do vírus Nipah. Além de afetar seres humanos, o vírus também causa danos significativos em animais, como porcos, resultando em perdas econômicas substanciais para os agricultores. O período de incubação, que varia de 4 a 14 dias e, em casos extremos, pode se estender a 45 dias, adiciona uma camada adicional de incerteza a esta ameaça.

O primeiro surto documentado do vírus Nipah remonta a 1999, na Malásia, originado numa fazenda de suínos. Desde então, esse vírus intrigante apareceu periodicamente, com Bangladesh sendo uma vítima frequente dessas erupções mortais. A presença do Nipah foi detectada não apenas em morcegos da família Pteropus, conhecidos por sua capacidade de carregar o vírus sem adoecer, mas também em outras espécies de morcegos em várias nações, incluindo Camboja, Gana, Filipinas, Indonésia, Madagascar e Tailândia.

A forma como o vírus se espalha é tão intrigante quanto perigosa. Durante os primeiros surtos na Malásia, o contato com porcos doentes ou seus tecidos contaminados foi a principal fonte de infecção. No caso de Bangladesh e da Índia, a contaminação por urina ou saliva de morcegos em frutas ou seus produtos levou a uma propagação alarmante da doença. A transmissão pessoa a pessoa também foi documentada, criando um panorama sombrio.

O paralelo com a pandemia de COVID-19 é inevitável. O mundo observa com apreensão, consciente do potencial desse vírus para desencadear uma nova catástrofe global. A interseção geográfica entre o Henipavírus e os morcegos Pteropus sugere uma possível expansão futura dessa ameaça para outras regiões, adicionando uma dimensão internacional ao enigma que é o vírus Nipah.

Em resumo, a Índia, mais uma vez, enfrenta um adversário mortal. A incerteza sobre a propagação, as origens complexas e os métodos de transmissão desafiam até mesmo os especialistas em saúde mais experientes. O mundo assiste, esperando que medidas eficazes sejam implementadas para conter esse flagelo antes que se torne uma tragédia global.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

O vírus Nipah poderia ser a causa de uma nova pandemia?

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×