Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O anjo no mármore: Nietzsche e a arte de revelar a essência interior

Nietzsche 


Siga-nos

O Escultor da Alma: a filosofia de Nietzsche sobre a construção do Eu

Nos recônditos de uma afirmação misteriosa do filósofo reside um apelo para esculpir o ser ideal a partir do mármore rígido de sua psique. Em 1882, Friedrich Nietzsche publicou "The Gay Science", uma obra que ele denominou como "a mais pessoal de todas as minhas obras". Este marco surgiu após uma série de adversidades em sua vida, incluindo a recepção fria de seu trabalho anterior, uma amizade deteriorada e a decadência de sua saúde, que desencadeou dores de cabeça debilitantes e náuseas, levando-o a resignar-se de sua posição como professor. Surpreendentemente, apesar disso, o tom da obra é notavelmente alegre.

Nesse volume, o filósofo cunhou a célebre frase "torna-te quem tu és". Contudo, como grande parte de seu trabalho, essa afirmação é enigmática e ambígua. Costumamos ouvir que devemos descobrir, encontrar ou ser nós mesmos. Mas tornar-se a própria essência é uma proposição distinta e aparentemente paradoxal. Como posso me transformar naquilo que já sou? Nietzsche disseminou indícios para decifrar essa sensação profunda ao longo de sua obra.

Os estudiosos denominaram isso de "efeito de acréscimo fácil". A inclusão de tarefas mais simples, apesar de adicionar à carga total, demonstrou, de fato, tornar a experiência global menos exaustiva. O conceito de Virtude tem uma história filosófica rica, que remonta aos antigos gregos no Ocidente e a Confúcio no Oriente. Vários pensadores convergiram para a ideia de que a virtude e a felicidade estão entrelaçadas de forma profunda, e Nietzsche não foi exceção. No entanto, sua visão da ética da virtude era única ao entender que o aprimoramento do caráter era uma busca individualista. Para ele, o caminho de cada indivíduo em direção à virtude era tão singular quanto sua impressão digital.

Em sua obra alegórica "Assim Falou Zaratustra" (1883-85), ele proclama: "Quando tens uma virtude, e ela é tua própria virtude, não a compartilhas com ninguém". Portanto, como ele achava que alguém deveria desenvolver essa grandeza pessoal? O primeiro passo residia no cultivo do autoconhecimento. Visto que todos nós somos narrativas egoístas que distorcem nossa percepção, o primeiro passo para o autoconhecimento era despir-se de tudo que se presume saber sobre si mesmo. Era imperativo reconhecer que a concepção do eu é, na verdade, uma multiplicidade caótica de impulsos em competição pelo domínio.

Assumir um papel ativo na formação desse processo dinâmico era crucial. Conforme observado pelo filósofo Paul Franco em "O Iluminismo de Nietzsche" (2011): "Devemos moldar criativamente algo a partir deste caos informe. O eu que nos tornamos é, em última análise, construído, não encontrado". Não era claro se abordar as tarefas fáceis até o final do dia teria um efeito positivo. Outros preconceitos, como o "efeito de primazia impulsionado pelo líder", descrevem como as pessoas podem ser mais impactadas por eventos que ocorrem primeiro do que pelos subsequentes. Isso contrasta com o "efeito de recência", que ocorre quando recordamos ou atribuímos mais importância a eventos finais numa sequência. Há também a "regra do pico", na qual as pessoas descrevem uma experiência com base em sua parte mais intensa, como se ela representasse toda a experiência.

Nietzsche acreditava que uma das melhores maneiras de identificar esses impulsos profundos de admiração era procurar modelos e mentores. Indivíduos que inspiram reverência e admiração servem como faróis, indicando o caminho mais significativo para nosso desenvolvimento. Identificar as virtudes em amigos, familiares, figuras públicas e filósofos antigos ajudava a encontrar pistas para inspiração. Conforme observado pela acadêmica Christine Daigle em 2015, Nietzsche acreditava que "estar na presença desses indivíduos deveria nos motivar a nos superarmos... deveria nos elevar, deveria funcionar como uma escada em direção ao nosso eu mais elevado".

No entanto, a mera observação não era suficiente para Nietzsche. Ele estava convencido de que a autodescoberta era apenas o começo; as capacidades latentes de um indivíduo deviam ser materializadas por meio da ação. Se alguém valorizava profundamente os artistas, seu caminho implicava cultivar a própria criatividade e se dedicar a incorporar seus ideais artísticos. Se a admiração recaía sobre os empreendedores, era hora de abandonar o cotidiano e se lançar em seus próprios empreendimentos.

Ele advogava por um processo de experimentação criativa. Encontrar formas de integrar essas qualidades admiradas na vida cotidiana era essencial. Fracassar, aprender e recomeçar eram partes inerentes do processo. Nas palavras do modelo pessoal de Nietzsche, Johann Wolfgang von Goethe: "Como pode um homem conhecer-se a si mesmo? Nunca pensando, mas fazendo".

Para avaliar os resultados dessa experimentação, Nietzsche preconizava "a valoração da vida como critério de valor". Como nos sentimos ao adotar certos comportamentos? Estamos energizados e entusiasmados ou nos sentimos fracos e apáticos? Ele aconselhava: "Coloque as coisas que você honra diante de você. Talvez elas revelem, em sua essência e organização, uma lei fundamental para você mesmo. Compare esses objetos. Contemple como um complementa, expande, transcende e esclarece o outro: como formam uma escada pela qual você escalou o tempo todo para encontrar seu verdadeiro eu. Pois o verdadeiro eu não está escondido profundamente dentro de você. Está em uma elevação infinita acima de você - pelo menos acima do que normalmente considera ser você mesmo. Assim como uma bolota traz dentro de si o carvalho que se tornará, o indivíduo carrega consigo um modelo para sua autotransformação".

Não é coincidência que essa noção de auto-transformação ecoe o conceito de autoatualização do psicólogo humanista Abraham Maslow. Profundamente influenciado pelo trabalho de Nietzsche, Maslow compartilhava muitas visões pouco convencionais com o filósofo alemão. Ambos argumentavam que, da mesma forma que uma bolota contém intrinsecamente o carvalho em que se transformará, o indivíduo traz dentro de si um modelo para se tornar plenamente quem é.

Maslow amplia os sentimentos de auto-transformação de Nietzsche, afirmando que a incorporação progressiva dos próprios valores é a tarefa fundamental para a saúde psicológica. Ignorar ou trair esses ideais internos seria semear as sementes da patologia em nossas mentes. Maslow foi tão longe a ponto de delinear uma série de "metapatologias" que poderiam surgir da negligência de nossos ideais mais elevados. Como escreveu em 1965: "Já possuímos um ponto de partida, capacidades, talentos, direções, missões, chamados. A tarefa, se quisermos levar esse modelo a sério, é ajudá-los a serem mais perfeitamente o que já são, a se tornarem mais plenos, mais atualizados, mais conscientes de fato do que são em potencialidade".

O escultor renascentista Michelangelo era conhecido por afirmar que merecia pouco crédito por suas magníficas obras: elas já estavam latentes na pedra, ele apenas as revelava. "Cada bloco de pedra", disse ele, "tem uma estátua dentro dele, e cabe ao escultor descobri-la. Eu vi o anjo no mármore e esculpi até libertá-lo".

O produto final já residia nos ideais de Michelangelo. Contudo, anos de tentativa e erro, prática e fracasso foram necessários para chegar ao ponto de poder dar forma a essas ideias. De maneira semelhante, Nietzsche afirmaria que o "você" que você deve se tornar já existe. Ele já está inscrito em seus valores. O que você admira - a preponderância de todas as suas virtudes latentes - reflete quem você é no sentido mais genuíno.

O ato de tornar-se quem você é é o ato de esculpir o seu ser ideal na pedra dura de sua psique - é trazer um refinamento cada vez maior às formas brutas de caráter que existem em você agora. Simultaneamente um ato de descoberta e criação, tornar-se quem você é é dar vida às suas virtudes e sintetizá-las num todo unificado. Nietzsche proclama: "É um mito acreditar que encontraremos nosso eu autêntico depois de ter deixado para trás ou esquecido isto ou aquilo... Criar-nos, moldar uma forma a partir de vários elementos - essa é a tarefa! A tarefa de um escultor! De um ser humano produtivo!"

Em ocasiões, a vida ideal pode parecer tranquila, repleta de estabilidade financeira e relacionamentos harmoniosos. Entretanto, Nietzsche afirmaria que é a grandiosidade da alma que constitui a vida boa, não o prazer, o conforto ou o sucesso externo. O desenvolvimento das virtudes únicas de alguém é um processo que invariavelmente exige superar as resistências internas e externas, além de aprender a se sentir à vontade com o desconforto.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

O anjo no mármore: Nietzsche e a arte de revelar a essência interior

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×