Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Política e Pão: descobertas eleitorais na antiga Pompeia

Pompeia, ou Pompeios em latim, foi uma cidade do Império Romano que repousava a 22 km da encantadora cidade de Nápoles, na Itália, situada no território do atual município de Pompeia. No entanto, sua história é marcada por um evento catastrófico que a transformou em uma cápsula do tempo romana
Siga-nos

Há muito tempo, nas antigas ruas de Pompéia, onde as sombras do passado se entrelaçam com o presente, os vestígios de uma política astuta e uma economia curiosa emergiram das cinzas vulcânicas. Recentemente, em uma casa na Via di Nola, no coração da antiga Pompéia, arqueólogos descobriram inscrições Eleitorais surpreendentes que lançam luz sobre o complexo mundo político e econômico da época.
Crédito da imagem: SITES DE POMPEIA


As Inscrições Eleitorais Ocultas

Em uma reviravolta intrigante, as inscrições eleitorais não foram encontradas nas fachadas externas dos edifícios, como era comum na época, mas sim nas paredes da sala que abrigava o Lararium, o altar doméstico da casa. Essas inscrições eram, de certa forma, os antigos equivalentes dos cartazes e panfletos eleitorais dos dias de hoje. O fato de estarem dentro da casa é fascinante, pois normalmente eram colocadas em locais públicos onde os cidadãos podiam ler os nomes e qualificações dos candidatos.

O Motivo da Presença nas Casas

A explicação para essa localização singular reside na prática política da época. Era comum os candidatos e seus apoiadores organizarem eventos e jantares dentro das casas para promover suas campanhas eleitorais. Portanto, as casas serviam como palco para a política, e as inscrições eleitorais encontradas indicam que a propaganda estava presente onde a ação política se desenrolava.

Apoiando Aulo Rústio Vero

As inscrições descobertas promovem o voto para Aulo Rústio Vero, que era candidato ao cargo de edil na Roma antiga. Os edis eram responsáveis pela manutenção dos edifícios públicos e pela regulamentação dos festivais públicos. Era um cargo de prestígio, muitas vezes ocupado por jovens que almejavam cargos políticos mais elevados.

Uma Padaria Reveladora

Curiosamente, a casa em questão abrigava uma padaria com um grande forno. Próximo a esse forno, foram encontrados os corpos de três vítimas, incluindo duas mulheres e uma criança, que pereceram durante a erupção do vulcão. A presença da padaria lança luz sobre o clientelismo político da época, onde favores eram prometidos em troca de votos. Aparentemente, a política e o pão estavam entrelaçados, e Aulo Rústio Vero percebeu a importância disso em sua campanha eleitoral.

O Financiamento da Padaria por Motivos Políticos

A descoberta das iniciais do candidato, ARV, em uma mó de pedra vulcânica que estava na casa em renovação no momento da erupção, sugere que Aulo Rústio Vero possivelmente financiou diretamente a padaria, tanto por motivos econômicos quanto políticos. Isso demonstra como os vereadores e os padeiros colaboravam em benefício mútuo, até os limites da legalidade.

Rituais no Lararium

Além das inscrições eleitorais, o Lararium da casa também revelou rituais religiosos interessantes. Ofertas votivas, como figos e tâmaras, eram queimadas diante do altar. O ritual culminava com um ovo inteiro sendo colocado no altar de alvenaria do Lararium. Os restos desses rituais também foram encontrados, incluindo frutos de videira, peixes e carne de mamíferos.

Conclusão
A descoberta dessas inscrições eleitorais e a intrigante ligação entre a política e a padaria oferecem uma visão fascinante da vida em Pompéia antiga. A história de Aulo Rústio Vero e seu envolvimento político nos lembra que, mesmo nos tempos antigos, a política era uma questão de estratégia, favores e, às vezes, pão. Em meio às cinzas da erupção vulcânica, esses vestígios nos contam uma história de poder e sobrevivência, onde a política se entrelaçava com a vida cotidiana de uma cidade outrora próspera.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

Política e Pão: descobertas eleitorais na antiga Pompeia

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×