Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A invasão silenciosa: a ameaça crescente do verme pulmonar de rato no sudeste dos EUA

rato


Siga-nos
No sudeste Dos Estados Unidos, um estudo recentemente publicado levanta alarmes sobre a disseminação do temido Verme Pulmonar de rato, um parasita com afinidade por ratos e lesmas, que às vezes invade os cérebros humanos, desencadeando infecções potencialmente letais.

O estudo, conduzido no Zoológico de Atlanta entre 2019 e 2022, revelou resultados inquietantes. Dos 33 ratos analisados, 7 deles (21%) mostraram sinais de infecção pelo verme pulmonar de rato. Esses casos foram distribuídos ao longo dos anos do estudo, indicando uma transmissão contínua e sustentada.

Os cientistas, liderados por pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Geórgia, concluíram que o parasita zoonótico conseguiu se estabelecer firmemente numa nova área do Sudeste Dos Estados Unidos. Isso representa uma preocupação significativa, dado o impacto potencialmente calamitoso que o verme pulmonar de rato, cientificamente conhecido como Angiostrongylus cantonensis, pode ter nos seres humanos.

Normalmente encontrado em ratos, esses nematóides parasitas têm um ciclo de vida complexo. Eles residem nas artérias em torno dos pulmões dos roedores, onde se reproduzem. As larvas do verme são então expelidas pelos pulmões dos ratos e são ingeridas por lesmas ou caracóis. Se esses gastrópodes forem consumidos por outros animais ou mesmo por humanos antes de serem completamente cozidos, as larvas podem infetar esses hospedeiros acidentais. No caso dos seres humanos, o verme pulmonar de rato migra para o sistema nervoso central e o cérebro, provocando uma série de sintomas neurológicos graves, que variam desde dores de cabeça e sensibilidade à luz até paralisia e, em casos extremos, morte.

O estudo também alerta para a expansão geográfica alarmante desse parasita. Antes considerado limitado a áreas específicas da Ásia e do Pacífico, o Angiostrongylus cantonensis agora está emergindo em todo o mundo, incluindo partes da África, Caribe e América do Norte. Recentemente, ele foi detectado em ouriços na ilha de Maiorca, Espanha, e na cidade de Valência, no continente espanhol, indicando sua chegada à Europa.

Esse avanço global do verme pulmonar de rato é atribuído às mudanças climáticas e à disseminação facilitada por humanos de ratos e outros hospedeiros, especialmente caracóis gigantes. O aumento de infecções humanas, como evidenciado no Havaí em 2017, está ligado ao surgimento de espécies invasivas de lesmas que são particularmente propensas a hospedar o parasita.

Com este cenário sombrio em mente, torna-se vital que os médicos estejam alerta para os sintomas e que a vigilância seja intensificada para monitorar a propagação desse parasita. O estudo sublinha a importância crítica da conscientização, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para uma doença que, embora rara, pode ser potencialmente fatal.
AR News
Continue a leitura do texto após o anúncio:
Confira>> Últimas Notícias 🌎

Siga-nos


📙 GLOSSÁRIO:

🖥️ FONTES :
Com Agências :

NOTA:
O AR NEWS publica artigos de várias fontes externas que expressam uma ampla gama de pontos de vista. As posições tomadas nestes artigos não são necessariamente as do AR NEWS NOTÍCIAS.
🔴Reportar uma correção ou erro de digitação e tradução :Contato ✉️
Continue a leitura no site após o anúncio:


This post first appeared on Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al, please read the originial post: here

Share the post

A invasão silenciosa: a ameaça crescente do verme pulmonar de rato no sudeste dos EUA

×

Subscribe to Alagoas Real |24h Notícias De Maceió,al

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×